quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

A ponte construída com a Técnica Construtiva Enxaimel - Ponte Luiz Kellermann - Videira SC

No dia de sua inauguração em 25 de novembro de 1934 - ficou na paisagem, somente 15 anos.

Desde que iniciamos a pesquisa sobre a técnica construtiva enxaimel, concluímos que é uma técnica de ampla aplicação e uso. Foi usada em máquinas, mobiliário, edificações e, em Videira, com auxílio do joinvilense Nivaldo Klein, descobrimos que existiu uma ponte construída com a técnica construtiva enxaimel sobre o Rio do Peixe e existiu por somente 15 anos. Trata-se da ponte Luiz Kellermann.
Na postagem anterior - Videira - Cidade, cujo embrião surgiu com a construção da Ferrovia - conhecemos um pouco sobre a história da formação da malha urbana de Videira, iniciada a partir do assentamento dos trabalhadores da ferrovia, ainda no final do século XIX. O local era conhecido como Vila do Rio das Pedras
No início do século XX, houve uma onda de migração, do interior do Rio Grande do Sul para o interior de Santa Catarina, pelo Oeste do país e também, para esta região. Descendentes de imigrantes alemães e italianos, instalados no Rio Grande do Sul, mudaram-se para o Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Também chegaram na localidade Vila do Rio das Pedras e criaram duas comunidades distintas, uma com as famílias descendentes e de imigrantes italianos e outra, com as famílias de descendentes e imigrantes alemães. Cada uma das comunidades ocuparam uma das margens do Rio do Peixe, fazendo surgir então: Perdizes na margem esquerda e Vitória, na margem direita do rio - separadas pelo rio. A ferrovia e a estação ferroviária estava localizada em Perdizes - na margem esquerda. A travessia do Rio do Peixe, até 1934, era feita por três balsas. O mestre balseiro era Frederico Bertolaz, nome dado a uma das importantes ruas, nas proximidades onde navegava sua balsa, no centro de Videira. Frederico nasceu em Ponte Serrada em  1850 e faleceu em 18 de setembro de 1959.  

Chegaram mais
migrantes oriundos do Rio Grande do Sul para a região. A travessia feita somente por balsas ficou absoleta e ineficiente. Não atendia a toda a demanda, despertando nos comerciantes o locais o desejo de construir uma ponte. Isso aconteceu no início da década de 1930. Três comerciantes/empresários de descendência alemã decidiram se movimentar e iniciaram conversas com as comunidades de Perdizes e Vitória para a construção de uma ponte no lugar das balsas, no Rio do Peixe. 
O Rio do Peixe e as duas comunidades separadas pelo mesmo.
Os três idealizadores eram:
  • Rene Carlos Fray: imigrante alemão, nascido na Alemanha em 16 de abril de 1904 e junto de seu irmão Arnoldo, fundou Fraiburgo (Nome não está correto - Freyburg) em 1937. Faleceu em Fraiburgo em 22 de dezembro de 1989.
  • Fritz Lorenz: Não seria o pioneiro da Colônia Blumenau, fundador da Cia Lorenz que coincidentemente possui o mesmo nome. Sua História tem muitas lacunas. Nome de família alemã.
  • Luiz Kellermann: Pela homenagem que recebeu, emprestando o seu nome à primeira ponte construída, deve ter ficado com a maior responsabilidade pela obra
Fábrica e venda de produtos de porco, como banha -  de propriedade dos sócios Frey e Kellermann - dois dos três idealizadores da Ponte Luiz Kellermann.
Rene, Fritz e Luiz iniciaram o movimento para angariar fundos para a construção da ponte feito através de doações das pessoas das comunidades de Perdizes e Vitória, e também material - à base de madeira. Quando conseguiram um considerável valor e material, iniciaram a obra em 25 de agosto de 1934
A madeira usada na estrutura foi angico retirado das margens do Rio do Peixe e também, da margem do Rio Quinze.

O que não sabíamos e acreditamos que a comunidade de Videira também desconhece, é que a primeira ponte construída sobre o Rio do Peixe em Videira, foi construída com estrutura enxaimel. Uma ponte de madeira com estrutura encaixada, sem pregos, metais e parafusos - a Ponte Luiz Kellermann.
O responsável técnico pela obra foi o construtor alemão Otto Kört. A ponte com a estrutura enxaimel tinha 67 metros de vão livre entre os dois pilares, onde estavam fixados e contaventada parte da estrutura de madeira, para a geração da distribuição de forças/cargas - semelhante ao que acontece com uma ponte pênsil. A Ponte Luiz Kellermann tinha 5 metros de largura. 
Foi inaugurada em 25 de novembro de 1934, 10 anos antes de haver a reunificação formal das duas margens do rio, ou as comunidade de Perdizes e Vitória, ocorrendo a instalação do município de Videira que aconteceu em 1944.

O que é enxaimel?

