quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Pfahlbauten em Unteruhldingen - Casas pré-históricas em torno dos Alpes

Casa neolítica - Steinzeithaus Schussenried - localizada no museu ao ar livre Pfahlbauten em Unteruhldingen. Fonte: Wikimedia Commons 

O período neolítico marcou a primeira grande revolução social, momento no qual, o homem deixou de ser coletor e nômade e se fixou no espaço e, se apropriou e dominou o lugar fazendo surgir o sentimento de pertencimento. Construiu o seu primeiro abrigo no terreno ribeirinho, junto ao rio, ou ao lago, e à plantação, no período compreendido entre 10 mil a 6 mil antes de Cristo - período e no qual surgiu o embrião da técnica construtiva enxaimel, como comprova o museu céu aberto localizado o museu ao ar livre Pfahlbauten às margens do Lago Constance – aos pés dos Alpes alemão, na cidade de Uhldingen-Mühlhofen, na Alemanha.

Pfahlbauten é uma pequena aldeia, parte da cidade de Uhldingen-Mühlhofen, na costa noroeste do Lago Constance, na Alemanha, onde está localizado o museu arqueológico ao ar livre, com uma série de assentamentos pré-históricos construídos de cerca de 5000 a 500 antes de Cristo.
O museu foi inaugurado em 1922, com várias reconstruções sendo adicionadas até os dias atuais.
O museu a céu aberto exibe reconstruções de habitações elevadas do período  Neolítico e da Idade do Bronze, importante para pesquisadores que buscam a origem de determinadas técnicas construtiva, como o Fachwerk. 
Fotografia de Gerhard Schauber -  2005.

Os edifícios, cujas reconstruções ocorreram entre 1922 e 1941, foram projetadas com base em escavações arqueológicas do Wasserburg Buchau, em Federsee.




As escavações nos permitiram observar a vida cotidiana - durante o período pré histórico - período Neolítico e a Idade do Bronze, na Europa alpina. Possibilitou perceber como as comunidades moravam e interagiram com o meio ambiente. Os assentamentos formam um grupo único de sítios arqueológicos excepcionalmente bem preservados e culturalmente ricos que constituem uma das fontes mais importantes para o estudo das primeiras sociedades agrárias na região.
Ao contrário da crença popular, as casas não foram erguidas sobre a água, mas nas terras pantanosas próximas. Depois de sua construção foram colocadas elevadas do chão para se proteger contra ocasionais inundações. 
Com a elevação do nível do lago, ao longo da história, muitos destes conjuntos permanecerem submersos e conservados - longe da atmosfera. Sendo elevadas e dentro do lago com o nível elevado, fez com que alguns pesquisadores acreditassem que as edificações neolíticas foram construídas sobre o lago - palafitas, o que não é verdade. 
Depois de 1945, o museu foi liderado por algum tempo, pelo  arqueólogo Hans Reinerth.
Pfahlbautenmuseum foi adicionados à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, no ano de 2011.







Para acessar site do museu clicar sobre: Pfahlbautenmuseum











Nenhum comentário:

Postar um comentário