Na cidade de Blumenau e região, meses de agosto e setembro é período do perfume e das cores de uma florzinha exótica que se adaptou muito bem nesta região da Mata Atlântica, conhecida e denominada pelos descendentes alemães, de "Olho de Boneca". Neste período do ano floresce, em muitos jardins de da cidade e da região, desde sempre, tornando-se uma parte do patrimônio imaterial desta cultura.
Sinonímia: Dendrobium formosoanum
Nome Popular: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Perene
É a mais popular de todas as espécies de orquídeas é também, a que apresenta maior rusticidade e facilidade de cultivo. As cores variam. A coloração mais comum é a branca com as extremidades rosadas e o labelo com o centro arroxeado, bem escuro, tem a forma de ser um olho. Seus pseudobulbos apresentam coloração verde clara a amarelada.
Todos os dendróbios são epífitos. Isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Elas não são parasitas. Utilizam as árvores como suporte e proteção para o seu crescimento e podem ser cultivadas sobre as árvores. Inicialmente devem ser amarradas com barbantes ou "trapo de tecido de algodão" com um pouco de barro sobre suas raízes. E se multiplicam. Após a florada, recebem novas "mudas", que devem ser retiradas e amarradas novamente em árvores, multiplicando, assim, e aumentado as flores nos próximos períodos de florada.
Ciclo natural.
Ciclo da natureza, do início da primavera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário