segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A Obra Kolping - a partir de Porto Novo - Itapiranga - Da Alemanha para o Brasil.

No dia 6 setembro de 2018,  estivemos na cidade do extremo oeste do estado de Santa Catarina  - Itapiranga - antigo Porto Novo - proferindo palestra sobre arquitetura pioneira e ao observar a paisagem da cidade - deparamo-nos com uma edificação histórica monumental e pioneira no cenário conhecida como "Kolping". Percebemos que Kolping é uma instituição muito respeitada não somente na cidade - mas em toda região, e que também existe na cidade de Blumenau e no mundo, mas desconhecíamos do que, exatamente se tratava no Kolping.
A pergunta que  permaneceu conosco - o que seria exatamente, Kolping?
Folheando uma de nossas fontes primárias de pesquisa - naturalmente encontramos um artigo intitulado A Obra Kolping - publicada no ano de 1980.
A sede de Kolping construída na cidade de Itapiranga em  novembro de 1931 - grande edificação em madeira, com uma volumetrias características da arquitetura do imigrante alemão.



Kolping ou Obra Kolping ( Kolpingwerk) é uma organização social internacional ligada à Igreja Católica com sede na cidade alemã de Köln (Colônia) - Alemanha que efetua trabalho junto às comunidades mais carentes. Tem seu foco de uma comunidade voltado para o caminho, fé, educação e ação. A base da associação é o evangelho de Jesus sob a doutrina social católica e o exemplo de vida e idéias do Padre Adolph Kolping - seu idealizador.
Sociedade Diocesana de Kolping Sociedade Regensburg - Alemanha - Standart do Kolping.

As comemorações de 85 anos da Obra Kolping na cidade de Itapiranga SC.
Historicamente o Kolping é muito atuante na cidade de Porto Novo - Itapiranga, pela história da cidade, foi fundada por um grupo de famílias católicas alemãs - cuja organização aconteceu na cidade de Porto Alegre. Para saber mais sobre esta história - Clicar sobre: Porto Novo - Itapiranga - Sua História.
A Obra Kolping tem seu trabalho  voltado para diversas frentes e de maneira semi-independente - ou seja, cada paróquia ou região tem sua própria Sociedade Kolping - que atua independentemente. 

 Padre Adolph Kolping - Fonte: Wikipédia
Padre Adolph Kolping

O idealizador dos trabalhos das Sociedades Kolping foi o Padre alemão Adolph Kolping. O Padre Kolping nasceu no dia 8 de dezembro de 1813 na cidade de Kerpen - atual Alemanha. Teve quatro irmão e seus pais foram os Pastores Peter Kolping  e Anna Maria Zurheyden.

Teve uma infância de privações e seus estudos foram interrompidos por conta das dificuldades da família. Estudara de 1820 até 1826 somente. Com 13 anos de idade tornou-se um aprendiz de sapateiro - ou um"Wandergesellen"Traduzido como "Companheiro Viajante", são raros praticantes de uma tradição de mais de 800 anos. Na Europa Medieval, uma pessoa que aprendia um ofício, como carpinteiro, marceneiro, pedreiro, sapateiro ou tantos outros, após os anos de estudo passava de "aprendiz" a "companheiro", e era obrigado a cumprir uma viagem de pelo menos 3 anos por diferentes locais, a fim de praticar o ofício, ganhar experiência e vivência, para depois poder se tornar "mestre"
Neste período de viagem, estes praticantes não podiam retornar a menos de 50km de sua casa e eram obrigados a trajar somente a roupa de sua profissão, um traje facilmente identificável e específico para cada ofício, denominado "Kluft", que permitia reconhecerem-se mutuamente e evitava que fossem confundidos com vagabundos. O jovem Kolping, como outros jovens artesãos da época, viajou muito para cumprir os estágios. Em 1831, viajou para Köln, como Wandergesellenaprendiz de sapateiro e  ficou surpreso  com as condições de vida das pessoas que trabalhavam nas fábricas e de como viviam. Viu o suficiente para decidir que queria ser um sacerdote - um Padre. 

