sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Contêiner é Arquitetura?


O dia 8 de fevereiro de 2019 amanheceu com a noticia de um incêndio no Ninho do Urubu - Centro de trinamento do Clube do Flamengo - na cidade do Rio de Janeiro. O "edifício" incendiado era um conjunto de seis contêineres interligados.
Local após o incêndio - na parte da manhã - Complexo de Contêiner    -   Fonte: G1
O incêndio do  espaço arquitetônico que abrigava os atletas de base do Flamengo - Ninho de Urubu, deixou 10 vítimas fatais e 3 feridosA Legislação, para a execução de um "edifício" que abriga um grupo de pessoas é muito rígida e deve ser aplicada.
Ouvimos falar em "contêiner" e não saberíamos dizer que tipo de contêiner seria este do Flamengo, guardados todos sob um mesmo telhado de "Eternit" ou cimento amianto. Vimos agora na fotografia do G1, que trata-se de um conjunto daqueles contêiners, mesmo que alguns teimam em afirmar ser Arquitetura.

Oportunizamos esse episódio para responder a alguém que nos perguntou um tempo atrás, sobre o uso do  contêiner na Arquitetura. Nosso interlocutor solicitou nossa resposta profissional, de professora de Arquitetura e Urbanismo e de arquiteta.
Nossa Resposta...

Contêiner não é Arquitetura e não foi elaborado para a execução de atividades em seu interior - como: para trabalhar, residir, descansar ou praticar qualquer outra atividade
Contêiner é um utensílio, objeto, recipiente, coisa feita para transportar produtos/coisas, de um local para outro, com segurança, através de um meio de transporte, seja marítimo, aéreo ou terrestre (rodoviário ou ferroviário). 
Apresenta  limitações espaciais, na forma e nos materiais. Não foi idealizado e depois, fabricado para ser habitado, mas para transportar coisas.
Barcaças transportando contêiner no Rio Danúbio - na Alemanha.
A Arquitetura existe para adequar/criar espaços apropriados e seguros para as atividades atuais do homem, promovendo sua integração à paisagem construída existente e também, à natural, de maneira harmoniosa e novamente - segura. Para isso são observados critérios - questões que interferem diretamente nesta relação - homem/espaço e espaço maior - dentro de um recorte de tempo - para determinada sociedade - que são diferentes de um local para outro. Portanto, com expectativas de diferentes arquiteturas. Tudo com muita sensibilidade e arte.
A continuação do Vale na paisagem sobre o teto verde do edifício - Obra da década de 1970 - quando nem se cogitava o produto sustentável. A boa arquitetura - D e v e r i a - ser sustentável.  Obra Burle Marx e Han Broos - Blumenau.

Usar contêiner na arquitetura é uma aberração e, definitivamente, não é Arquitetura.
Embora, talvez, por desinformação - já vimos escritório de Arquitetura instalado em um Contêiner "belamente" colorido.
Fotografamos esse "espaço de Arquitetura", e por respeito às pessoas que usavam isto - deletamos as imagens. Hão de ter tempo para refletir sobre o verdadeiro conceito de Arquitetura - observando a produção de Hans Broos, Le Corbusier, Gropius, Frank Lloyd Wright, Lúcio Costa, Norman Foster,  Zaha Hadid, Mies van der Rohe, Fariborz Sahba, Renzo Piano, Zaha Hadid, Dominikus BöhmFrank Gehry, Lina bo Bardi, e outros tantos arquitetos que nos presentearam com sua Arquitetura.

Achamos muito interessante que as obras destes senhores e mestres, são imitadas pelos jovens arquitetos da atualidade e muitas vezes não são compreendidas como processo, função, poesia, espaço e comunicação. Se fosse, não admitiriam usar Contêiner.

Mies van der Rohe
Sabem quando ele nasceu?
No século XIX
Ludwig Mies van der Rohe nasceu em Aachen, na Alemanha, no dia 27 de março de 1886.

Renzo Piano
Renzo Piano é um arquiteto italiano nascido em Gênova no dia 14 de setembro de 1937.
Dominikus Böhm
Dominikus Böhm foi filho de arquiteto, pai de arquiteto e avô de arquiteto. Nasceu no dia 23 de outubro de 1880, na cidade de Jettingen - Baden-Würtenberg - Alemanha
Lina bo Bardi
Lina Bo Bardi nasceu em 5 de dezembro de 1914 - na cidade de Roma - e fez sua arquitetura no Brasil.
MASP - Av. Paulista - São Paulo.

