segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

AMADE - Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira e a Páscoa - Restrições para acessar o 14° Osterfest - Pomerode SC

Fomos até Pomerode para efetuar o tradicional registro da Osterfest, mais precisamente da 14° Osterfest. Não pudemos fazê-lo mediante a prática da exigência do "Passaporte Sanitário" - Covid 19, "oficializado" a partir de um Decreto, N° 1398 de 23 de dezembro de 2021 (não é lei), onde somente é permitido o acesso de pessoas à determinados locais, se assim for delimitado, se estas apresentarem o "Passaporte Sanitário", no qual está comprovado que seu usuário tomou as doses das vacinas, para "imunizar" contra o vírus da Covid" (registro para a história - em um primeiro momento, era necessária somente uma dose. Na sequência, foi dito que era necessária uma dose de reforço à primeira dose. Também não teve a mesma resposta mencionada nas expectativas. Neste momento foi informado que eram necessárias três doses da vacina - que ainda é um produto experimental cujas conclusões da pesquisa, foi determinado pelas autoridades da saúde internacional, serão externadas em décadas, no futuro). O argumento predominante para justificar  o "Passaporte" da vacinação/sanitário é de que a pessoa imunizada, neste momento, com três doses de vacina, não se contamina e não transmite o vírus, fazendo parte de "uma barreira sanitária" que impede a transmissão do vírus do Covid 19. Refletimos sobre esta pauta aqui, para deixar estas informações registradas para a História e no futuro este assunto, por certo, será parte da pauta dos pesquisadores deste tempo. Pessoalmente, preferimos aguardar um pouco mais para termos a certeza científica sobre a vacina e é claro, não podemos frequentar os locais e não frequentamos, respeitamos, quando é exigido o "Passaporte Sanitário", como é o caso do 14° Oesterfest de Pomerode. Para complementar, e dizer que não foi o único caso , onde fomos impedidos de acessar um local, por não poder apresentar o "Passaporte Sanitário". Estávamos providenciando a documentação para fazer parte do quadro docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniasselvi Blumenau e no momento que nos perguntaram sobre o estado de vacinada e as vacinas -  se tínhamos recebido as vacinas. Explicamos que não. No mesmo momento, fomos  comunicados de que não poderíamos ser admitidos no quadro de professores, pois isto, só poderia acontecer mediante a comprovação de vacinação contra Covid 19. E assim foi. Registramos, este assunto, pois no futuro será pauta de pesquisa e acreditamos que tenhamos que deixar material para estes pesquisadores do futuro.
No 14° Osterfest, somente chegamos até as catracas, agora cercado e com vigilantes com vestimentas pretas, atentos ao acesso das pessoas e seu "Passaporte Sanitário".

Para registrar sobre o "clima de Páscoa" de Pomerode, não poderíamos deixar de entrar o espaço da AMADE Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira, de Pomerode, cujo trabalho, acompanhamos há alguns anos. Seus trabalhos, nesta época do ano - são motivos das festividades da Páscoa, confeccionadas  com  a técnica da tornearia, onde, quase sempre são alunos da Drechslerschule - Escola de Tornearia, ou ex alunos.

AMADE - Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira

A associação da AMADE foi fundado por 18 pessoas, os primeiros sócios,  artesãos de madeira, em  24 de maio de 2016, na cidade de Pomerode. Sua sede está na Rua Dr. Wunderwald, 768 - Wunderwald, Pomerode. A associação é organizada como firma e tem seu espaço, onde estão expostos as peças confeccionadas em madeira, principalmente no torno e também, pintadas, tradição dos imigrantes e que possuem aqueles que praticam e apreciam, em toda a região com em outras regiões do Brasil. Já escrevemos sobre a escola de tornearia, a tradição e seu significado para esta cultura. Link no final desta postagem. 













Antigo defumador da Weege com espaço reciclado. Outro dia fotografamos o defumador do casarão de Itoupavazinha semi demolido. Edificação com uma plástica arquitetônica muito bonita.


Registrado para História!

Leituras Complementares - Para ler, clicar sobre o título escolhido:
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)











Nenhum comentário:

Postar um comentário