quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Sommerfest Blumenau 2020 - Momentos 1° Dia - 11 de Janeiro e Programação

Setor 4 da Vila Germânica - Momento Sommerfest Blumenau 2020. 
A Sommerfest Blumenau - Festa de Verão - é uma festa que teve sua origem junto à 1° edição do Oktoberfest Blumenau, no ano de 1984. De acordo com Marga Nunes Holzmann, esposa de Antônio Pedro Nunes - Secretário de Turismo de Blumenau que materializou e fez acontecer o Oktoberfest Blumenau no ano de 1984, quem idealizou e implantou o embrião do Sommerfest Blumenau, também foi o ex Secretário de Blumenau Antônio Pedro Nunes. De acordo com Frau Nunes, a primeira edição - na época, conhecido como Festival de Verão aconteceu no mês de janeiro de 1984
Para ler sobre estas primeiras edições da Sommerfest - Clicar sobreSommerfest Blumenau - Festival de Verão - História desde 1984
1° Sommerfest Blumenau - na época chamada de Festival de Verão - 1984.
A Sommerfest Blumenau edição 2020 apresentou algumas mudanças na forma e organização. Uma das novidades é a presença de um DJ, assunto com a mesma idade das festas de outubro, na região e sempre foi polêmico. Mas sempre se preservou o bom senso.

Conversando...

A impressão que tivemos é de que, oportunizando que a nova equipe não tem total conhecimento do que ocorria nas outras edições, principalmente, nas mais antigas, aqueles que defendiam e tentavam trocar a música das festas se aproximaram desta equipe e a convenceu sobre as "novidades". É só impressão, pois lembramos bem dos debates públicos sobre. Temos jornais guardados com matérias sobre o assunto.
Setor 4 - o chope é servido em canecos de vidro.
Neste primeiro dia de Sommerfest 2020, observamos detalhes muito familiares na espacialização, principalmente no setor menor - Setor 4, onde está localizada a parte da "cultura alemã", que foi provido com mesas para servir os pratos da gastronomia alemã e onde eram servidos chope em canecos de vidro, muito bom - mas para um público bem pequeno - aquele que conseguia acessar o espaço. 
A Sommerfest Blumenau 2020, festa do dia 11 de janeiro,  acontecerá em dois dos 4 setores da Vila Germânica - o Setor 4 e o Setor 1, este último com a área maior. Quando chegamos à festa e também as demais pessoas, acessamos primeiramente o setor maior - Setor 1, e deste há o acesso, se houver lugar disponível, para o Setor 4, onde, no dia 11 encontramos filas para entrar no mesmo, considerando que todos pagaram ingressos. 
Quando chegamos no Setor 1, encontramos uma banda com som alternativo, sem traje, com a presença de um grande público formado por pessoas, entre as quais, muitas eram aquelas que não conseguiram acessar o espaço da "cultura alemã" - Setor 4 - pela restrição e capacidade espacial - seguindo as normas de segurança. 
"Fomos até a porta e a música realmente não estava nenhum pouco atrativa para minha família que veio do Rio Grande do Sul para conhecer a Sommerfest" uma mini Oktoberfest"! Óbvio que não entramos e fomos embora." Roberta de Castro
"Não entrei por causa da música eletrônica, não combina com a proposta da festa! "Alexandre Soares 
Vídeo que fizemos do ambiente do Setor 1, próximo a 1:00hora.
Sem pretender, muitas das pessoas tiveram que permanecer no Setor 1, onde mais tarde começou o DJ, que não apresentou de maneira permanente, um som semelhante à música pop alemã. Em regiões onde há a tradição, de fato, tocam as músicas folclóricas alemãs. Lembramos que a Alemanha atual, mesmo tendo um território muito pequeno se comparado ao do Brasil, apresenta uma diversidade cultural igual, ou maior que a do Brasil, pois o país surgiu somente em 1871
Ler - Clicar sobreO "Alemão" de Pomerode
Festa na cidade de  Kiefersfelden - Sul da Alemanha. - em maio de 2016. Todas as festas são semelhantes e o Oktoberfest de München é só mais uma delas - Tradição. Isso acontece em toda a região do Sul da Alemanha e também em outras regiões e também no Sul da Áustria e no Tirol italiano, toda a semana, entre os meses de maio e outubro. Tradição é atemporal.


Na  cidade de  Kiefersfelden - indo para a festa. Não se cogita não usar o traje.