Sesc Poupéia - São Paulo - Projeto de 1977.
Le Corbusier
Le Corbusier nasceu no dia 6 de outubro de 1887 na Suíça e, se naturalizou - francês.
Villa Savoye Paris, França - Construída entre 1928 e 1931.



Arquiteta Zaha Hadid
Nasceu no dia 31 de outubro de 1950 - na cidade de Bagdá - Iraque. 
Centro cultural  -  Heydar Aliyev Center - concluído em 2012.

Centro cultural  -  Heydar Aliyev Center - concluído em 2012.


Centro cultural  -  Heydar Aliyev Center - concluído em 2012.














Arquitetura de Vorarlberg - Áustria - 2018

Arquitetura produzida em Vorarlberg, a província mais ocidental da Áustria. 
O diferencial da arquitetura de Vorarlberg não está na forma e na linguagem mas sim, na apresentação de novos elementos e materiais alinhados à sustentabilidade.São priorizados o uso de materiais reciclados.


Arquitetura requer, sensibilidade, plano, empatia, arte, respeito ao meio, às pessoas e com olho na história, enquanto paisagemalinhada à tecnologia contemporânea e integrada ao meio - para o conforto  do homem durante suas práticas no momento presente. Compromisso com a continuidade da paisagem para a boa assimilação das futuras gerações, que estarão em uma sociedade diferente, usando tecnologias diferentes e dotado de diferentes aspirações, estas também, refletidas em sua arquitetura contemporânea - uma expressão de arte.
Conversando...

Quando elancamos este Post em um Canal de Arquitetura em uma rede social ocorreu um bom debate. Há diversidade de idéias, níveis de conhecimento e entendimento. Onde há diferenças, é salutar, pois é possível promover as trocas e movimentes, o que não ocorre dentro da inércia.
Entre as muitas arguições, foi nos mostrado um estudo - chamado Conjunto Habitacional em contêiners - Uma alternativa convencional. 
O link desse, está  na lista de Leituras complementares abaixo. 
Trabalho muito bem embasado sob pesquisa e apresentação de dados sociais entre outros
O resultado, na forma de projeto, apresenta a ocupação de uma encosta com "edifícios" feitos com o agrupamento de contêineres
Pedimos para compararem com a outra proposta projetada e executada entre as décadas de 1920 e 1930, na cidade de Berlin, conhecido por Siedlung - Hufeisensiedlung Britz, link também na lista de Leituras complementares abaixo. O projeto é resultado de uma proposta efetuada a partir de estudos com o menor custo possível enquanto projeto - sem perder qualidades essenciais sob aspecto arquitetônico, feitos por uma equipe de arquitetos - que objetivam arquitetura com segurança, qualidade e beleza.
Para ler - Clicar em:Conjunto habitacional em Contêiner - Uma Alternativa ao Convencional - ainda não "testado".

Siedlung - Hufeisensiedlung Britz - para ler - clicar em: Arquitetura - Siedlung - Hufeisensiedlung Britz - Berlin - completou 100 anos sem reverberações negativas - ao contrário.
Comparando os exemplos, nós percebemos, sob olhar arquitetônico, alguns desafios no conjunto composto por contêiners, que se forem minimizados através de intervenções, os custos aumentarão e, portanto, deixarão de atender o objetivo social da proposta. Podendo ainda ter a necessidade do uso permanente do ar condicionado, ligado a isso o aumento do consumo de energia elétrica. Isso entre outras coisas. 

