domingo, 20 de setembro de 2020

Carl Bernhard Scheidemantel - Photografhischen - Austalt in Kolonien Blumenau

Carl Bernhard Scheidemantel  foi o primeiro fotógrafo e também, publicitário da Colônia Blumenau e do Vale do Itajaí. Colônia Blumenau fundada em 2 de setembro de 1850, no Vale do Itajaí - a qual ocupava aproximadamente o território deste vale. Além de jornalista e outras atividades que detectamos na sua jornada entre 1859 quando chegou na Colônia Blumenau, até 1908, quando faleceu.

História

Colônia Blumenau - época da chegada
de  Scheidemantel
Carl Bernhard Scheidemantel nasceu da Saxônia, na cidade de Brausdorf, em 3 de dezembro de 1834. Seus pais foram Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine. Chegou na Colônia Blumenau em 1859, na companhia dos pais e do irmão Ernst Scheidemantel, com 24 anos de idade. Como todos que chegavam à colônia e portanto, eram colonos - expressão pejorativa na região, por muito tempo - pois necessitavam trabalhar na colônia e na lavoura (escrevemos sobre), para obter alimentos. Tudo era muito novo e recente e precisava construir tudo. 
Pastor Hesse
Em
1859, a Colônia Blumenau tinha somente 9 anos de fundação. Em 1860, o fotógrafo e publicitário criou o seu próprio portfólio, com o montante de seu acervo de rótulos e desenhos desenvolvidos para as primeiras casas comerciais e industriais da Colônia Blumenau. Em  16 de fevereiro de 1862Scheidemantel se casou com Agnes Müller - casamento oficiado pelo Pastor Rudolph Oswald Hesse na igreja luterana do centro. 
Em torno de 1864, Scheidemantel começou a atuar como fotógrafo. Mas, foi somente em 1870, que passou a se dedicar exclusivamente à fotografia e à litografia, oficialmente como fonte exclusiva de renda. Também não parou de desenhar e a prática da tipografia. 
Bernhard Scheidemantel fez registros incríveis de pontos - hoje históricos, da Colônia Blumenau. Sentíamos que tinha o mesmo propósito, que nos leva a fotografar e também a outros, no tempo atual. Somos fã de seu trabalho, já registrado neste blog.
Fotografia de Carl Bernhard Scheidemantel - aos fundos a Igreja católica Centro - local na atual XV de Novembro e em primeiro plano a Rua das Palmeiras - fotografado do local da Sociedade de tiro - atual Tabajara Tênis Clube.


Continuando...

Nos Anais da Biblioteca Nacional de 1881, estão registrados que duas obras foram produzidas na oficina litográfica na Colônia de Blumenau pertencente a 
Scheidemantel: uma planta da barra do rio Itajaí levantadas pelos guardas marinhas Alfredo José de Abreu e Arthur Índio do Brasil e Silva sob a direção do Capitão Tenente Carlos Balthazar da Silveira e também, um mapa geral levantado pelo Engenheiro Emílio Odebrecht, em 1872 (Anais da Biblioteca Nacional, pág 296 e pág 298).
Também em 1883, Carl Bernhard Scheidemantel, sendo o primeiro fotógrafo da colônia  e de todo o Vale do Itajaí, igualmente foi pioneiro da propaganda e publicidade, quando fundou um dos primeiros jornais do Vale do Itajaí, o Immigrant. Durante 9 anos, foi o editor da publicação do jornal.
Em 4 de abril de 1883, Carl Bernhard Scheidemantel publicou uma propaganda de seu ateliê fotográfico no Immigrant. Em  15 de março de 1891, anunciou seu trabalho como fotógrafo e gravurista no seu jornal Immigrant. Anunciou seus serviços em fotografia, como:
  • impressão de livros e litografia;
  • fotos de paisagens;
  • fotos de grupos;
  • retratos;
  • ampliações até a metade do tamanho natural;
  • reproduções de desenhos;
  • gravuras em metal;
  • pinturas;
  • ilustrações;
  • planos;
  • mapas;
  • desenho à mão;
  • diplomas;
  • miniaturas de objetos;
  • desenhos trazidos ao ateliê em fotos e gravura.

Geislon Tiago Rodrigues
Em todas estas atividades, também anunciava a  preparação de
impressos de obras, relatórios, estatutos para sociedades, catálogos, cartazes, livros escolares, revistas, formulários de todo tipo, letras de câmbio, papel de carta, faturas, notas (em Português!), recibos, memorandos, listas de preços, livros de contabilidade, convites, cartões de visita, noivado e endereço, ilustrados ou não, rótulos para cervejas, para vinhos, para cigarros, e para embalagens de manteiga em todas as formas e apresentações – impressos em bronze e a cores. Geislon Tiago Rodrigues publicou o livro "Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau" no primeiro semestre de 2018, do qual retiramos alguns dos trabalhos de Scheidemantel.
Livro de Geislon Tiago Rodrigues - Nome do fotógrafo está errado.
O que diria Marcos Schroeder?.






Este hotel era melhor preparado que muitos da atualidade -" Nesta casa se fala Portuguez, Deutsch, Emglish, Espanol, Francois Italiano..." 