Para ler mais sobre os Wandergesellen - Clicar sobre: Tradição de mais de 800 anos na Festa Pomerada - com Ivan Blumenschein

Bispo de Mainz, 
Wilhelm Emmanuel von Ketteler.
Em 1836, com 23 anos de idade, Kolping finalizou seus primeiros estudos na Escola dos Três Reis  e depois,  ingressou no Seminário  de Köln. De 1841 até 1842, estudou teologia nas universidades alemãs de München e Bonn. Do dia 26 de março de 1844 até 1845 - estudou na cidade de Köln. Durante seus estudos eclesiástico, tornou-se amigo do futuro Bispo de Mainz, Wilhelm Emmanuel von Ketteler.
No dia 13 de abril de 1845, Adolfo Kolping foi ordenado Sacerdote na Igreja Minoriten de Köln. Foi um momento que lhe marcou muito - pois seu pai Peter Kolping, faleceu no dia anterior ao dia de sua ordenação. 
Igreja Minoriten de Köln.  -  Fonte Wikipédia


Sua primeira missão religiosa foi a de vigário paroquial em Wuppertal-Elberfeld. De 1845 até 1849, trabalhou como capelão e professor de educação religiosa nesta comunidade.
Em 1846, Kolping conheceu a associação de jovens artesãos de Ebelfeld, fundada pelo professor Johann Gregor Breurer, com qual se identificou, pelo seu passado como aprendiz. A abordagem pedagógica da associação inspirou Adolfo Kolping a se engajar com o ensino para jovens, os incentivando para o caminho do bem.
Em 1847, tornou-se o segundo presidente da Gesellenverein - Pais do Viajantes - também uma sociedade fundada pelo Padre Kolping. A sociedade tinha como objetivo promover amparo moral e profissional dos jovens fiéis de sua comunidade.
No ano de 1849, O Padre Kolping retornou para a cidade de Köln como vigário da catedral e estabeleceu a filial de Gesellenverein na paróquia. No ano de 1850, resolveu unir as duas associações existentes e nas quais desenvolvia seu trabalho - uniu o Rheinischer e Gesellenbund - resultando a atual Kolpingwerk internacional - Obra Kolping - isso aconteceu em Köln, no dia 6 de maio de 1849. 
No ano de 1854, fundou o jornal Rheinische Volksblätter - Povo da Região do Reno - que se tornou um dos mais bem sucedidos órgãos de imprensa do seu tempo e seu primeiro número publicado aconteceu no dia 1° de abril  de 18. O Padre Kolping foi o editor do Calendário do Povo Católico do ano de 1852 atá o ano de 1853 e do Calendário para o Povo Católico, do ano  de 1854 até o ano de 1855. No ano de 1862, tornou-se o reitor da igreja de Santa Maria Empfängnis. No ano de 1862, foi nomeado como Monsenhor pelo Papa Pio IX.
Nos anos seguintes, conseguiu fundar 418 associações de trabalhadores similares às da cidade de Köln, chegando a um total de 24 mil associados em sete países da Europa - no ano de 1865, quando partiu. Atualmente a Obra Kolping está presente em mais de 60 países, inclusive no Brasil.
O Monsenhor Adolph Kolping faleceu no dia 4 de dezembro de 1865, com 52 anos de idade e foi sepultado na cidade de Köln
O Papa João Paulo II beatificou o Monsenhor Kopling no dia 27 de outubro de 1991, na Praça de São Pedro e tornou-se o beato Adolph Kolping.

Obra Kolping
Kolping Buenos Aires  - Argentina 
A maior concentração da Obra Kolping está localizada na Alemanha, com mais 275 mil membros filiados, distribuídos por 2.700 associações locais. como já mencionado, foi fundada no dia 6 de maio de 1849, na cidade de Köln e contava apenas com sete jovens, inicialmente chamada “Associação de Jovens Aprendizes”. A partir daí o movimento foi se expandindo por todo o território da atual Alemanha e, posteriormente, pelo mundo.
Imediatamente após o término da Primeira Guerra Mundial, os imigrantes alemães católicos, em sua maioria - jovens, levaram junto o objetivo da Obra Kolping para a América Latina. No dia 9 de maio de 1923 - criou-se um primeiro grupo da Obra Kolping em Buenos Aires. 
No Brasil, a primeira Sociedade Kolping aconteceu na cidade de São Paulo no dia 22 de junho de 1923. Foi batizada de Associação Católica Kolping. Outras Sociedades Kolping surgiram no Rio de Janeiro (1924), Porto Novo - Itapiranga (1931), fundada na ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional no estado de Santa Catarina. Na cidade de Curitiba, foi fundada antes do início da Segunda Guerra Mundial (início dos anos de 1940).
Na sua  23° Assembléia Geral Internacional - no ano de 1968, na cidade austríaca de Saltzburg, foi decidido que  deveria direcionar o esforço comum de todas as Sociedades Kolping para o Terceiro Mundo e especialmente direcionado para o Brasil, no Setor de Profissionalização. Na ocasião, o projeto recebeu o nome de Ação Brasil que tinha como objetivo a implantação, expansão e consolidação do Movimento Kolping no Brasil.
Os primeiros frutos foram as Sociedades Kolping brasileiras dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso. Em 18 de abril de 1972 agregavam-se as primeiras Sociedades Kolping, fundando uma Federação Nacional. Era o início da Obra Kolping no Brasil.

