segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Igreja de Presidente Getúlio-SC - Projeto do Arquiteto alemão Dominikus Böhm - Em franco processo de descaracterização

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Presidente Getúlio SC. Fonte: Inventário Patrimônio cultural SC - FCC - uso de materiais retirados da região - característica da arquitetura vernacular. Projeto da década de 1940 - vanguarda.



















Há muito tempo conhecemos a existência da igreja católica Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua Padre Adalberto Orthmann no município de Presidente Getúlio SC. Não porque efetuamos alguma pesquisa no município do Alto Vale, mas porque trata-se do raro exemplar da arquitetura religiosa brasileira com estrutura enxaimel e que simultaneamente, tem em si, a arquitetura expressionista alemã, pois foi construída a partir do projeto do renomado arquiteto alemão  Dominikus Böhm, o mesmo que, junto com o filho Gottfried Böhm, projetou a nova igreja católica de Blumenau. Vale ressaltar que erroneamente existem alguns artigos que mencionam que a Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau foi projetada somente pelo filho Gottfried Böhm.  
O livro do Frei Antônio Francisco Bohn, parte das referências deste artigo, avaliza de que o projeto da Catedral São Paulo Apóstolo é de autoria dos arquitetos Dominikus Böhm e de Gottfried Böhn, como também, é a nossa opinião, esta pautada na análise de datas históricas e também, da obra produzida pelos dois arquitetos, quem apresentam conceitos no que tange criar arquitetura, muito diferentes e também, quanto ao uso de técnicas construtivas e materiais, que também são diferentes. A catedral tem muito do traço e linguagem do arquiteto Dominikus Böhm, que era o proprietário do escritório, onde o filho Gottfried Böhm passou a trabalhar (8 anos somente), após sua formatura de Arquitetura, em München - link no final desta postagem.

"Obedecendo o estilo a linhas modernas, diferentes às das igrejas tradicionais construídas na região, era óbvio que surgissem muitas opiniões a respeito da planta, de autoria dos arquitetos alemães Dominikus e Gottfried Böhm. Inconcebível, para alguns, era a construção de uma torre completamente separada da nave principal. Frei Brás Reuter, pároco e incentivador da obra, chegou a escrever: 'A planta é ousada. É uma construção em estilo moderno, algo novo e diferente. No Brasil, quase somente são conhecidas igrejas em estilos colonial e gótico. A impressão colhida entre o povo diverge muito'." BOHN. 

Obras na igreja católica de Presidente Getúlio. Ano 2022.  Imaginem
se fizessem a mesma  coisa na Catedral de Blumenau.  As reflexões
deveriam ser as mesmas, ou mais severas em  Presidente Getúlio,
uma vez que se trata de uma tipologia enxaimel.
A igreja católica de Presidente Getúlio foi uma obra do arquiteto Dominikus Böhm, conhecido internacionalmente. Esta foi construída entre as décadas de 1940 e 1950, anterior a outra obra sua, a catedral de Blumenau, em pelo menos 5 anos
Mencionamos o verbo no "passado", porque a igreja se encontra em obras, em franco processo de transformação, recebendo uma "maquiagem" que lembra o neoclássico, sendo que a obra de Domenikus Böhm vem recebendo camadas de argamassa, revestimentos cerâmicos, modelagens, tornado-a irreconhecível mediante a intensão do arquiteto. Também salientamos que a igreja de Presidente Getúlio é mais uma das tipologias construída com a técnica construtiva enxaimel, onde erroneamente, mais uma vez, apresentavam-se ser somente a igreja de Benedito Novo a única tipologia enxaimel do Brasil, por apresentar tijolos maciços aparentes como também, a madeira estrutural. Existem muitas igrejas construídas com a técnica construtiva enxaimel, inclusive a igreja católica Nossa Senhora do Rosário, no Brasil. 
Mas quem foi o  arquiteto  Dominikus Böhm?

