terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Igreja da Graça - Comunidade Ilse - Conhecer o local, encontrar pessoas e contribuir com sua manutenção participando da Pastelada


A Igreja da Graça tem sua manutenção feita por um pequeno grupo de pessoas que fazem o que está ao seu alcance. Ao  lado da igreja está o cemitério histórico que fotografamos neste mês de fevereiro e no qual estão sepultado os primeiros pioneiros desta região e que por certo, frequentara esta igreja. O grupo poderia ser maior e também contar com as lideranças empresariais, políticas e pessoas ligadas ao patrimônio histórico arquitetônico locais e do estado de Santa Catarina para manter este acervo, que um dia já esteve na paisagem, juntamente com trem da ferrovia EFSC. 
Percebemos que esta igreja é citada em folhetins de turismo locais e regionais, mas ela precisa de cuidados, além daqueles que vem recebendo. As pessoas que cuidam da igreja e do cemitério, precisam de apoio e ajuda.
Igreja da Graça ainda mantém seu mobiliário original de uma igreja/escola do século XIX, época que as igrejas luteranas não tinham o direito de possuir uma torre. A torre da Igreja da Graça foi construída posteriormente. 
Link's no final desta postagem.
Os primeiros pioneiros chegaram ao local e construíram o pequena igreja/escola, em 1886.

Corpo da escola/igreja construído com estrutura enxaimel e sem torre, porque a data era antes da data da proclamação da república, 1889.
Igreja da Graça
Estrutura enxaimel.
Piso do alpendre da  igreja, sob a torre, construída posteriormente, quando já era permitido, ladrilho hidráulico.
O mobiliário ainda está no local - da antiga igreja/escola - atual Igreja da Graça.
O mobiliário ainda está no local - da antiga igreja/escola - atual Igreja da Graça.
O mobiliário ainda está no local - da antiga igreja/escola - atual Igreja da Graça.
Estrutura do telhado.
Encaixes do enxaimel.
Quando visitamos o local em 2014, olhamos através das janelas, com duas folhas envidraçadas com vidros colocados em almofadas, não por preocupação estética, mas pela dificuldade de os conseguir, em tamanhos maiores. Percebemos que , ainda há alguns destes vidros com características de que foram produzidos artesanalmente um à um - apresentavam sua superfícies onduladas. Olhando, através das vidraças nos deparamos com bancos compridos de madeira forte. Observamos também que a torre frontal, mostra indícios de que fora construída muito tempo após a construção do corpo da edificação, que também foi uma escola.
Observamos detalhes, como o campanário, que possui um sino. Mesmo construído tempo diferente da construção do corpo da edificação, há resquícios de que já sofreu reformas e modificações no estilo construtivo. No primeiro momento apresentava aberturas sem fechamentos com desenho na linguagem do imigrante, com características do neogótico e após algum reforma recebeu fechamento de vidros e portas, com abertura com o arco romano, influencia da arquitetura do imigrantes italianos. 
Interior da torre.
No interior da igreja - na parede, percebemos a presença de importante registo que emociona. Um registro da história, o rosto das primeiras crianças que estudaram no local no final do século XIX  e de seus professores. Professores que enfrentaram muitas dificuldades e privações para executar sua missão. 
Talvez muitas destas crianças tenham seus nomes e de seus familiares gravados, ali ao lado, no antigo cemitério.
Fazia parte da Colônia Blumenau.

A família que cuida do patrimônio, informou-nos sobre uma tradicional pastelada, pois não possuem estrutura e equipe suficiente para organizar uma festa, para angariar fundos destinada a manutenção mínima da Igreja da Graça.
Convidamos a todos os interessados a passarmos no local em   12 de março de 2022, e de alguma maneira, além de visitar um local original histórico desta região, comer um pastel, conhecer pessoas, de fato, contribuir com aqueles que não desistiram de cuidar do local.
Esta  pastelada é uma tradição que ocorre nos últimos anos, em março, com objetivo de angariar fundos para a manutenção da Igreja da Graça. Neste mês de março, especialmente, o que for arrecadado será destinado para  a manutenção do telhado da igreja. A pastelada acontecerá no salão da igreja localizado nos fundos. A Igreja da Graça deve ser vista não somente coma a igreja de uma pequena comunidade, mas o símbolo histórico de uma região, em tempos passados, história dos pioneiros, junto do seu cemitério, onde muitos destes pioneiros estão sepultados. Todos temos responsabilidades.
A pastelada acontecerá em 12 de março de 2022,  a partir das 11:00 h. O Whats é para encomendar, para que a comunidade possa se organizar. 
Localização


Estaremos lá registrando para a história.

Percebemos que as obras de asfaltamento de Warnow a Ascurra, passando pela Estrada Geral de Ilse pequeno, onde está a Igreja da Graça e o antigo cemitério, está chegando a esta região. Esta história deverá, por certo, ser respeitada.
Leituras Complementares



Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)













Nenhum comentário:

Postar um comentário