No dia 20 de novembro de 1973 foi realizada a Assembléia Geral que consolidou a Federação Nacional com sua primeira Diretoria, sendo eleitos: Padre. Luciano Grilli (Presidente), Padre Paulo Link (Assistente Eclesiástico) e o Padre Justino (Coordenador Nacional).
É entendido que uma Sociedade Kolping existe a partir da união de vários grupos que se identificam como Família Kolping - Grupos de artesãos, associações de lavradores, grupos de crianças, jovens e idosos, clubes de mães, círculos culturais, grupos de alfabetização, escolas sociais, grêmios esportivos.
Atualmente, a Obra Kolping do Brasil está presente em 19 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal e possui aproximadamente 7.700 associados atuantes em 213 Sociedades Kolping, que estão distribuídas em mais de 90 paróquias, 61 dioceses e 118 municípios.

Obra Kolping em Santa Catarina

Sociedade Kolping de Rio do Sul - Kolping Santa Catarina
Foi fundada no dia 11 de setembro de 1975, e sua sede Estadual está localizada no município de Rio do Sul junto ao Centro Kolping. Está presente em várias regiões: Alto Vale do Itajaí, Vale do Itajaí, Região Serrana e Extremo-Oeste. Atualmente são 13 Sociedades Kolping presentes no estado. 

No seu início, a  Kolping Regional de Rio do Sul tinha sua personalidade jurídica própria e foi declarada de utilidade pública municipal e estadual, estando registrada no Ministério da Educação e Cultura com convênio entre e com entidades públicas e privadas.
Kolping - Rio do Sul
Padre Miguel Rosseto conduziu a instalação da
Sociedade Kolping na cidade de Blumenau.
Nesta época era solicitado que a Obra Kolping recebesse apoio de órgãos governamentais do Estado e da União, como fizera a  Prefeitura Municipal de Rio do Sul - auxiliando na construção de salas, na aquisição de equipamento ou material para o ensino profissional, no pagamento de monitores, na manutenção dos alunos, enfim, na coordenação e supervisão dos cursos.
Kolping Blumenau SC.


Nesta época dos anos de 1980, contavam que a Obra Kolping  implantasse. em outras regiões e cidades de Santa Catarina, como: Caçador e Fraiburgo, Blumenau e Joinville - a Sociedade Kolping - o que aconteceu em Blumenau, no dia 14 de março de 1982 - cuja instalação foi conduzida pelo Padre Miguel RossetoA sede é própria, com mais de dois mil metros quadrados de área construída, em dois pavimentos, sobre um terreno cedido em comodato, na época, pela Prefeitura Municipal de Blumenau. Cede espaço em suas instalações para a Associação Feminina de Blumenau – Afeblu, que há mais de 20 anos presta relevantes serviços de assistência a gestantes (fugiu do perfil de Adolph Kolping - que atendia jovens - ou aprendizes) necessitadas de apoio. Já teve funcionando em suas instalações um CEI, por cerca de 20 anos, até 2008, e um CRAS, durante um ano e meio. 
Mantém convênio com a Secretaria de Desenvolvimento de Blumenau, na área da costura industrial, e com a Fundação Pró Família, na área de cursos de dança e violão.
 A sede brasileira está localizada na cidade de São Paulo e, em Santa Catarina, a Obra Kolping Estadual continua a estar sediada na cidade de Rio do Sul. No Estado de Santa Catarina, existem
13 Sociedades Kolping e se encontram mais centralizadas no Alto Vale do Itajaí.
Coral Kopling - Rio do Sul SC.
Mirim Doce SC.

Vidal Ramos SC.

Rio do Sul  SC.

Urubici SC.
Anita Garibaldi SC.


Canta Galo.

Itapiranga SC.

Ituporanga SC.

Salete SC.

São Joaquim SC.

Taió SC.

Blumenau SC.
Desconhecíamos a existência deste trabalho social importante coordenado pela igreja católica, cujo início aconteceu na Alemanha por iniciativa do Monsenhor Adolph Kolping, em 1849.























2 comentários:

  1. Muito interessante este texto. Sempre ouvia falar na obra Kolping, mas desconhecia sua origem, seus princípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que este texto foi esclarecedor para você. Abraços.

      Excluir