O Arquiteto da Igreja Nossa Senhora do Rosário -  Dominikus Böhm

Arquiteto Dominikus Böhm.
Dominikus Böhm foi filho de arquiteto, pai de arquiteto e avô de arquiteto. Nasceu no dia 23 de outubro de 1880, na cidade de Jettingen - Baden-Würtenberg, Alemanha (Pertinho da cidade de origem da família Wittmann). 
Jettingen.
Estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Augsburg e se formou em 1900. Lecionou entre os anos de 1908 até 1926 na Hochschule für Gestaltung Offenbach. Foi ouvinte de palestras do Theodor Fischer na Universidade de Stuttgart. Construiu igrejas em Colônia, na Região de Ruhr - Suábia e Hesse. Foi um dos principais arquitetos e nomes da arquitetura Backsteinexpressionismus
Backsteinexpressionismus.
Backsteinexpressionismus.

arquitetura Backsteinexpressionismus é uma arquitetura que utiliza tijolos maciços, pedras, telhas como o principal material na construção visível de um edifício - ou aparentes. Esta arquitetura foi construída, principalmente na década de 1920 caracterizando uma linguagem e identidade próprias desta região da Alemanha. Também foi muito usado no norte da Alemanha e na região de Ruhr. Lembramos o Seminário de Corupá e também, da Prefeitura de Berlin. O Seminário de Corupá foi construído por padres, que provavelmente tiveram contato com a arquitetura Backsteinexpressionismus na Alemanha - Eram padres oriundos daquele país.
Seminário de Corupá - SC.

Para ler mais sobre o Seminário - Clicar sobre o título: Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita

Igreja de Presidente Getúlio SC - lateral.
As janelas não são originais - lado do sol.
Dominikus Böhm oportunizou os novos materiais e técnicas modernas para os projetos de seus edifícios e igrejas. Desconstruiu a forma e tipologias conhecidas de igreja a sua forma pura e essencial, com iluminação do altar, este com sofisticado, inédito e arrojado design. Ousou usar composição de materiais jamais experimentados, materiais comuns somente em arquitetura vernacular e passou a experimentá-los com materiais usados nas arquitetaras modernas, o que aconteceu também na igreja católica de Presidente Getúlio.

A mesma linguagem e monumentalidade da Catedral São Paulo Apóstolo - outra obra do arquiteto Dominikus Böhm

Monumentalidade.

Criou uma nova "imagem" para uma igreja - repaginada e moderna, muitas vezes usando materiais do local. Principalmente na Alemanha - onde construíam suas igrejas dentro da linguagem do neogótico. Isto também aconteceu em colônias alemãs na América e no Vale do Itajaí.
Dominikus Böhm tirava partido e efeitos a partir do uso da luz, tal qual como os construtores medievais faziam em suas igrejas edificadas com materiais retirados do entorno - materiais naturais, junto com novos materiais  e com o uso de novas tecnologiasUsou a luz como parte da construção e como parte da liturgia - ComunicandoO arquiteto tirou partido da linguagem da arquitetura e a influência de seu espaço nas pessoas, a influência do ambiente lúdico da igreja através de sensações e percepções no homem que estava no espaço, como também acontecia a partir dos espaços das catedrais góticas e seus multicoloridos vitrais. Para isto, usava a elementos antigos com a forma da basílica romana (construção oficial romana -Tribunal, Fórun e feira) adotada pelos cristãos romanos convertidos ao cristianismo - para seu templo - ou igreja. Na igreja de Presidente Getúlio SC, percebemos também, uma sintonia com a arquitetura colonial brasileira através da presença marcante das quatro águas dotadas de beirais e mesmo, que com estrutura em enxaimel e seus fechamentos feito em taipa, usada na arquitetura do imigrante alemão também. Fez conversar dois veios culturais representada na arquitetura.
As igrejas de Dominikus Böhm geralmente eram  monumentais, com linhas simples e com a valorização central do altar como pode ser observado na igreja católica de Presidente Getúlio/SC- através de seu grande pé-direito e a pureza do altar  -  forma e materiais.
Igreja de Presidente Getúlio na Capa da Revista Blumenau em Cadernos, Tomo 56, N° 3 - maio/junho de 2015. Visível na foto -  materiais como madeira (3 pilares de canela), estrutura enxaimel, taipa e pedra. Projeto da década de 1940.
Outra característica de suas obras religiosas e que também está presente em sua obra de Presidente Getúlio e de Blumenau, são os vitrais. Este elemento, muito usado nas catedrais góticas - na idade média e depois, não mais usado no período da renascençafoi resgatado como forte elemento cultural e de identidade. Os vitrais tinham um espaço muito importante na arquitetura religiosa de Dominikus Böhm e era uma de suas paixões. Antes de desenhar os vitrais da Igreja de São Paulo Apóstolo - de Blumenau, desenhou os vitrais da Igreja do Espírito Santo - Brunswick-Lehndorf, em 1952. 
 Igreja Nossa Senhora do Rosário - Presidente Getúlio-SC