Litogravura de Bernardo Scheidemantel, 1876 / Fundação Cultural de Blumenau
Fonte: Brasiliana Fotográfica
Em 1885, foi listado como fotógrafo da província de Santa Catarina (Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, 1885). 
Carl Bernhard Scheidemantel faleceu com 74 anos, em 18 de outubro de 1908 e seu filho Franz Scheidemantel, continuou seu trabalho de fotógrafo, comprovado na fotografia da inauguração do primeiro trecho da EFSC em 1909, um ano após a sua morte, e muitos denotam a autoria da foto a Carl Benrhard
Encontramos um túmulo no cemitério da Rua Bahia - Blumenau, com seu nome, no entanto, as datas não conferem- pesquisamos sobre. Emprestou seu nome a uma rua de  Blumenau.
Inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC em 1909. Foto do Filho


Brasiliana Fotográfica selecionou dois grupos de imagens da cidade de Blumenau de autoria do fotógrafo: o primeiro pertence à Coleção Thereza Christina Maria, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), e o segundo, é o Álbum de Blumenau, editado por Eugen Currlin, proprietário de uma livraria, tipografia e comércio de importações, no início do século XX. Esse álbum, com 14 fotos de autor ainda desconhecido, foi adquirido pelo Instituto Moreira Salles (IMS), em fevereiro de 2002. Os registros dos dois conjuntos são das últimas décadas do século XIX e da primeira década do século XX. São fotos de aspectos da cidade, de suas ruas,  de igrejas – a Igreja Evangélica aparece nos dois conjuntos: escolas, hospital, vegetação, porto, casas, ponte, estação de trem - que não do pai Scheidemantel - como se supõe,  e hotel. As duas instituições – IMS e FBN – são fundadoras do portal onde retiramos as imagens - Brasiliana Fotográfica.

Fotografias de  Carl Bernhard Scheidemantel
Escola masculina - 1880 - Letra de Hermann Blumenau.
Escola Masculina - Uma edificação enxaimel. Segue uma tipologia muito diferente de todas aquelas construídas na região. Ousaríamos dizer que foi um experimento a partir da técnica conhecida, sem muito observar a técnica centenária e algumas questões que são respeitadas pelo carpinteiro. Destacamos o grande espaço criado na mansarda-sótão, descaracterizada, se comparada com a casa comum do imigrante ou mesmo, outras construções comerciais de maior porte. Apresenta as janelas tipo guilhotina, caracterizando a edificação pública. Na fotografia a presença das meninas, onde muitos carregam uma "sombrinha", que faz a proteção do sol. Na janela, igualmente há uma pessoa segurando uma criança.
Rua das Palmeiras - após a enchente de 1880 - Letra de Hermann Blumenau (Neste enchente  Blumenau perdeu sua casa, indo residir no Hotel Brasil - edifício aos fundo Esquina com a Rua XV, lado direito da Rua das Palmeiras. Logo retornou para sua Alemanha.
Hospital Santo Antônio - quase em frente da casa enxaimel dos Gropp.

Rua das Palmeiras - Stadtplatz

Rua das Palmeiras


Escola Feminina - com anotações de Hermann Blumenau.
Escola Feminina - Observar que o fundador da Colônia Blumenau fazia questão de usar - falar e escrever o português e não o alemão, falado por quase todos da colônia. Este fato é notório nas correspondências oficiais e também, nos nomes de localidades que batizava.
Sobre a escola, parte das instalações construídas com a técnica enxaimel, janelas tipo guilhotina, uma das características de edificações de órgãos públicos - como era usadas nas cidades "brasileiras" - Itajaí, São Francisco do Sul e Nossa Senhora do Desterro. A construção da esquerda construída em madeira, com volumetria da casa do imigrante. A fotografia retrata um grupo de meninas em atividades externas, observadas por  um pessoa da janela da edificação enxaimel.


Rua XV de Novembro - 1900 -  Acervo IMS.

Igreja Luterana Centro - 1900 - Acervo IMS.

Igreja católica - Rua XV de Novembro - Ano 1900 - Acervo IMS.
Essa foto não é de  Carl Bernhard Scheidemantel, como creem, mas sim de seu filho. E também não é do ano de 1900, como colocam na legenda  no acervo IMS, mas sim 1909, na inauguração do  primeiro trecho ferroviário da EFSC.

Construção da Igreja Matriz, no local onde está a Catedral São Paulo Apóstolo - iniciativa do Padre José Maria Jacobs. Terreno ingrime e alto que depois cedeu barro para inúmeros aterros no entorno e bem distante da centralidade da cidade na época. Ninguém imaginaria que o local está no centro da Rua XV de Novembro.(Foto: Bernhard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)

Sede da Colônia Blumenau, estrutura que hoje está dentro do prédio da Fundação Cultural de Blumenau. Construída e neoclássico, tendência do início do século XX e quando muitas edificações com estrutura enxaimel foi rebocadas e receberam o decorativismo do estilo. Também aconteceu na Alemanha, período Barroco.(Foto: Bernhard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)

Vista da região entre a Alvin Schrader e a atual Rua das Palmeiras.(Foto: Bernhard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)

Vista para a Igreja Luterana, ao lado do Hospital Santa Catarina.(Foto: Bernhard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)




































As fotografias coloridas por Antônio Sávio Tonon




























Pioneirismo na Colônia Blumenau e...
 em Santa Catarina!
Texto escrito e ilustrado pelo fotógrafo - Escrita Gótica

Referências
  • Memória Digital. Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Rodrigres, Geislon Tiago, Bernardo Scheidemantel: a obra de um propagandista alemão na colônia de Blumenau /Geison Tiago Rodrigues – 1. Ed. – Blumenau: 3 de maio, 2018)     Disponível em:  https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-carl-bernard-scheidemantel52 Acesso em: 18 de setembro de 2020.
  • RODRIGUES, Geislon Tiago. Bernard Scheidemantel: a obra de um propagandista alemão na colônia de Blumenau. 1.ed. - Blumenau: 3 de maio, 2018. - 84 p. : il.



Leituras Complementares - Para ler - Clicar sobre:









Nenhum comentário:

Postar um comentário