domingo, 5 de abril de 2020

Arquitetura Religiosa - Igreja de São Sebastião do Timbozinho - Interior de SC

Este exemplar de arquitetura religiosa catarinense nos foi apresentada por  Leny Maria Wagner Garcia, e nos chamou atenção pela peculiar arquitetura de madeira muito comum em um determinado recorte de tempo histórico, no auge da extração da madeira, entre as décadas de 1930 e 1970, no estado de Santa Catarina e cuja tipologia, embora atualmente quase rara, era muito comum na década de 1950. A fotografia é do pesquisador Christian Hacke de 2019. 
Igreja de São Sebastião do Timbozinho está localizada no interior do município de Irineópolis SC,  junto ao limite entre os estados de Paraná e Santa Catarina.

Não encontramos nenhum outro registro da histórica igreja, sequer no Google Street View. comprometemo-nos ir ao local efetuar imagens atuais e completar a pesquisa.
Mas nada no impede de deixarmos registrado a sua existência e localização.
A igreja histórica foi construída em madeira, desde a estrutura, fechamentos e aberturas. apresenta as linhas clássicas da arquitetura com a presença da arquitetura romana pela presença do arcos plenos, simetria da fachada, composta com duas tores nas extremidades e uma rosácea no centro. O fechamento é feito composto ao longo de sua altura, de três alturas de tábuas de madeira quase da mesma dimensão. 
A porta central em duas folhas, apresenta bandeira envidraçada com o acabamento com presença do arco pleno. Janelas de abrir com o tipo duas folhas envidraças desprovidas de vitrais. Diríamos que segue a linha do renascimento, estilo quase predominantemente italiano, portanto tem tudo para ter sido construída por uma comunidade descendentes de imigrantes italianos. As comunidades alemãs do sul do Brasil, geralmente utilizam arcos ogivais, uma certa verticalização e a presença de um campanário central na torre, também central.

Um pouco mais da História da Igreja São Sebastião - por Fernando Tokarski

Hoje, dia 6 de março, recebemos mais informações sobre a igreja de madeira de Tombozinho. 
Fernando Tokarski, ex-integrante da comunidade informou-nos que atualmente a igreja é dedicada a São Sebastião e foi feito uma grande reforma, quando foi pintada de azul. Quase acertamos a sua data de construção. De acordo com Tokarski, sua construção é da década de 1940. Mais especificamente, sua obra terminou em 1945. 
Seu pai João Tokarski doou o terreno para a construção da igreja e junto com o seus tios, também doaram a maior parte da madeira, pois eram proprietários de uma serraria na localidade, esta localizada próxima à igreja. Por isso, o local ficou conhecido como Serraria Tokarski.
Fernando Tokarski foi batizado na igreja.

Arquitetura Catarinense!


Leituras complementares - Clicar sobre o Título escolhido.
  1. Arquitetura Religiosa - Igreja São Francisco da Penitência - Nossa Senhora do Desterro
  2. Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
  3. Capela de Águas Brancas - Urubici SC
  4. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  5. Momentos - Entrega da pintura mural restaurada - Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Indaial
  6. Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC

















Nenhum comentário:

Postar um comentário