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Parte de seu legado está exposto no Museu Alemão de Arquitetura (Frankfurt).
Croqui  original, perspectiva interna da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Fonte: NOLL;ODEBRECHT

Imaginem se a comunidade católica de Blumenau resolvesse concretizar um altar semelhante, com as mesmas características da igreja de Presidente Getúlio?
Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Obra acabada - Foto 2016. Arquitetura limpa, clean com linhas retas. Não tem espaço para o fachadismo dotada com as característica do eclético e do neoclássico.

Igreja católica Presidente Getúlio SC. O altar apresenta a mesma simplicidade de forma do altar da Catedral de Blumenau - usando os mesmos materiais. Piso de pedra retirada da região pela mão de obra voluntária da comunidade.
Sua obra em  Presidente Getúlio, sob nosso ponto de vista profissional, é uma homenagem à arquitetura brasileira vernacular, dotada de elementos que reportam ao volume da casa grande e aos materiais presentes na região onde foi construída, com a técnica construtiva dos pioneiros - o enxaimel. Sua volumetria apresenta uma arquitetura limpa de rebuscamentos presentes na arquitetura da época de sua construção, destacando o uso de linhas retas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Presidente Getúlio SC

Pedra retirada da região através de mão de obra voluntária da comunidade.

Localização

Igreja Nossa Senhora do Rosário - as janelas do campanário
 eram abertas.
A igreja Nossa Senhora do Rosário está localizada no município de Presidente Getúlio/SC, na Rua Padre Adalberto Orthmann,  em um elevado em relação à centralidade da cidade, próxima  ao cemitério da comunidade, o Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora e a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José Fraternidade Maria Auxiliadora, fazendo parte do conjunto, com a diferença que está no terreno mais abaixo, encontra-se o salão paroquial.


Um pouco de História da comunidade católica e o início da obras

Em 22 de fevereiro de 1905 iniciou as atividades da comunidade católica de Presidente Getúlio, nesta época conhecido como Hammônia. A primeira igreja foi inaugurada em 10 de outubro de 1909, pelo Padre Hoettges, de Rodeio. Estava localizada onde atualmente está o salão paroquial - Rua Getúlio Vargas. Em 15 de junho de 1930 a comunidade católica foi elevada à paróquia, quando foi erigido e canonicamente instituído na Diocese, o novo Curato de Nova Breslau, tendo por padroeira Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, administrada pelos padres salesianos. O bispo da Diocese foi Dom Pio de Freitas e o  primeiro vigário foi o Padre Franz Eigmann.
O Padre Franz Eigmann foi nomeado em 15 de junho de 1930 e sua posse ocorreu em 6 de julho do mesmo ano. A ata de posse foi assinada pelo Padre Paulo Hesse, pelo vigário empossado e pelas testemunhas José Wilhelm e Henrique Oliani, o mesmo da construção da igreja projetada por Böhm.
A segunda igreja católica foi construída por volta do ano de 1924, mais ou menos no mesmo local onde hoje está  localizada a Igreja Matriz projetada por Dominikus Böhm. A igreja tinha as dimensões de 10 por 22 metros. A última missa celebrada em seu ambiente aconteceu em 22 de maio de 1949. No dia seguinte, iniciou sua demolição para dar lugar a construção da atual. 
Em 3 de novembro de 1948 começaram os trabalhos dos cantoneiros nas pedreiras e em 9 de novembro do mesmo ano, as famílias distribuídas em 18 turmas, com quatro carroças, cada uma, começaram a puxar as pedras para o local onde seria construída a nova igreja, cujo projeto foi assinado por Dominikus Böhm. Algumas destas pedras, trazidas com tanto sacrifício e esforço pela comunidade e presente no piso da igreja estão sendo cobertas, sem qualquer reflexão, neste momento.
Obras atuais - julho de 2022 - acontecendo na igreja Nossa Senhora do Rosário - projeta por Dominikus Böhm. Presidente Getúlio SC.


