terça-feira, 24 de dezembro de 2019

A Visita de Saint Nikolaus - ou São Nicolau - São Bento do Sul SC - Natal


No dia 7 de dezembro de 2019, conhecendo uma tradição muito comum em muitas residências de cidades na Alemanha e também em residências de descendentes de alemães - no Brasil - Saint Nikolaus ou São Nicolau. Mais precisamente, neste dia - sabíamos - que estavam o aguardando, com preparativos, também tradicionais, em uma determinada residência na cidade do norte do Estado de Santa Catarina, São Bento do Sul e rumamos para lá para efetuar registros desta tradição para a história, neste espaço.











Saímos de Blumenau no início da tarde, almoçamos em Pomerode e chegamos em São Bento do Sul para registrar esta especial visita, no final da tarde. 

Trajeto percorrido em 07 de dezembro de 2019 de Blumenau rumo a São Bento do Sul SC.




Conseguimos acompanhar alguns, dos preparativos, onde as crianças eram as mais ansiosas  e para  minimizar um pouco e para aguardar a chegada do Saint Nikolaus, foram preparadas algumas atividades e oficinas para as crianças para minimizar um pouco esta ansiedade. 
Em torno de uma grande mesa localizada no primeiro piso da casa, sob a orientação de uma pedagoga, as crianças pintaram, customizaram e montaram literalmente uma árvore de natal. tudo isso isso sob os olhares atentos dos pais, que também não escondiam muito, a ansiedade da chegada do Saint Nikolaus. No piso superior, na sala da lareira e sacada, estavam os espaços preparados para a conversa mais íntima com o famoso e bondoso bispo. E após estas duas primeiras etapas, as crianças retornaram ao primeiro piso com os pais, para confraternizarem em torno de uma mesa cheia de coisas gostosas. Após todas estas passagens, as crianças iluminaram o caminho com lanternas o trajeto de Saint Nikolaus até a rua, acompanhando-o,  para que ele seguisse suas visitas. 

Um pouco sobre Saint Nikolaus
Saint Nikolaus.
Praticamente em todas as regiões  onde se fala a língua alemãexistem muitos tipos de  Homens que representam uma das figuras do Natal. Este fato está relacionado ao folclore local de cada região, o qual, nós sabemos, é bastante diversificado na Alemanha atual, por conta de sua história pretérita. A Alemanha tornou-se nação em 1871 e o cristianismo chegou à região e encampou muitas das festividades da antiga religião local, consideradas pagãs para esta religião.
A partir disto, apesar de ser “muitos”, basicamente a essência é a mesma - o mesmo personagem mítico. 
Poucos destes personagens, não tem nada a ver com o verdadeiro Saint Nikolaus ou der Heilig Nikolaus, que provavelmente nasceu em torno do ano de 245, na cidade de Patara, localizada na atual Turquia. Era uma cidade grega - fundada por aqueles que fundaram cidades do outro lado do mar - portanto de origem ocidental.  Poucos sabem disto.
Saint Nikolaus




Não há muitos dados históricos sobre este religioso católico, que mais tarde  tornou-se o Bispo de Myrta - Santo padroeiro das crianças, marinheiros, estudantes, professores e comerciantes.
Seu dia é comemorado no dia 6 de dezembro, próximo ao dia do Natal e talvez, por isto, também é lembrado no dia de NatalNa Áustria, Suíça e em algumas regiões da Alemanha ele faz parte do der Heilige Nikolaus – ou Pelznickel, quando traz presentes para as crianças no dia de Nikolaus – 06 de dezembro e não, no dia 25 - dia de Natal. Seria uma festividade que anuncia a proximidade do dia de Natal, tal como aconteceu nesta residência de São Bento do Sul SC, colonizada por alemães do sul da Alemanha, predominantemente, originalmente uma região católica.

Enquanto na Áustria, quase toda a população é católica, na Alemanha, pode se afirmar que a população é dividida - meio a meio, entre protestantes católicos mais, outras religiões minoritárias.                             
Durante a história da Reforma, promovida pelo Padre católico Martinho Lutero, foi retirada algumas práticas católicas. Para não repetir a tradição do Saint Nikolaus, a Igreja Luterana instituiu o Der Heilig Cristo, mais tarde conhecido como Das Christkindl – Menino Jesus. Ironicamente, atualmente a expressão luterana Das Chriskindl é predominante nas regiões católicas – Baviera, Suíça e Áustria. Das Chriskindl é o Presépio.







As imagens comunicam...

Para chegar a cidade de São Bento do Sul, após almoço em Pomerode é necessário subir a serra e vencer um desnível de mais de 800 metros acima do nível do mar. Paisagens naturais exuberantes.




 Chegando  ao local onde Saint Nikolaus visitou...




Primeiras crianças.

Detalhes... 































Sala das atividades e oficinal até a chegada do Nikolaus e depois de guloseimas.





































Exemplar da pequena árvore que será montada pelas crianças

















As crianças... 







































Chegada de Saint Nikolaus ...









 Conversas e presentes na Sala da Lareira...

























Mesa dos sapatinhos - varanda.

















Despedidas do Nikolaus com cantos de natal...









 Vídeo - Despedida


 Natal é amor!  
 Frohe Weihnachten!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário