terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Beco Becker - Blumenau

A cidade é uma casa maior, onde sua paisagem, espaços e usos podem estar harmonizados, organizados sob usos afins, alinhados de acordo com seu gabarito, statos, história. São inúmeras as questões que deveriam ser levados em  consideração no seu projeto (se existir), tal qual o fazemos na escala de uma casa. São reflexões não sempre consideradas e há um profundo desconhecimento, não somente da sociedade, mas principalmente entre os gestores (por diversos motivos), administração pública, que alinhados às empresas e incorporadoras da construções civil, vão moldando o espçao desprovido de reflexão e projeto. Este espaço, que já foi , seguindo escolas de urbanismo e uma tendência internacional - existentes entre o início do século XX até a década de 1950 Blumenau teve seu início histórico concretizado, a partir de um plano/projeto à médio e a longo prazos, por isso foi construída a ferrovia EFSC, no início do século XX. As imagens a seguir, mostram que a cidade, até um tempo, era moldada a partir de um projeto de cidade.
Último ponto navegável do Rio Itajaí Açu. Transporte fluvial que seria complementado pelo transporte ferroviário, rumo ao oeste. Sede da Colônia Blumenau estruturado a partir da Palmenalee - Boulevard Hermann Wendeburg, Rua das Palmeiras.


Palmenalee e a Praça do porto que recebeu uma fábrica de cerveja na década de 1990. Para isso foi mudado o plano diretor.
A praça do porto com vista a partir do edifício de Câmara e cadeia,  busto de Hermann Blumenau olhando o rio Itajaí Açu, umas das paisagens mais bonitos da grande rio.  Recebeu uma fábrica de cerveja na década de 1990. Para isso foi mudado o plano diretor.



Amsterdã.
No tempo presente e prática, das últimas três décadas com maior intensidade, os incorporadores e construtores ("geradores de empregos") com o aval do poder público local, determinam as regras das transformações do espaço urbano e desconstroem a paisagem pré-existente. De uma maneira geral, as pessoas não compreendem o que realmente acontece, atribuindo este processo ao "desenvolvimento" - os fazem crer que é assim, o que não é verdade. As cidades realmente desenvolvidas, preservam a continuidade da paisagem contento aspectos naturais e edificados em harmonia, com a presença da história, sem esquecer o gabarito dos edifícios. Um exemplo: Amsterdã, cidade que inspira a partir de sua paisagem original.
cidade não pode ser vista de maneira fragmentada e cada uma "faz seu projeto" como se não estivesse ligado com o espaço total desta cidade. Precisa ser planejada e resultado, é uma paisagem harmônica e espaços funcionais - considerando todos os atores que compõem seu espaço.
Um exemplo para ilustrar esta questão, em Blumenau e o impacto positivo que causa nas pessoas foi uma intervenção feita em um beco existente junto a Rua XV de Novembro, Blumenau 
Este beco foi inaugurado recentemente e batizado como Beco Becker, nome de família dos idealizadores, os irmãos  Fábio,  André e Charles Becker. 
Conversamos com Fábio via  Whatsapp e ele nos informou que conhece o local há mais de 20 anos e adquiriram, há 2 anos. Os irmãos Becker desejavam transformar e destinar um espaço bonito à cidade, o que não era, até então. Para isso contactou com o escritório  Cubo 3 Arquitetura, cuja equipe, foi coordenada pelo arquiteto Félix  Vale, e este fez um projeto de espaço de cidade e de interiores simultaneamente com o olhar para as duas escalas, integrando a parte interna ao espaço da cidade, com gosto, harmonia - agregando à este espaço urbano de todos e principalmente, não impactando.
O local é composto por um acesso estreito às lojas dos fundos, localizadas em um edifício construído nos fundos de outro localizado na Rua XV de Novembro, sendo que um dos lados do acesso é munido de uma  "parede cega" do edifício vizinho, localizado na esquina da Rua XV com a Rua Namy Deeke.
Como sempre fazemos observamos imagens do Google que mostram o local, em anos distintos. Segue:






A proposta do escritório Cubo3 Arquitetura, através dos revestimentos, espacialização de conjunto, gabaritos, alinhamentos, textura, cores, materiais e uso, criou um "cenário" de cidade que perpassa a harmonia que poderia existir de maneira original, em ambientes da cidade, através de sua paisagem. Aí reportam às cidades centenárias da Europa que têm uma manutenção criteriosa e um plano pontual previsto e pautada na paisagem pré existente (História), com adequações do espaço para a sociedade vigente sem perder o foco no futuro. Planejamento Urbano. Observar que o gabarito respeitou o gabarito das edificações Rua XV de Novembro
O resultado é uma  paisagem de cidade, que pode ser inspiradora para um projeto como o do Beco Becker, que segundo algumas fontes, foi inspirado na cidade - capital da Holanda, Amsterdã.

As imagens comunicam...






"Parede cega" do edifício vizinho.
















"Quando adquirimos o imóvel pensamos em várias coisas, mas tínhamos a ideia de fazer algo diferenciado, pois não queríamos ficar na "mesmice" e após conversa com o arquiteto, expomos nossa vontade e fazer algo bonito e ele nos apresentou essa ideia. Algo que lembra a Holanda, especificamente Amsterdã. Nosso projeto tem por objetivo criar mais um ponto comercial e turístico em nossa cidade, pois somos empreendedores e entendemos que nossa satisfação trará benefícios para várias pessoas e para nosso município. Fizemos esse empreendimento não pensando em ser ajudado pelo município e sim, ajudar nossa cidade cada vez mais! Temos a premissa de não exigir nada do município e sim colaborar com seu crescimento. " Fábio Becker.

O Beco Becker possui  nove espaços e está praticamente todos alugados. O beco vai abrigar uma cervejaria, uma lanchonete, loja de roupas, um consultório de odontologia e uma imobiliária.

Vídeo

Referência

Pancho. Beco escondido de Blumenau é revitalizado e vira centro comercial com potencial de atração turística. Cotidiano, Econômico e Negócios. 07/02/2022. Disponível em: https://pancho.com.br/beco-escondido-de-blumenau-e-revitalizado-e-vira-centro-comercial-com-potencial-de-atracao-turistica/ Acesso em: 21 de fevereiro de 2022 - 16:28h.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)













Nenhum comentário:

Postar um comentário