Em 12 de dezembro de 1948, a comunidade se reuniu para resolver questões da construção e debater os os métodos da execução. Decidiram que seria construída no mesmo local da igreja anterior, com frente para a rua e voltada em direção à residência de Rudolfo Maas. Em 20 de dezembro as turmas começaram a puxar a areia. Em 25 de maio de 1949, foi dado inicio as escavações da terra para o fundamento e no dia 30 de maio foram colocados os alicerces - fundamento, pelo lado da torre. Os pedreiros e voluntários estavam sob a coordenação do engenheiro João Wiesentainer.
Em 1950, a Paróquia de Presidente Getúlio abrangia todo o Município de Ibirama, com exceção de três capelas: Alto Krauel, Serra do Pinhal e Catanhara. Estas capelas foram desmembradas em 25 de março de 1947 e integradas a nova Paróquia de Ribeirão Grande que foi criada na mesma data. Nesta época, além da Igreja Matriz, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário era composta pela igreja Santo Huberto de Ibirama, fundada em 1935 e 24 capelas distribuídas pelo interior. O número de fiéis girava em torno de 7.500, a maioria descendentes de alemães e italianos.
A bênção da pedra fundamental da igreja Nossa senhora do Rosário aconteceu em 24 de setembro de 1949. Mas é bom lembrar que o trabalhos iniciaram muito antes. Em 17 de outubro de 1949, aconteceu o início da colocação dos alicerces da sacristia. No final de 1949, os serviços da construção foram paralisados, em função dos serviços nas plantações. A comunidade precisava de uma folga para colocarem em dia as suas plantações, largaram tudo para trabalhar voluntariamente na construção da igreja.
A Paróquia de Ibirama foi criada em 25 de novembro de 1950 e instalada em 10 de dezembro do mesmo ano, desmembrada da paróquia de Presidente Getúlio. Registre-se, ainda que em 1º de janeiro de 1944, foi criada a Paróquia São Sebastião, de José Boiteux e em 3 de fevereiro de 1968, a Paróquia Cristo Rei de Dona Emma. As duas paróquias também foram desmembradas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Presidente Getúlio. Com isto, obra se prolongou mediantes estes a acontecimentos. Eram muitas as dificuldades.

Arquitetura da nova igreja e Matriz

A terceira e atual igreja católica - Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Presidente Getúlio foi construída entre os anos de 1949/1954. Em 1956, a antiga igreja católica de Blumenau estava sendo demolida para a execução do projeto dos Böhm, sendo a igreja de Blumenau inaugurada em 1958.
A igreja Nossa Senhora do Rosário e o entorno - Presidente Getúlio SC.


O arquiteto, ao criar o espaço da igreja de Presidente Getúlio, observou não somente a adequação da escala do edifício ao uso e à escala do homem, proporções e estética, como também, observou esta, em harmonia como com a escala da cidade, respeitando a topografia do terreno, a qual é relevante para a situação e espacialização do edifício no terreno e também, no entorno imediato. 
O arquiteto colocou um alpendre sobre a porta, utilizando a proporção grega - conhecida com o proporção áurea, sustentado por três colunas de canela preta, e a parede lateral desprovida de janelas - criando um átrio. Observando o projeto, ao contrário, a outra parede lateral, onde há a maior incidência de sombra, mas inclinada ao Sul, a parede contém a presença de muitas janelas e o volume que representa o campanário - este contribuindo para a estabilidade do alpendre/átrio e o equilíbrio visual. 
A construção da igreja foi resultado de mais um mutirão da comunidade, que a construiu para substituir a igreja menor, construída em 1924. Os responsáveis pela obra eram as lideranças locais conhecidos como Hipler, com auxílio de Henrique Oliani. Entre os principais materiais usados na obra estão relacionados: a areia - oriunda do Rio do Índios. Os tijolos foram fabricados em Presidente Getúlio e na região. As colunas de madeira, canela, total de três, foram trazidos da Serra do Mirador, da propriedade de Érico Beduschi e foi falquejada por João Venceslau.  O filho de Oliani foi o responsável pela execução do muro e das pavimentações. Todo este trabalho teve auxílio de toda a comunidade, através da mão de obra necessária. As pessoas deixaram de cuidar de suas plantações para estar presente no mutirão de construção da igreja - no final de 1949, foi efetuada uma pausa estratégica para cuidar da roça.
O arquiteto previu, através da "leitura" do projeto, de que se não houvessem aberturas na parte que receberia mais insolação - haveria maior conforto térmico. O projeto não foi respeitado. Foi executada  parede munida de janelas, e não somente isto. Construíram janelas com arcos plenos, destoando totalmente da arquitetura original apresentada. Em breve - fotografias.
Também foi mudada a planta baixa da igreja de "L" para "T", ampliado o espaço - lado direito do altar, criando  ambiente para receber os sanitários. (Em breve - fotografias) . Também, na fachada do lado direito, foi encoberto com construção nova, o que seria as aberturas da igreja. Foram construídos dois pavimentos a mais que não existiam no projeto original  de Böhm.


Estrutura Enxaimel revestido com Taipa 

A estrutura original da igreja, mesmo com um proposta moderna, talvez por falta de mão de obra, ou talvez pela proposta de alvenaria vernacular - originalmente foi construída com a técnica construtiva enxaimel e com fechamentos feitos com taipa rebocada. 
Durante o processo de ampliação foi detectado a presença da estrutura enxaimel, que tecnicamente jamais deveria ter sido mexido, pela própria estabilidade estrutural da igreja.

Acesso ao Campanário

O arquiteto idealizou uma
escada de acesso ao campanário, no entanto, ao contrário de ser executado no interior da igreja em madeira, esta foi executado no ambiente do alpendre/átrio, impactando o conjunto final.

Vitrais

Os grandes quadros frontais respeitando as proporções áreas foram substituídos por vitrais, adquiridos pela comunidade posteriormente, com desenho que seguem motivos simples - ao contrário dos vitrais existente nas laterais da igreja, dotados de desenhos geométricos com aspectos da linguagem modernista, semelhantes ao existente na catedral de Blumenau.
Vitrais frontais - atual.

Os vitrais originais são semelhantes aqueles localizados nas janelas basculantes do coro da catedral de São Paulo Apóstolo - Blumenau.
Vitrais laterais - Atual.

Vitrais localizados nas janelas basculantes do coro da
catedral de São Paulo Apóstolo - Blumenau - obra do mesmo arquiteto
Igreja Presidente Getúlio - Registros - 4 de setembro de 2022
Vitrais laterais





O Campanário

Sua volumetria está localizado separadamente do corpo principal da igreja e fornece sustentação visual ao átrio juntamente com as três colunas de madeira feitas de canela maciça. O grande painel cerâmica presente na fachada frontal do campanário, onde ilustra a paisagem da cidade junto com a imagem da padroeira, foi colocado no local somente em 9 de maio de 1982. Novamente a escada externa quebra a harmonia do conjunto desejada pelo arquiteto, fazendo uso inclusive das proporções áureas. Atualmente o interior do campanário é um depósito.
O Piso

Originalmente concebido com pedras retiradas da região. Em 2022, estão sendo cobertas com argamassa de cimento e revestimento cerâmico.

Cobertura

Telhas planas, germânicas ou "rabo de castor" -  cerâmicas, com estrutura de madeira.




Outros Detalhes

Área do terreno: 19.985,90m2
Área da igreja: 981,00m2

Descaracterização espacial interna do projeto de Dominikus Böhm

Essa pesquisa não se encerra aqui. Terá continuidade, não, para impedir o que já teve início em 29 de novembro de 2021. Mas para deixar o registro para a história e para as futuras gerações, que apreciarão saber o que aconteceu com a igreja da comunidade que participou dos processos de sua construção com suas próprias mãos e tal como citamos nomes do passado aqui neste artigo, faremos agora.
As obras de "revitalização" da parte interna da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário tiveram início em em 21 de novembro, de acordo com os processos técnicos disponíveis nos órgãos competentes deste período histórico.


