Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Tradição da cidade de Blumenau, cidade fundada no início da segunda metade do século XIX por imigrantes alemães - homenagear a memória destes pioneiros, entre outras iniciativas, colocar flores à base do Monumento do Imigrante - no mês de julho, quando se comemora a chegada do primeiro grupo organizado de imigrantes alemães no Brasil, sendo que neste ano está comemorando 195 de imigração alemã no Brasil.
Na foto: da Esquerda para a direita: Coralistas do Coro Masculino Liederkranz (Marcio Vogel, Arthur Schulze, Oswin Reinstenbach), Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Sueli Maria Vanzuita Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico, Zylvio Zimmemann Neto - Vereador Blumenau, Mário Hildebrand - Prefeito de Blumenau , Susanne Klemz Adam - Cônsul Honorária da Alemanha Cidade de Blumenau e Região, Coralistas do Coro Masculino (Carlos Henrique Büschler, Evandro Nardelli Müller) Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau.
|
Há algum tempo, na cidade de Blumenau - as homenagens não se limitam somente ao dia de 25 de julho, mas a uma semana na qual está a data 25 de julho. Neste ano de 2019, foram disponibilizados, não uma semana, mas 10 dias de atividades culturais e homenagens.
Para ver a Programação das atividades da Semana da imigração alemã de 2019 - Clicar sobre: Programação Semana de Homenagens e da Imigração Alemã - Blumenau
A Semana da Imigração Alemã - na cidade de Blumenau em 2019 - foi aberta com o evento festivo comemorando o 110° aniversário do Coro Masculino Liederkranz - no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Abertura da Semana da Imigração Alemã - dia 20 de julho der 2019. |
Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e a cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural, dentro de muitas de suas cidades.
Homenagens às famílias e a seus filhos que saíram da Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil. Outras etnias como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, austríacos, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras.
As homenagens feitas ao Imigrante junto ao Monumento do Imigrante, é uma tradição e prática que que tiveram início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região.
As homenagens feitas ao Imigrante junto ao Monumento do Imigrante, é uma tradição e prática que que tiveram início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região.
A homenagem ao pioneiro - imigrante, é também uma tradição neste Blog e, nesta postagem, apresentamos as imagens da 8° edição que registramos para a história.
Para acessar as edições anteriores publicadas no Blog - basta Clicar sobre o título escolhido:
- Homenagem ao Imigrante - 2011
- Homenagem ao Imigrante 2013
- Homenagem ao Imigrante 2014
- Homenagem ao Imigrante 2015
- Homenagem ao Imigrante 2016
- Homenagem ao Imigrante 2017
- Homenagem ao Imigrante 2018
2011
2013
2015
2016
2017
2018
Fundação Cultural de Blumenau 2019. |
Apresentamos, na sequencia, as imagens da Homenagem ao Imigrante 2019, que aconteceu no dia 27 de julho a partir de Fundação Cultural de Blumenau e que depois seguiu, para o Monumento do Imigrante localizado na Praça Hercílio Luz. Presentes na homenagem estavam: este Blog, autoridades religiosas, civis, políticas e alguns representantes consulares, como o Cônsul Honorário da Alemanha Susanna Klemz Adam e seu esposo Charles Adam; Pastor Milton Jandrey, Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Dieter Berner - centro cultural alemão que acompanha estas homenagens há algumas décadas - desde o governo do ex Prefeito Félix Theiss. Grupos do centro cultural como o Coro Masculino Liederkranz, Grupo de Canto Musical, representantes do AFG, representantes dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e representantes da comunidade fizeram e participaram da homenagem aos pioneiros que fundaram as cidades da região - a partir do século XIX.
Novamente sentimos a ausência de Paulo Heinrich König.
Recebemos sob uma das imagens da Homenagem de 2019 postada nas redes sociais, uma mensagem de Herr König, que dizia: "A idade não me deixou participar desta, mas fico contende com a continuação..."
Homenagem de 1971 Sócios do C.C. 25 de Julho de Blumenau Entre eles Paulo König - lado direito ao meio. |
Homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do prefeito Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia (ao lado) ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Herr Rossmark, Herr Bethe e o Paulo König. Na 2° fotografia, de julho de 1974, está novamente Paulo König, Harry Dickmann - que era o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o ex Prefeito de Blumenau, Félix Theis. Em mais de uma vez, registramos a presença de Paulo König - anônima - acompanhando de longe, homenageando como sempre fez, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Fizemos registros fotográficos seus junto ao monumento, do qual foi fotografado há mais de 45 anos, em dois momentos. Nosso respeito a essas pessoas que construíram os elos desta tradição, história e cultura.
Monumento do Imigrante 2019. |
A homenagem junto ao monumento contou com a presença de autoridades municipais, religioso, grupos culturais da cidade de Blumenau e todos àqueles que tiveram interesse e puderam prestigiar esse hífen solene - homenagem à história de sua cidade - homenagem aos pioneiros.
Lembramos novamente, que aquele que presta a homenagem, não precisa necessariamente ser um descendente direto desses pioneiros, como algumas vezes ouvimos nas manifestações e falas durante o momento solene, algumas vezes. Há sempre uma pequena confusão nesse sentido.
É importante e educativo às novas gerações a prática do ato de prestar a homenagem e manter viva as tradições e as práticas culturais locais como também, manter e cuidar do patrimônio histórico local - as tradições da cidade que escolheu viver, porque ali está sua essência e a identidade dessa cidade. É importante não esquecer que essas práticas não devem ter o foco puramente comercial, mas educativo. O retorno financeiro é uma consequência salutar, se existir.
Exemplo - a cidade brasileira de Salvador - na qual visitantes do mundo se rendem às suas práticas e não são inquiridos ou censurados por não ter descendência afro - etnia predominante local e presente na cultura local.
Prática cultural da etnia afro com a presença de outras etnias - sem questionamentos. |
As Imagens Comunicam...
A solenidade iniciou um pouco após as 10:00h do dia 27 de julho e marcou os 190 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina e 195 anos da Imigração Alemã no Brasil, com manifestações, apresentações culturais, danças de integração e a colocação das flores à basa do Monumento do Imigrantes. Sentimos a ausência do almoço, cujo cardápio é oferecido - através de adesão - pelo Chef Alemão Heiko Grabolle e sua equipe, que geralmente, dá o tom de uma grande confraternização em torno da mesa.
Também no momento da Fundação Cultural - a Fundação de Blumenau, através de seu Presidente Rodrigo Ramos, oportunizaram o momento cívico, para homenagear o Fred Ulrich, Georg Kahrbeck, a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau ACCTB e o Coro Masculino Liederkranz que comemora o seu 110° aniversário. Também houve a assinatura do termo de doação - do traja folclórico pertencente a Ângela Ideker ao Museu de Usos e Costumes de Blumenau.
Momentos
Realeza do Oktoberfest Blumenau - Rainha Camila Kreutz, 1°Princesa - Lenise Micheluzzi e 2 ° Princesa Dany Anne Luchtenberg. |
Realeza do Oktoberfest Blumenau - Rainha Camila Kreutz, 1°Princesa - Lenise Micheluzzi e 2 ° Princesa Dany Anne Luchtenberg. |
Realeza do Oktoberfest Blumenau - Rainha Camila Kreutz, 1°Princesa - Lenise Micheluzzi e 2 ° Princesa Dany Anne Luchtenberg. |
É preciso refletir sobre o traje da Realeza do ACCTB - e na cultura que os mesmos representam. |
Para ler uma reflexão sobre os trajes (Foi escrito na época para a realeza do Oktoberfest - mas a leitura cabe a este caso igualmente) - Clicar sobre: O Traje da Realeza.
Pastor Milton Jandrey 3 Cônsul Susanne Klemz Adam. |
Realeza do Oktoberfest Blumenau - Rainha Camila Kreutz, 1°Princesa - Lenise Micheluzzi e 2 ° Princesa Dany Anne Luchtenberg. |
Fred Ulrich. |
Georg Kahrbech. |
Secretário do Turismo Marcelo Greuel e Georg Kahrbeck. |
Presidente da Fundação cultural de Blumenau Rodrigo Ramos, Secretário de Turismo Marcelo Greuel, Coralista Georg Kahrbeck, Prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt. |
Presidente do Coro Masculino Liederkranz Clay Schultz e Vareador de Blumenau Sylvio Zimmermann. |
Maestro do Coro Masculino Liederkranz José Carlos Oechsler, Vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann e Presidente do Coro Masculino Liederkranz Clay Schultz. |
Vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann, Secretário de Turismo Marcelo Greuel e Prefeito de Blumenau Mário Hildebrant. |
Ivan - Fundação Cultural de Blumenau. |
Assinatura do termo de doação do traje folclórico para o Museu de Usos e Costumes - Blumenau. Doação de Ângela Ideker. |
Até julho de 2020. |
Nossas homenagens sempre, àqueles que nos antedecederam e nos permitiram herdar um legado, sobre o qual temos responsabilidades, no momento de entregá-lo às novas gerações.
Vídeos
Em breve mais vídeos...
Em breve mais vídeos...
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Homenagem ao Imigrante - 2011
- Homenagem ao Imigrante 2013
- Homenagem ao Imigrante 2014
- Homenagem ao Imigrante 2015
- Homenagem ao Imigrante 2016
- Homenagem ao Imigrante 2017
- Homenagem ao Imigrante 2018
- 110 Anos Coro Masculino Liederkranz - Abertura da Semana do Imigração Alemã
- História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
- A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
- Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?
- Refletindo...Culturas do Brasil...
- Coro Masculino Liederkranz - 105 anos de História
- Weingarten - Primeira cidade irmã de Blumenau - na Alemanha
- Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
- Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
Nenhum comentário:
Postar um comentário