sábado, 3 de agosto de 2019

Homenagem ao Imigrante - Semana de Imigração Alemã - Blumenau

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Tradição da cidade de Blumenau, cidade  fundada no início da segunda metade do século XIX por imigrantes alemães - homenagear a memória destes pioneiros, entre outras iniciativas, colocar flores à base do Monumento do Imigrante - no mês de julho, quando se comemora a chegada do primeiro grupo  organizado de imigrantes alemães no Brasil, sendo que neste ano está comemorando 195 de imigração alemã no Brasil. 
Na foto: da Esquerda para a direita: Coralistas do Coro Masculino Liederkranz (Marcio Vogel, Arthur Schulze, Oswin Reinstenbach), Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Sueli Maria Vanzuita Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico, Zylvio Zimmemann Neto - Vereador  Blumenau, Mário Hildebrand - Prefeito de Blumenau , Susanne Klemz Adam - Cônsul Honorária da Alemanha Cidade de Blumenau e Região, Coralistas do Coro Masculino (Carlos Henrique Büschler, Evandro Nardelli Müller) Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau.
A data de 25 de julho é muito importante no Sul do Brasil, a, pois reporta a data na qual chegou o primeiro grupo organizado de imigrantes alemães no país. A data tradicionalmente foi festejada e também, é neste dia - todos os anos após 1824 -  que geralmente são lembrados e homenageados os pioneiros, fundadores de dezenas de cidades, como também acontece na cidade de Blumenau, parte de um território maior - na época denominada Colônia Blumenau, fundada pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau.
Há algum tempo, na cidade de Blumenau - as homenagens não se limitam somente ao dia de 25 de julho, mas a uma semana na qual está  a data 25 de julho. Neste ano de 2019, foram disponibilizados, não uma semana, mas 10 dias de atividades culturais e homenagens.
Para ver a Programação das atividades da Semana da imigração alemã de 2019 - Clicar sobre: Programação Semana de Homenagens e da Imigração Alemã - Blumenau

A Semana da Imigração Alemã - na cidade de Blumenau em 2019 - foi aberta com o evento festivo comemorando o 110° aniversário do Coro Masculino Liederkranz - no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Abertura da Semana da Imigração Alemã - dia 20 de julho der 2019.
Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são  lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e a cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo  contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural, dentro de muitas de suas cidades.
Homenagens às famílias e a seus filhos que saíram da Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil. Outras etnias como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, austríacos, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras. 
As homenagens feitas ao Imigrante  junto ao Monumento do Imigrante, é uma tradição e prática que que tiveram  início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região.






























A homenagem ao pioneiro - imigrante, é também uma tradição neste Blog e, nesta postagem, apresentamos as imagens da 8° edição que registramos para a história.
Para acessar as edições anteriores publicadas no Blog - basta Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Homenagem ao Imigrante 2018
2011

2013

2014
2015
2016
2017
2018

Fundação Cultural de Blumenau 2019.
Apresentamos, na sequencia, as imagens da Homenagem ao Imigrante 2019, que aconteceu no dia 27 de julho a partir de Fundação Cultural de Blumenau e que depois seguiu,  para o Monumento do Imigrante localizado na Praça Hercílio Luz. Presentes na homenagem estavam: este Blog, autoridades religiosas, civis, políticas e alguns representantes consulares, como o Cônsul Honorário da Alemanha Susanna Klemz Adam e seu esposo Charles Adam; Pastor Milton Jandrey, Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Dieter Berner - centro cultural alemão que acompanha estas homenagens há algumas décadas - desde o governo do ex Prefeito Félix Theiss. Grupos do centro cultural como o Coro Masculino Liederkranz, Grupo de Canto Musical, representantes do AFG, representantes dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e representantes da comunidade fizeram e participaram da homenagem aos pioneiros que fundaram as cidades da região - a partir do século XIX. 
Novamente sentimos a ausência de Paulo Heinrich König. 
Recebemos sob uma das imagens  da Homenagem de 2019 postada nas redes sociais, uma mensagem de Herr König, que dizia: "A idade não me deixou participar desta, mas fico contende com a continuação..."

Lembramos...
Homenagem de 1971
 Sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau
 Entre eles Paulo König - lado direito ao meio.
Homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do prefeito Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia (ao lado) ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Herr Rossmark, Herr Bethe e o Paulo KönigNa 2° fotografia, de julho de 1974, está novamente Paulo König Harry Dickmann - que era o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o ex Prefeito de Blumenau, Félix Theis. Em mais de uma vez, registramos a presença de Paulo König - anônima - acompanhando de longe, homenageando como sempre fez, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Fizemos registros fotográficos seus junto ao monumento, do qual foi fotografado há mais de 45 anos, em dois momentos. Nosso respeito a essas pessoas que construíram os elos desta tradição, história e cultura.