Infelizmente, o acontecido no Ninho do Urubu - Centro de trinamento do Clube do Flamengo, é algo que pode ser frequente, quanto ao uso de contêiner e a partir da pseudo ideia de que este seja espaço é adequado para as práticas do homem e, harmonioso na paisagem da cidade.
Nossos mestres não nos perdoariam. 
Sempre foi uma prática, principalmente em nosso país - as reflexões somente surgem, após as tragédias e medidas legais são tomadas.
Imaginemos se este acidente tivesse início dentro de uma comunidade de Contêineres - como a proposta do projeto apresentado acima - edifícios de contêineres na encosta?
A seguir, apresentamos um depoimento relacionado à tragédia do Ninho do Urubu - Centro de trinamento do Clube do Flamengo - cidade do Rio de Janeiro, corrido, em consequência do mau uso do contêiner a partir de uma arquitetura, que ser for boa, é segura e sustentável. Um ponto para reflexão.
"Desculpem a sinceridade, mas na minha opinião, escrever “Força Flamengo” é praticamente a mesma coisa que escrever “Força Vale”. Como pode um clube que gasta mais de 200 milhões com jogadores, folha salarial acima de 15 milhões por mês (tem jogador que recebe 1.5 M por mês), o time que mais investiu no futebol profissional este ano, deixar a molecada da base vivendo dentro de contêineres, com divisórias improvisadas de plástico e madeira e instalações elétricas rudimentares? E o pior: sem alvará, 13 anos funcionando de forma temporária onde só poderia haver um estacionamento! Morreram assados e alguns com uma dor insuportável causada pelo plástico derretido na pele. Absurdo... Da mesma maneira, não foi acidente, foi crime. E todos os times tem que ser investigados. Se um time que tem orçamento de 700 milhões por ano, não da as mínimas condições para sua base, imaginem a maioria dos times que tem orçamento abaixo de 10 milhões... Para cada Arrascaeta, existem pelo menos 50 jogadores (seja da base, ou mesmo já profissional) vivendo em condições precárias. A desigualdade do país é ainda mais acentuada no futebol, entre jogadores e times, pois no fim o que manda é a audiência e lucro da TV e da CBF. Só isso. Quando se refere a futebol, o brasileiro faz vista grossa. Exige punição para crime fiscal de político, mas fingiu que não viu a sonegação milionária do Neymar. Nesta tragédia, tem que haver punição exemplar, exigência que um percentual mínimo da verba de TV seja investido em estrutura da base e uma fiscalização urgente nos clubes para entender o risco da situação atual. O Flamengo não foi vítima de nada. Pelo contrário! As únicas vítimas foram os meninos mortos e suas famílias. Esses sim merecem todas as nossas condolências e mensagens de força!" Juliano Aggio




















NOTA OFICIAL DO CAU/RJ: "É no projeto que os problemas são identificados, os riscos são evitados e as soluções levantadas. Muito provável que, se os contêineres tivessem sido projetados para servirem de dormitório, Athila Paixão, Arthur Vinícius Freitas, Bernardo Pisetta, Christian Esmério e outros seis garotos não teriam a vida e os sonhos drasticamente interrompidos.

O CAU/RJ cobra mais responsabilidade dos proprietários de obras, assim como dos órgãos públicos, na construção e reforma de edificações. Exigir projeto completo e o acompanhamento de obra por responsável técnico habilitado não é capricho, é dever."

Leia a íntegra no link abaixo!

Temos responsabilidade - como arquitetos.
Contêiner não é arquitetura!



Frase de nosso orientador no cartão que nos ofertou no dia de nossa formatura de Arquitetura.
Vilmar Vidor - Arquiteto e Urbanista; Pós-Doutor e Doutor (Sorbone IV Paris); Professor; idealizador e 1° Presidente IPPUB - Instituto de Pesquisa e Planejamento de Blumenau; idealizador, fundador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB; Escritor; Pesquisador.












































2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho. Há muito tempo acompanho o seu trabalho na divulgação de vídeos da Oktoberfest. Moro em Iporã do Oeste, e sou natural de Itapiranga (30Km de distância). Hoje, por acaso, encontrei o seu site, ao pesquisar sobre o teufelsgeig. Logo ao abrir o site me deparei com a matéria sobre o Kolping, citando inclusive a antiga Porto Novo (Hoje Itapiranga). Fiquei feliz em saber que esteve na nossa região. É uma pena que eu não soube da visita na época. Queria muito ter lhe conhecido.
    Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho brilhante. Irei acompanhar assiduamente o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Grata, sou feliz em poder compartilhar buscar encontradas em nossa área de pesquisa e que estas são uteis e apreciadas. Gratidão.
    Como gostei de conhecer a história de Itapiranga. Nao tinha a mínima ideia do quanto é interessante. Retornaremos a Itapiranga, com certeza e não faltará oportunidades do encontro pessoal. Muito obrigada pelo retorno, fiquei bem feliz. Abraco grande.

    ResponderExcluir