Sabemos que existe muita confusão sobre o entendimento sobre o que é enxaimel. No final na postagem colocamos nosso conceito feito após 30 anos de pesquisa. Aqui abaixo, deixaremos o teor da última página do livro "Fachwerk - A Estrutura Enxaimel". 
Mesmo que, como arquiteta, destaquemos a estrutura somente na casa, ela pode sim, ser usada em uma ponte, ou em uma máquina, ou móveis, independentemente da função pode-se fazer o uso desta estrutura de madeira. Explicamos:

"Enxaimel definitivamente não é um estilo, não é limitado dentro de um conceito engessado dentro de um recorte de tempo somente, não é “ripa” colada em um parede de alvenaria, não é tecnologia repassada pelos indígenas que viviam no Brasil quando chegaram os pioneiros, não foi construído e usado pelos “colonos” somente, não é coisa velha, não é passado, não é coisa pobre, não é só aquela edificação que tem tijolos à vista, …,.
A casa com a estrutura enxaimel é um dos muitos modelos resultantes de um processo que teve início durante a primeira grande revolução do homem, quando este deixou de ser coletor e caçador e se fixou no solo, tornando-se agricultor a pastor. Homem que domou, segundo Munford, a si mesmo e depois, o meio insalubre que tinha que tirar a sua sobrevivência e construir a sua casa primária com materiais tirados deste meio, o embrião da casa de madeira encaixada, com a presença dos primeiros encaixes.
Enxaimel é uma estrutura de madeira independente das paredes, com toda a complexidades da distribuição de cargas que isto significa e só conseguida nas casas de alvenaria após os experimentos na igreja de Santa Sofia, no século VI e depois evoluído até chegar a leveza dos vitrais das catedrais góticas - o ápice desta revolução na técnica construtiva em alvenaria de pedras. A casa de madeira já apresentava a sua estrutura independente das paredes, 6.000 anos a.C.
A estrutura enxaimel agregou identidade e características diferenciadas às cidades intramuros, e depois às cidades livres assentadas juntos aos rios, na Alemanha, na Europa e também, no Vale do Itajaí e outras regiões do Brasil.
As casas de madeira deste período, possuem estrutura enxaimel.
Ao contrário do que afirmam as pessoas desprovidas de conhecimento, a técnica construtiva nunca deixou de ser construída em solo alemão, por representar uma das expressões culturais máximas - na forma de arquitetura - daquelas cidades e que habita o inconsciente coletivo, há mais de 7.000 anos. As pessoas que guardam este patrimônio no tempo presente e também constroem novos, são descendentes diretos daqueles que iniciaram o embrião desta técnica construtiva no período neolítico e esta foi repassada de uma geração a outra, sempre com o acréscimo de melhorias e novas tecnologias advindas de experimentos práticos. 



Além de ser
uma ponte construída com a técnica construtiva enxaimel, que reporta à sua estrutura de madeira encaixada, foi considerada a maior ponte pênsil de madeira do mundo.
Um patrimônio de
valor imensurável compondo com o rio, a estação ferroviária e com o casario que deveria existir no Centro histórico de Videira. Foi desmontada em 1949, para construir uma ponte de concreto, como se não tivesse outros lugares sobre o Rio do Peixe para fazê-lo. No lugar foi construída uma ponte comum de concreto que se chama, não mais, Luiz Kellermann, mas o nome de um político estadual, de Florianópolis - Ponte Aderbal Ramos da Silva, genro de Carl Hoepcke e assumiu o governo do Estado de Santa Catarina em 26 de março de 1947, pelo Partido Social Democrático.
Fica o registro, pois, que
Videira teve a maior ponte pênsil de madeira, construída com a técnica construtiva enxaimel e a trocou por uma ponte de concreto. 

















Outros tipos de uso da técnica construtiva enxaimel
Enxaimel - Máquina de antigo Moinho - Residência Weege - Pomerode SC
Enxaimel - Iphofen - Alemanha 
Bad Windsheim Alemanha
Antiga tafona, movida a água - Alemanha
Alemanha - cadeira antiga feita a partir do encaixes de madeira
Alemanha - banco antigo feito a partir do encaixes de madeira
Alemanha - Século XIII
Alemanha - Porta que dispensa a dobradiça metálica, pela presença de mancais
de madeira - criando um porta pivotante - Edificação do ano de 1367 .
Mesa com pé de estrutura encaixada.

A definição do Fachwerk - Enxaimel - não é restrito àquele construído em nossa região e não tem relação com o uso ou não do prego de madeira. Este, usado não somente nas edificações, mas também em mobiliários e máquinas feitas de madeira dentro de um período histórico. A definição tem relação à região e ao recorte de tempo. Está relacionado à treliça que dá estabilidade à estrutura, geralmente feita de madeira Angelina Wittmann

Fachwerk é uma Técnica Construtiva e não um estilo.

Um registro para a História!

Leitura Complementar - Para ler: Clicar sobre o título:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”

  Sob revisão...







Nenhum comentário:

Postar um comentário