Homenagem - Julho de 2017




Homenagem - Julho de 2016





Monumento do Imigrante 2019.























homenagem junto ao monumento contou com a presença de autoridades municipais, religioso, grupos culturais da cidade de Blumenau e todos àqueles que tiveram interesse e puderam prestigiar esse hífen solenehomenagem à história de sua cidade homenagem aos pioneiros
Lembramos novamente, que aquele que presta a homenagem, não precisa necessariamente ser um descendente direto desses pioneiros, como algumas vezes ouvimos nas manifestações e falas durante o momento solene, algumas vezes. Há sempre uma pequena confusão nesse sentido. 
É importante e educativo às novas gerações a prática do ato de prestar a homenagem e manter viva as tradições e as práticas culturais locais como também, manter e cuidar do patrimônio histórico local - as tradições da cidade que escolheu viver, porque ali está sua essência e a identidade dessa cidade. É importante não esquecer que essas práticas não devem ter o foco puramente comercial, mas educativo. O retorno financeiro é uma consequência salutar, se existir.

Exemplo  - a cidade brasileira de Salvador - na qual visitantes do mundo se rendem às suas práticas e não  são inquiridos ou censurados por não ter descendência afro - etnia predominante local e presente na cultura local
Prática cultural da etnia afro com a presença 
de outras etnias - sem questionamentos.
As imagens Comunicam - Homenagem ao Imigrante - julho de 2019.
As cores da primeira cidade co irmã de
Blumenau Weingarten - Estandarte



















As Imagens Comunicam...

A solenidade iniciou  um pouco após as 10:00h do dia 27 de julho e marcou os 190 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina e 195 anos da Imigração Alemã no Brasil, com manifestações, apresentações culturais, danças de integração e a colocação das flores à basa do Monumento do Imigrantes. Sentimos a ausência do almoço, cujo cardápio é oferecido - através de adesão - pelo Chef Alemão Heiko Grabolle  e sua equipe, que geralmente, dá o tom de uma grande confraternização em torno da mesa.
Também no  momento da Fundação Cultural -  a Fundação de Blumenau, através de seu Presidente Rodrigo Ramos,  oportunizaram o momento cívico, para homenagear o Fred Ulrich, Georg Kahrbeck, a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau ACCTB e o Coro Masculino Liederkranz que comemora o seu 110° aniversário. Também houve a assinatura do termo de doação - do traja folclórico pertencente a Ângela Ideker ao Museu de Usos e Costumes de Blumenau.





















Momentos 
 








Susanne Klemz Adam e Charles Adam.
Fred Ulrich e família.
 
 



 




 

 



 
Realeza do Oktoberfest  Blumenau - Rainha Camila Kreutz,  1°Princesa - Lenise Micheluzzi  e 2 ° Princesa  Dany Anne Luchtenberg.

 



Realeza do Oktoberfest  Blumenau - Rainha Camila Kreutz,  1°Princesa - Lenise Micheluzzi  e 2 ° Princesa  Dany Anne Luchtenberg.



 
 
Coro Masculino Liederkranz.
 
 
 
 















 

 

Realeza do Oktoberfest  Blumenau - Rainha Camila Kreutz,  1°Princesa - Lenise Micheluzzi  e 2 ° Princesa  Dany Anne Luchtenberg.
É preciso refletir sobre o traje da Realeza do ACCTB -  e na cultura que os mesmos representam.
 Para ler uma reflexão sobre os trajes (Foi escrito na época para a realeza do Oktoberfest - mas a leitura cabe a este caso igualmente)  - Clicar sobreO Traje da Realeza.
Pastor Milton Jandrey 3 Cônsul Susanne Klemz Adam.

 





 









Realeza do Oktoberfest  Blumenau - Rainha Camila Kreutz,  1°Princesa - Lenise Micheluzzi  e 2 ° Princesa  Dany Anne Luchtenberg.

Fred Ulrich.

 











 

Georg Kahrbech.


Secretário do Turismo Marcelo Greuel e Georg Kahrbeck.

 

 


Presidente da Fundação cultural de Blumenau Rodrigo Ramos, Secretário de Turismo Marcelo Greuel, Coralista Georg Kahrbeck, Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt.




Presidente do Coro Masculino Liederkranz Clay Schultz e Vareador de Blumenau Sylvio Zimmermann.


Maestro do Coro Masculino Liederkranz José Carlos Oechsler, Vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann e Presidente do Coro Masculino Liederkranz Clay Schultz.
 

 

 


 


Vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann, Secretário de Turismo Marcelo Greuel e Prefeito de Blumenau Mário Hildebrant.


 


 

Ivan - Fundação Cultural de Blumenau.




Assinatura do termo de doação do traje folclórico para o Museu de Usos e Costumes - Blumenau. Doação de Ângela Ideker.





 

 
 






 

 


 
 
 






 












 




 







 

 
 
 


 






 






 
 











 




 










 

 





 
 


 













Até julho de 2020.







Nossas homenagens sempre, àqueles que nos antedecederam e nos permitiram herdar um legado, sobre o qual temos responsabilidades, no momento de entregá-lo às novas gerações.
Vídeos






Em breve mais vídeos...

 Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Homenagem ao Imigrante 2018
  8. 110 Anos Coro Masculino Liederkranz - Abertura da Semana do Imigração Alemã
  9. História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
  10. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  11. A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
  12. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?
  13. Refletindo...Culturas do Brasil...
  14. Coro Masculino Liederkranz - 105 anos de História
  15. Weingarten - Primeira cidade irmã de Blumenau - na Alemanha
  16. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  17. Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829














Nenhum comentário:

Postar um comentário