Festa na cidade de  Kiefersfelden - Sul da Alemanha. - em maio de 2016. Todas as festas são semelhantes e o Oktoberfest de München é só mais uma delas - Tradição. Isso acontece em toda a região do Sul da Alemanha e também em outras regiões e também no Sul da Áustria e no Tirol italiano, toda a semana, entre os meses de maio e outubro. Tradição é atemporal.

As tradições que reproduzimos em nossas festas tem origem no Sul da Alemanha e na Áustria, com uma pequena amostra do norte, cuja região vieram muitos imigrantes, como os prussianos e pomeranos, mas que também nada tem a ver com o que foi apresentado no palco da Sommerfest. A festa que deu origem às nossas festas, tem seu modelos, tipo lona, com mesas (sem toalhas) e bancos bem encostados e apertados, onde as pessoas dançam sobre os bancos, são originaria no Sul da atual Alemanha. 
Olhar esta postagem, que ilustra nossa pesquisa sobre - Para ver - Clicar sobre: Musikwoche Kiefersfelden - uma festa na Baviera.

Músicas alemãs do Sul Pop.
O primeiro vídeo é de um DJ alemão  interpretando a uma canção de Blassmusik - tradição do Sul.
Os dois últimos são vídeos, fizemos no Oktoberfest Blumenau durante a apresentação da banda bávara Troglauber que cantam canções folclóricas em batidas de Rock.
Lemos nos meios de comunicações locais, que a organização afirmou que os  DJ’s tocariam ritmos alemães. Que ritmo? De que região? Lemos ainda que a intensão era "apresentar uma nova Sommerfest Blumenau, que trará experiências ainda mais marcantes para o público e fazer uma festa que celebre a tradição 'alemã contemporânea', alinhando o passado com o presente e futuro”. 
Explicamos - tradição é atemporal e não "envelhece", simplesmente é em todos os tempos: Passado, presente e futuro. 
Em regiões da Alemanha, onde a tradição é muito forte, como é o caso do Sul, elaboram diversificados arranjos das suas canções folclóricas, mas nunca as deixam de apresentar e de tocar, trajados muito bem trajados. Não importa o espaço. Ali tem tradição. 
Acreditamos que a pessoa que se desloca do litoral de Santa Catarina, ou de qualquer outra região do Brasil e fora dele, para Blumenau, o faz, ciente de que irá encontrar a "tradição" de fato - diferente ou, igual a sua - depende. Se for diferente, não apreciará ver um espaço como o que tem em sua cidade de origem. Mesmo o blumenauense e pessoas da região, que convivem com a tradição o ano todo como mantenedores formais e de direito, vão à festa e encontrarão DJ tocando alguma coisa bem diferente da música tradicional alemã. Não pode ser assim. Isso tudo, por que a festa é a Sommerfest - Oktoberfest do verão, espaço da cultural alemã - atemporal tradição. Diferente disso, era preciso trocar também o nome.
Nessa postagem do link abaixo, escrevemos sobre as muitas opções musicais existentes na região  das festas de outubro e também em outras regiões, as quais já apresentamos que são de perfis jovens e pertencem à musicalidade alemã atual, diferentemente dos "Zig Zag" repetidos e cansativos e que servem de argumentos para alguns mudarem o perfil destas festas regionais tradicionais e exclusivas da região e que contribui, e muito, para sua identidade.


Antônio Pedro Pereira Nunes.
Apresentamos estas reflexões com intuito de contribuir, como arquiteta e urbanista que pesquisa estas questões, no mínimo, há 30 anos e que participou de todas as edições da grande festa de outubro - desde a primeira Oktoberfest Blumenau e acompanha os debates sobre esta até os dias atuais.
Antônio Pedro Nunes conhecia muito bem a Alemanha e também, Blumenau. Deixou um legado e pessoas aptas para tocarem seu trabalho. Já tentaram tirá-lo desta história. Mas nós registramos para a História. 
Clicar sobre: A História do Oktoberfest Blumenau - A Original.
A arte da Sommerfest mostra pessoas trajadas e com instrumentos musicais do cancioneiro tradicional da música alemã, como por exemplo a Harmônica e os instrumentos de sopro.
Mais Detalhes sobre a Sommerfest 2020

