terça-feira, 24 de julho de 2018

Homenagem ao Imigrante no Monumento do Imigrante e Abertura da Semana de Imigração Alemã


No sul do Brasil, a data de 25 de julho é muito importante, pois reporta a data na qual chegou o primeiro grupo organizado de imigrantes alemães. A data tradicionalmente foi festejada e também, é neste dia que geralmente são lembrados e homenageados os pioneiros, fundadores de dezenas de cidades, como também acontece na cidade de Blumenau, parte de um território maior - na época denominada Colônia Blumenau, fundada pelo alemão Hermann Blumenau.

Para ler mais sobre o dia 25 de julho: Clicar sobre: Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?

Há algum tempo, na cidade de Blumenau - as homenagens não se limitam somente ao dia de 25 de julho, mas também, acontecem atividades e homenagens durante toda  a semana na qual está  a data 25 de julho.
Geralmente nesta semana da imigração alemã acontecem as homenagens e eventos culturais e são lembradas a história escrita por aqueles que fundaram as principais cidades do Vale do Itajaí, bem como, de outras regiões do Brasil. Na cidade de Blumenau e na região, território da antiga Colônia Blumenau - é uma tradição, a prática de Homenagem ao Imigrante e ao Colono - com momentos culturais e festivos. Neste momento, de maneira muito respeitosa, são lembrados aqueles que iniciaram a história das principais cidades da região do Vale do Itajaí.

Comunidade Ilse - Indaia/Ascurra - existe ainda nos dias atuais.
Mesma arquitetura deste tempo da fotografia. 



Igreja católica - localizada no meio da Rua XV de Novembro - idealizada pelo Padre José Maria Jacob -
 linguagem neogótica  do final do século XIX - foi demolida para construir a atual existente no local.

Igreja Luterana Igreja do Espírito Santo - construção do Século XIX - respeitada em sua originalidade e nunca se cogitou demolir para fazer uma nova - Exemplo.


Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são  lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e a cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo  contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural, dentro de muitas de suas cidades.
Homenagens às famílias e a seus filhos que saíram da Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil. Outras etnias como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, austríacos, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras. 

Gostaríamos de ter podido falar sobre estas questões no momento das homenagens feitas no evento do dia 22 de julho de 2018 junto à Fundação Cultural de Blumenau - o protocolo não permitiu
Gravamos, de maneira simplificada, alguma coisa sobre o tema que falaríamos no momento do dia 22 de julho de 2018. Apresentamos no vídeo abaixo - filmado com celular em um hotel da cidade de Rio do Sul, na tarde do dia 23 de julho de 2018.
As homenagens feitas ao Imigrante  junto ao Monumento do Imigrante, é uma tradição e prática que que tiveram  início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região.





















É uma tradiçãotambém neste Blog e,nesta postagem, apresentamos as imagens da 7° edição que registramos para a história.
Para acessar as edições anteriores publicadas no Blog - basta Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
A seguir, apresentamos as imagens da Homenagem ao Imigrante 2018 - na Fundação Cultural de Blumenau e também junto ao Monumento do Imigrante localizado na Praça Hercílio Luz. Presentes na homenagem estavam: este Blog, autoridades religiosas, civis, políticas e alguns representantes consulares, como o Cônsul Honorário da Alemanha Hans Dieter  Didjurgeit; Cônsul Honorário da Áustria Mário Kirsten em  Blumenau; Cônsul Brasileiro na Áustria Lothar Ernest Wolff; Cônsul Honorário do Reino Unido; Correspondente do Consulado da Itália Norma Maria Da Rui; Pastor Milton Jandrey, entre outros nomes, Coro Masculino Liederkranz, representantes do AFG, representantes dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e representantes da comunidade. 
Sentimos a ausência, pela primeira vez após longa data, de Paulo König.

As Imagens Comunicam...
Foto tirada sobre o terreno onde estava construída casa de Hermann Blumenau - localizada na rua das Palmeiras, antiga Boulevard Hermann Wanderburg






Antiga Prefeitura Municipal de Blumenau - Atual Fundação Cultural Municipal de Blumenau








Pastor Milton Jandrey e Cônsul Honorário da Alemanha em Blumenau
Hans Dieter Didjurgeiter


No dia anterior encontramos parte da equipe - organizando todo o espaço . 





Realeza do Oktoberfest Blumenau 2018 -  Rainha Karoline Gehrke, 1° Princesa Daniela Provesi e 2° Princesa Daniele Kirsten 


Márcio Volkmann e sua esposa - ele autor da letra do Hino de Blumenau, no evento cantado e tocado pelo  Coro Masculino Liederkranz.

Folcloristas da AFG Associação de Danças Folclóricas Germânicos do Vale do Itajaí


Roberto Wittmann com Maria Luiza - Secretária da Educação - Nos anos de 1990 era Diretora da escola M. Machado de Assis.







Cônsul do Reino  Unido, Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Correspondente do Consulado da Itália Norma Maria Da Rui e Cônsul  Honorário da Áustria em Blumenau Mauro Kirsten



Dieter Berner ouvindo o Coro Mascuino Liederkranz cantar 






























Presidente da Fundação Cultural de Blumenau Rodrigo Ramos














































Claus Jensen

















Presidente do C.C. 25 de Julho ouvindo o Coro Masculino Liederkranz





















Cônsules Honorário da Áustria em Blumenau e do Brasil na Áustria























Jaime Batista com cônsules







Se preparando para iniciar a apresentação folclórica com representantes de grupos folclóricos da AFG

















Cássia Mantau


Elton Gomes prestigiando a apresentação folclórica




























Bandeira da cidade alemã co irmã de Blumenau - Weingarten
Vídeos


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
  7. Programação - Homenagem ao Imigrante - Blumenau
  8. História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
  9. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  10. A Cultura alemã na Alemanha e no Brasil
  11. Por que o dia 25 de Julho é uma data importante - no sul do Brasil?
  12. Refletindo...Culturas do Brasil...
  13. Coro Masculino Liederkranz - 105 anos de História
  14. Weingarten - Primeira cidade irmã de Blumenau - na Alemanha
  15. Programa; Semana Cultural da Imigração Alemã 2017 - Blumenau SC






















A memória e identidade têm estreita relação com o sentimento que nos invade quando lembramos da casa de infância de nossos avós em uma mesa de refeição, em família, aos domingos. Formam o cenário de práticas,  hábitos e costumes coletivo, nos momentos de morar, trabalhar, orar, de lazer entre outros, e portanto formadores dos cenários, das cidades - cada uma com sua identidade - diferente uma das outras, porque a sociedade é diferente, a geografia é diferente, a história é diferente. Quando chegamos a um local, cidade e região, o mínimo que podemos fazer, em respeito ao lugar que nos acolhe, é respeitar esta memória, este espaço e esta cultura e suas práticas.


Monumento do Imigrante

Em construtura...




























Nenhum comentário:

Postar um comentário