sexta-feira, 30 de março de 2018

Visita à Cidade de Treze Tílias SC - do Hotel Áustria - Ano 1999 - Um registro

Hotel - onde ficamos hospedados - Hotel Áustria - 1° hotel da cidade de Treze Tílias - cidade fundada no início de década de 1930. O edifício histórico teve sua demolição concluída no final de 2012.
Segunda foto - mostra o Hotel - como estava quando nos hospedamos em 1999.

Há muito tempo efetuamos registros de lugares, cidades e suas paisagens e práticas através de fotografias e vídeos. Na segunda metade do mês de julho de 1999, estivemos na cidade do meio oeste catarinense - Treze Tílias e tivemos a oportunidade de nos hospedarmos no primeiro hotel da cidade (construído na primeira década de sua existência) - Hotel  Áustria, construído no ano de 1948, portanto, nesse ano de 2018, completaria 80 anos de história. No antigo hotel, também, por muito tempo, foi o local da parada de ônibus intermunicipal, tipo de terminal  rodoviário e salão de festas. Era um dos pontos característicos da parte histórica da "jovem" cidade de Treze Tílias, sempre lembrando que para chegar a ter uma história de 100 anos - é necessário preservar a história de 50, 60, 70 e 80 anos. Na Áustria a história é muito mais longeva.
Escrevemos "completaria", porque o patrimônio histórico arquitetônico não está mais na paisagem de Treze Tílias. Nem teve a chance de completar 80 anos. 
No ano de 2010, a Prefeitura Municipal de Treze Tílias autorizou sua demolição, que iniciou no dia 17 de maio de 2011 e foi concluída no ano de 2012. Mesmo com parecer contrário à demolição, por parte da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, não foi o suficiente para manter o edifício histórico na paisagem na cidade fundada por austríacos no início da década de 1930.
Após esse período de nossa estada em Treze Tílias, ao revermos as imagens - observamos que a arquitetura do histórico hotel é original dos pioneiros austríacos sob o aspecto da volumetria - com características da região alpina do Tirol austríaco. Os pioneiros construíram o hotel com o material que possuíam no local em abundância e barato - a madeira. 
Imagem do Google - Aspecto decadente
















Interior - imagem retirada de nosso vídeo



Demolição - ano de 2012


O hotel possuía 15 quartos - Demolição - ano de 2012
Andreas Thaler














A cidade foi fundada pelo austríaco - ex ministro da agricultura da Áustria -  Andreas Thaler - junto com um grupo de compatriotas seus, que chegaram à região, no início da década de 1930.
Históricamente, Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933. 
A imigração aconteceu principalmente entre os anos de 1933 e 1937, composta de pessoas oriundas dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria. A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano. Resumidamente, apresentamos um pouco dessa história de fundação da cidade, para melhor compreender a cultura presente na sua arquitetura, principalmente nesse original exemplar construído em madeira - na década de 1940, com características da arquitetura alpina.

Também, a Banda dos Tiroleses é um dos ícones culturais da cidade de Treze Tilias. Ela foi fundada a bordo do primeiro navio de imigração. Oportunizamos e apresentamos uma fotografia que fizemos na década de 1980, em pleno desfile do Oktoberfest Blumenau.
Banda dos Tiroleses - da cidade de Treze Tilias SC - Desfile do Oktoberfest Blumenau - 1986 - Rua XV de Novembro . 
Resgatamos o assunto da história da cidade de Treze Tílias, nesse momento, porque digitalizamos o material filmado por nós na época que nos hospedamos no Hotel Áustria e deixamos para a comunidade - um pouco dessa história
As imagens foram filmadas com uma máquina Sony em uma fita VHS. Elas, apresentam aspectos de partes da cidade de Treze Tílias, da festa de julho - Winter Bier Fest, apresentações da cultura local através da dança folclórica, o Museu Municipal Andreas Thaler, entre outras coisas.

As imagens comunicam - Vídeos feitos em 1999

Recortes de imagens da cidade de Treze Tílias e de seu primeiro hotel - o Hotel Áustria.

Danças folclóricas - apresentação na Winter Bier Fest de 1999 - Treze Tílias.

Achamos interessante que o grupo folclórico da cidade - Lidental  chamava a milenar dança do Schuhplattler de "Dança dos Tapas".

Para ler sobre Schuhplattler - Clicar sobre: Schuhplattler - a Dança mais antiga da Europa.
Recebemos a mensagem do músico Ulli Hess de Rödelsee - integrante do Winzerkapelle Rödelsee - Alemanha - que diz:
Ich habe gerade Deinen Bericht über das Hotel Austria in Treze Tilhas gesehen. Im Jahr 1988 waren wir auf unserer ersten Brasil Reise auch in Treze Tilias. Johannes (Hannes) Wandler und ich haben damals im Hotel Áustria übernachtet. Ulli

A história é importante para referenciar uma comunidade, um povo, uma família, a partir de seu repasse, através da educação, para as novas gerações. Temos nossa responsabilidade - no Presente  - sobre esse aspecto. 
Se apreciamos a história e compreendemos sua importância, podemos "fazer"  história para o futuro - quando o "novo presente" chegar. E foi o que aconteceu - com um final não muito bom para o patrimônio histórico catarinense.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário