quinta-feira, 9 de abril de 2020

Do Tirol austríaco - Die Wildschönauer canta - licor que cura - COVID 19






Recebemos em 9 de abril de 2020, de um dos três músicos do de "Die Wildschönauer" do Tirol austríaco - Anton Klingler, este trabalho feito através do isolamento social necessário, diante da pandemia que assolou o planeta em 2020. 

No caso, de maneira bem humorada, até para fazer música - Die Wildschönauer lembra de um tradicional licor feito na sua cidade.

A música...

"Die Wildschönauer" o grupo musical que gravou a canção, são do Tiroler Unterland, mais precisamente de Wildschönau - imagens de localização e da paisagem - abaixo.

O grupo musical Die Wildschönauer é formado pelos músicos: Anton Klingler (acordeão), Hubert Klingler (barítono) Andreas Unterberger (guitarra). 
A música que apresentam é sobre um licor que só pode ser destilado em Wildschönau. patente existe há várias séculos e o licor é chamado de Krautinger. 
As pessoas da região andam falando - brincando - que o famoso licor ajuda contra o vírus Corona. Die Wildschönauer resolveu cantar esta afirmativa de maneira muito bem humorada. Cada um de sua casa - respeitando o isolamento social.
O grupo musical Die Wildschönauer já esteve visitando o Sul do Brasil, cidade de Treze Tilias e também, Blumenau, em 2018. Apresentaram-se no Tirolerfest - quando também, passaram na cidade de Blumenau. 
Os intercâmbios culturais que nunca deixaram de existir.
O licor  Krautinger. e os músicos  Anton Klingler, Hubert Klingler e Andreas Unterberger.
Com humor e esperança, fazem música, cada um de sua casa - respeitando o isolamento social, mas não, musical.  
Por estas e por outras iniciativas, é que a Alemanha vem conseguindo um bom resultado no combate contra o COVID 19, dentro da esfera mundial e tem auxiliando no tratamento de pacientes com coravírus de outros países, como da Itália e da França por exemplo.

Para  conferir - a cancão sobre o licor Krautinger  ...
"Eine Hommage an eine ganz spezielle, geschützte Spirituose aus der Wildschönau, dem man sogar eine medizinische Wirksamkeit nachsagt. Der Krautinger mit seinem eigenwilligen Geschmack, wird geliebt od. gemeidet."

Turnip Schnapps - Gastro ObscuraLicor Krautinger

Na verdade trata-se de uma cachaça de beterraba branca, que é feito somente na região da cidade de Wildschönau, e somente nesta região, é permitido seu fabrico. É realmente difundido no local, como "remédio" e que cura pequenas patologias. Não em vão, que usam esta tradição e brincam que cura até o mal causado pelo coronavírus. Todas as casas da região possuem um destes em casa.

Também é usual sua bebida como digestivo, após uma refeição pesada.
Dizem que possui um aroma bem característico - que pode causar estranheza aos que não o conhecem.
No século XVIII, através de um decreto real, a imperatriz Maria Theresia concedeu os direitos exclusivos de destilaria deste licor aos agricultores da região. Na época eram 51 agricultores (Lembrando que tem a aguardente/cachaça 51 no Brasil - por coincidência). Atualmente, são 16 famílias que tem o direito de fazer uso do Decreto Real.

Para conhecer mais - Clicar sobre:  Wildschönau
16th Wildschönau Krautinger Week in Oberau - Wildschönau

Leituras complementares - Clicar sobre título escolhido:
  1. Visita à Cidade de Treze Tílias SC - do Hotel Áustria - Ano 1999 - Um registro
  2. Andreas Hofer




Em Construção....



















Nenhum comentário:

Postar um comentário