Demolição do painel de madeira, imbuia. Sem conhecimento do  paradeiro do mesmo, que tinha a bandeira do Brasil representada em marchetaria. O painel substituiu uma cortina provisória que permaneceu no local por algum tempo e cuja presença também já foi citada para desmerecer este conjunto, que apresenta características da obra internacional do arquiteto alemão Dominikus Böhm.

Estilo com muitos elementos clássico destoante do estilo original da igreja projetada por Dominikus Böhm - "colagem" de um projeto existente. Resultado Kitch e fake





Em 4 de setembro de 2022.
Em 4 de setembro de 2022 - púlpito já descaracterizado.

A comunidade que construiu a igreja foi informada sobre a descaracterização do altar através de um desenho em duas dimensões, desprovido de detalhamento e memorial descritivo, fixado no mural da igreja e outro, no altar.
A Descaracterização da obra de Dominikus Böhm   é a execução de um projeto existente - Plágio










 

Depoimento técnico 
Um arquiteto consciente que acompanhou as movimentações e narra os fatos - registros para a História.
"Em 2007 fui procurado pela primeira vez pelo presidente do CPC da comunidade de Presidente Getúlio, com o intuito de explicar ao Padre da época e ao presidente, sobre o projeto original.
Nesta época  constatamos que a pia batismal estava no lugar errado, pois se encontrava no altar da igreja, assim foi mudada para  o espaço sob a torre dos sinos, também foi reaberta a passagem entre este espaço e o corpo da igreja, que por algum motivo foi fechado com alvenaria. 
Neste período o espaço do coro, que estava fechado por um tampão feito de lambri, foi também reaberto.
A intensão do presidente da época e do padre era tentar restaurar a igreja. Foi solicitado ao bispo, o acesso da pedra fundamental da igreja, como de costume eram onde eram colocados os projetos originais, mas, foi negado.
A igreja na época possuía algumas partes do projetos arquitetônico como planta baixa, vistas laterais, croqui da estrutura enxaimel de vão de 15m, detalhes da fonte localizada em frente a igreja e esboço de uma porta que dividiria o corpo da igreja com o espaço sob a torre.
Anos antes ou logo após intervir, quando fizeram o anexo sobre os banheiros, não consegui parar a obra, Mas, consegui convencer os pedreiros a não estragarem a estrutura original, feita em taipa de madeira e pedra.
Após esses atos muitas pessoas ligadas a igreja sabiam que eu era um defensor voraz do edifício da Igreja. Alguns presidentes me procuravam para pedir conselho ou eu mesmo tentava mostrar a importância arquitetônica do edifício. Neste período me ligou o Professor da FURB João Francisco Noll para ver a possibilidade de eu guiar uma visita as dependências da igreja. Através desta visita descobri a autor do projeto e sua importância na arquitetura religiosa.
Em 2020, no mês de janeiro, fiquei sabendo através do presidente da CPC que o padre queria reformar o altar.
Na época um escritório de Florianópolis especializado em reformas de igreja foi contratado, por intermédia de uma Irmã do Hospital. Fui conversar com a Irmã da importância do edifício, tomei conhecimento que nem o arquiteto contratado não sabia da importância do edifício e do altar, para ambos um ALTAR POBRE, inacabado.
Depois de muitas discussões e o presidente da CPC se negar de fazer a obra, vencemos essa batalha.
2020 a 2021 chega um novo Padre e tem uma no diretoria do CPC. Por indicação de uma colega de profissão fui conversar com o Padre, falei da importância do edifício, mais uma vez. Também procurei a nova diretoria da CPC, na qual eu fiz o mesmo expliquei a importância com a apresentação de uma matéria da Revista Vitruvius. Disse para ambos que estaria a disposição para qualquer esclarecimento.  Infelizmente desta vez não fui ouvido.
Em 2022, um dos dia mais tristes da minha carreira de arquiteto.
 Apenas dois anos após...
Dia 25 de janeiro, entro na Igreja após ter ido em um velório, quando me deparo com uma mega obra de reforma do altar, o painel de madeira, nem vestígios. Deparo-me com uma replica de um altar romano de arquitetura duvidosa descaracterizando toda a arquitetura aplicada em 1953, limpeza do espaço, simplicidade. Arquiteto

Palavras do
Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário censurando aqueles que tentaram defender o patrimônio histórico cultural de Presidente Getúlio, de Santa Catarina e do Brasil, no sermão no meio da missa. Em foco, uma igreja projetada na década de 1940 pelo arquiteto alemão Dominikus Böhm e construída pela comunidade da época, com características modernistas, porém, com o aspecto vernacular e com estrutura enxaimel  fechada com taipa. 
O arquiteto definiu o mobiliário com detalhes característicos, dotado com semelhança, dentro de uma escala maior, com elementos presentes na Catedral de São Paulo Apóstolo, de Blumenau, também projeto de Böhm. Mas a igreja de Blumenau, diferentemente, não é uma tipologia enxaimel, sendo esta de Presidente Getúlio, muito original. Questão que nada tem a ver com fé e religião mencionados com voz contida e estudada pelo religioso que fala - vídeo abaixo - no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Os maiores mecenas e entendidos de arte de períodos históricos relevantes passados, dentro da História da Arte e da Civilização,  da boa arte e com gosto que não seja duvidoso, por séculos, estavam presentes no ambiente da Igreja Católica Apostólica Romana
O belo é relativo. Este foi o resultado do decorativismo colocado na obra de Domenikus Böhm do município de Presidente Getúlio SC.


Um Registro para a História!


Fomos até o local e constatamos que nem as colunas originais existem mais. São elementos metálicos com revestimento texturizado.
Pilares metálicos no lugar dos originais em madeira.








Em setembro de 2022, contatamos que as colunas originais de madeira foram trocadas por tubos metálicos pintados.


Escada que dá acesso ao campanário compromete o conjunto e não fazia parte do projeto original.


Imagens feitas em 4 de setembro de 2022 
Madeira encaixada.

Madeira encaixada.


Acesso original do projeto de Böhm, ao campanário.

Presença de proporções áureas.



Elementos com pedras da região, característica do arquiteto.

Contrastes destoante a partir da nova intervenção efetuado pela pároco atual - 2022.



Pilares metálicos no lugar de três elementos de madeira - canela preta - originais do projeto.





Escada externa, competindo com a harmonia do conjunto da fachada - composição idealizada por Böhm.



Referências

BOHN, Antônio Francisco. Diocese de Blumenau diocese do amor. Blumenau: Três de Maio, 2001. 221p. il.

Inventário do Patrimônio Cultural de Santa Catarina. Fundação Catarinense de Cultura - FCC. Diretoria de Patrimônio Cultural. Presidente Getúlio - Igreja Católica Nossa Senhora do Rosário. Pesquisadores: Ana Paula, Adriana, Clóvis.

NOLL, João Francisco; OLIVEIRA, Joana Neli; ANZINI,Milena. Dominikus Böhm, o arquiteto alemão condecorado  pelo Papa Pio XII, no Vale do Itajaí. Blumenau em Cadernos. Tomo 56, N° 3. p, 1-128, maio/junho 2015.

NOLL, João Francisco; ODEBRECHT, Silvia. Gottfried Böhm e sua obra no Brasil. Entrevista Vitruvius. 057.02, ano 15, jan. 2014. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/15.057/5013?page=2. Acesso: 05/03/2022.

WIESE, Harry. De Neu-Zürich a Presidente Getúlio - Uma História de Sucesso. 2° edição Editora Gráfica Vale do norte Ltda. Presidente Getúlio, 2004.

WITTMANN, Angelina. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm. 27 de janeiro de 2016. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2016/01/arquitetura-catedral-sao-paulo-apostolo.html  

WITTMANN, Angelina. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais. 11 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/02/orgao-da-catedral-sao-paulo-apostolo-de.html


Leitura Complementar - Clicar sobre o título: 
  1. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  2. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais.
  3. Encontro na Igreja São Paulo Apóstolo - Congresso Mariano Regional - 1950 - Em Comemoração do Ano Santo e do Primeiro Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC
  4. NATAL 2020 - Projeção Mapeada no Campanário da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
  5. Um pouco do Aachener Domchor - Da catedral de Aachen para a catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
  6. Arquitetura - Igreja Matriz São Luiz Gonzaga - Brusque - Projeto Gottfried Böhm
  7. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau
  8. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)










Nenhum comentário:

Postar um comentário