sábado, 24 de dezembro de 2022

Weinhnachtskonzert - 2022 - Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Alda Niemeyer.
É uma tradição do C.C. 25 de Julho de Blumenau, a confraternização e o encerramento das atividades dos grupos culturais do centro cultural alemão a partir do Weihnachtskonzert - Concerto de Natal.
O evento faz parte do
calendário anual do clube e acontece na segunda 2º feira do mês de dezembro. Este ano aconteceu no dia 12 de dezembro. Nas últimas duas décadas de história, somente não aconteceu no ano de 2020, por conta da pandemia do Covid 19.
A
idealizadora deste evento fixo da agenda anual do C.C. 25 de Julho de Blumenau conta atualmente com 102 anos de vida - a dama do teatro alemão, radioamadora, escritora, tradutora, enfermeira, entre outros feitos dentro da cultura, em dois continentes, pois traduziu livros dos português para o alemão e também, seu berço do teatro, foi dentro da Cruz Vermelha - durante a 2° Guerra Mundial, para entretenimento de soldados feridos - na Alemanha - Alda Niemeyer.
Um momento atrás, a Dona Alda nos contou que o objetivo da criação deste evento da grande confraternização de natal no C. C. 25 de Julho de Blumenau foi o de integrar os grupos culturais e suas famílias dentro de uma grande festa cultural natalina e, simultaneamente, encerrar de maneira festiva, as atividades culturais do ano, no C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Desde a primeira edição do evento, Dona Alda foi a responsável por elaborar o programa apresentado na segunda 2º feira do mês de dezembro junto com Dieter Berner. Hoje não mais. O programa sempre foi e é, apresentado nos idiomas alemão e português. Atualmente Roswitha Ziel faz a apresentação do programa no idioma alemãoDieter Berner apresenta a tradução deste programa - no português.
Roswitha Ziel e Dieter Berner.
Na programação do Weihnachtskonzert  do C. C. 25 de Julho de Blumenau, todos os grupos culturais do centro cultural apresentam algum número relacionado ao natal e ou, com o tema natalino, dentro das tradições dos antepassados.
A noite do Weihnachtskonzert 2022 foi festiva e diferente com  um sabor de reencontros. A edição 2020  não aconteceu e mesmo que tenha acontecido a edição de 2021, esta foi com restrições, em função do isolamento sanitário feito durante a pandemia do Covid 19. 
O Weinhnachtskonzert - 2022, como nas edições anteriores e como um dos objetivos de sua idealizadora - Alda Niemeyer - ocorreu com melodias inúmeras, cheiros, cores, sabores e amizade contando com a presença de famílias inteiras. Especialmente, destacamos a família König, uma das fundadoras do C.C. 25 de Julho de Blumenau e responsável pela manutenção de algumas áreas culturais dentro do centro cultural - nas décadas passadas, principalmente, destacamos a presença de Paulo Heinrich König, que mesmo com 93 anos, se fez presente. Tivemos grande alegria em registrar sua presença.
Paulo Heinrich König - no centro - filho de família fundadora do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Também registramos a presença do Papai e da Mamãe Noel no Weihnachtskonzert 2022. Deixou uma  mensagem aos presentes e até cantou um hino, sem esquecer as crianças que receberam doces. Papai Noel canta muito bem.
Após o término das apresentações dos grupos culturais, da dança ao canto,  do canto de todos os presentes interpretando a melodia do Stille Nacht/Noite Feliz e das homenagens aos coordenadores de cada um dos grupos culturais - todos confraternizaram em torno da grande mesa com quitutes da gastronomia local, composta com a oferta de cada uma das famílias presentes, que trouxeram um prato. Uma autêntica comum união.

As imagens  comunicam...



Herta e Elke Haas - Esposa e filha de Rolf Matias Haas.



Freudesgruppen.

Freudesgruppen.





Na mesa - Aneliese Schwertl - sobrinha de Renate Rossmark e neta de Emil Rossmark.

Ex-presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau - onde
Renate Rossmark  ocupou o cargo de secretária da Diretoria.
Emil Rossmark foi um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau e também, foi quem doou o "chão" para construir a sede  atual - feita na forma de mutirão. O pai de Aneliese Schwertl foi Martin Johann Schwertl, imigrante oriundo do distrito da cidade alemã de Unterfranken - Rödelsee - que se chama Fröhstockheim, lugar de onde também migrou seu avô Emil. Renate Rossmark seguiu os passos do pai e foi uma das grandes incentivadoras das atividades culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau e também foi mecenas. Fez parte da Diretoria de inúmeros presidentes presentes na galeria de Presidentes localizado na entrada do salão.
Galeria do Ex presidentes sempre ficou em local de destaque dentro do grande salão para que seu feitos nunca fossem esquecidos e fossem silenciosamente homenageados pela geração mais jovem que frequenta o centro cultural.




Prosseguindo...
























Dança Sênior 25 de Julho










Coro Masculino Liederkranz.






Manfredo Bubeck - primeiro maestro do Coro Misto - atual Coro Misto Stimmen Des Herzens e também, foi maestro do centenário Coro Masculino Liederkranz. Ao seu lado, Annegrete Von Knoblauch. Seu pai foi um dos primeiros arquitetos de Blumenau e também fundador do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



Freundesgruppen.






































No centro, Ronald Haas, ao lado da irmã Elke Haas Fonseca, da sua mãe e filha.







y



























A mesa

















Herta Elfrieda Haas e Paulo Heinrich König. Ex integrantes do teatro alemão. Reencontros.

Filha e irmã de Paulo Heinrich König.








José Carlos Oechsler e Rose Oechsler, ex - integrantes de grupos culturais. José Carlos Oechsler foi Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, por mais de um mandato, maestro dos dois coros e um dos fundadores de grupo Harmonias Blumenau - também grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Está à frente do Coro Masculino Liederkranz há mais 20 anos, de maneira voluntária e ininterrupta. Foi o idealizador do "Show dos Velhos Camaradas" - grande sucesso na cidade de Blumenau, região, e fora da região. Seria homenageado nesta noite do Weinhnachtskonzert - 2022 pela Câmara de Vereadores - mas  houve um imprevisto. Importante, é que receberá a homenagem - que acontecerá no decorrer de 2023.






Vídeos





Frohe Weihnachten und... 
ein glückliches neues Jahr!


Para acessar imagens de edições anteriores do  Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Weinhnachtskonzert e também, de postagens afins - Clicar sobre os títulos abaixo:
 
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”





























Nenhum comentário:

Postar um comentário