Variados pratos da gastronomia alemã - Chef Heiko Grabolle
A Sommerfest Blumenau 2020 acontecerá em 4  sábados. Aconteceu no dia 11 de janeiro e acontecerá nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, das 19:00h às 02:00h
No Setor 4, menor setor da Vila Germânicafuncionará com atendimento ao público nas mesas para pedidos de comida e chope, que serão servidos em pratos de porcelana e canecas de vidro - números limitados e não atende toda a demanda e ó setor de alimentação funciona somente até as 23:00h. Quem não conseguir entrar no setor até este horário fica sem acesso à gastronomia do setor.
Setor 1.
No Setor 1, o chope é servido em copos de plásticos e conta com a presença do DJ, setor com maior área e consequentemente, maior capacidade de público.
Os ingressos do Sommerfest 2020 custam R$ 16,00, a  inteira e, R$ 8,00 meia-entrada.
O som do DJ inicia às 23:15h e, finda às 02h - Setor 1. O DJ Denny Mello esteve e estará presente nos dias 11 e 25 de janeiro. Foi divulgado como parte de seu currículo - que foi o primeiro DJ  comandando a trilha do Wurstwagen nos desfiles da Oktoberfest Blumenau - que é um dos inúmeros carros que desfilam no Oktoberfest Blumenau. 
Nos dias 18 e 1º de fevereiro, estará no palco, o DJ Nathan Romanos. 
No dia 11, presenciamos a apresentação da Banda Cruzeiro, Herr Schmidt e a Banda do Lino, com também a apresentação folclórica do G.F Alpino Germânico - da cidade de Pomerode - apresentações no Setor 4
O Coro Masculino Liederkranz, com o seu Show dos Velhos Camaradas, se apresentará nos dias 18 de janeiro e no dia 1º de fevereiro, também no Setor 4. Esclarecendo que o canto coral somente de homens é uma das culturas da região Norte da Alemanha.
Nas próximas festas da Sommerfest 2020, o Setor 1 receberá no seu palco, shows das bandas Vox 3, Banda Champagne, Banda Malibu e Banda Society.

Programação completa
Assessora de Comunicação: Julia S. Schaefer
 Momentos Sommerfest dia 11 de Janeiro
As imagens comunicam...

Área externa dos dois setores do Sommerfest 2020.







Setor 1 - Som alternativo e o setor com a maior área.


Setor 4 - o menor setor e com a espacialização lembrando as festas da Alemanha, com a presença dos ícones da festa e onde aconteceu a abertura oficial com as presenças das autoridades presentes. Música das bandas Cruzeiro, Herr Schmidt e do Lino. Apresentação do G.F.Alpino Germânico de Pomerode.

Secretário do Turismo de Blumenau Marcelo Greuel, Vovô e Vovó Chopão e Diretor da Einsebahn.

Luiz Cé - idealizador do Vovô e Vovó Chopão.

Uli Moll - coreógrafo bávaro de dança folclórica alemã, Claudia Santana (Curitiba), folclorista de Curitiba e o folclorista Julian Michel Ruediger (Blumenau).

Com Uli Moll - coreógrafo bávaro de dança folclórica alemã, Claudia Santana (Curitiba), folclorista de Curitiba e o folclorista Julian Michel Ruediger (Blumenau).







G.F. Alpino Germânico de Pomerode SC.







Setor 1




Chef  Heiko Grabolle.


A Rainha do Oktoberfest Blumenau Sasha Benner Bauer2020 e a Vovó Chopão. 

A Vovó e a segunda princesa Franciele Aline Schwanke.










Rainha Sasha Benner Bauer (centro), primeira princesa Giane Prochnow (direita) e a segunda princesa Franciele Aline Schwanke (esquerda).






Banda Cruzeiro.

Banda Cruzeiro.





Banda Cruzeiro.




Decoração Setor 4.










Banda Cruzeiro.









Abertura Oficial da Sommerfest Blumenau 2020.





















































































Michael Lochner da Herr Schmidt.


















Setor 1 - Com a presença do DJ.

Vídeo


Cultural e Tradições são atemporais.
















































2 comentários:

  1. Angela, acredito que podemos chamar para a Sommerfest o DJ Otzi e o Heino para cantar com os Velhos Camaradas. No mínimo, 10.000 pessoas estarão presentes. E, ainda, vamos dançar em cima dos bancos com os canecos de vidro na mão e cheios de chopp. Assim, demonstraremos o que realmente a cultura alemã significa. Até, poderemos dançar, quem conseguir, a dança da marreca em cima dos bancos.

    ResponderExcluir
  2. De fato...A fila seria na Bilheteria e não na entrada do Setor 4!
    Há músicas atuais na Alemanha, alinhada a tradição. As crianças, por lá, tem formação musical no jardim de infância e quando adultos, sabem exatamente diferenciar estilos musicais. Se o arranjo de uma canção tradicional não está do seu gosto, elabora com criatividade e musicalidade um arranjo daquela canção.
    Abraços da Angelina....rss

    ResponderExcluir