Em 9 de dezembro de 2022 o centenário coro fundado por Rudolf Damm, em maio de 1909, fez seu tradicional jantar de encerramento das atividades, com suas famílias. Neste ano de 2022 o evento aconteceu no Restaurante Heimat - do centro cultural. Os cantores receberam a nova edição do caneco que relembra o famoso show interpretado pelo coro nas festas regionais o "Show dos Velhos Camaradas".
Para relembrar, um pouco da história deste tradicional coro.
O Coro Masculino Liederkranz como mencionado, foi fundado em maio de 1909 e desde então, mantém a tradição do canto coral masculino na região. Abaixo a primeira bandeira com data de 1909 entre outras lembranças de passagens históricas. Foi feita uma réplica da bandeira histórica, a qual é usada durante encontro de corais e eventos culturais pelo coro. Atualmente conta com 35 cantores. São eles:
Bandeira de 1909. |
- Ademir Koch
- Agostinho Oechsler
- Alfredo W. Schssland
- Alírio Schmitz
- Antônio C. Deschamps
- Aoron Beyer
- Arthur Schulze
- Augusto Besen Barg
- Carlos H. Buechler
- Carlos H. Sedlacek
- Christopher J. Voigt
- Clay Juliano Schulze
- Daniel Wachholz
- Edson Wruck
- Evandro M. N. Muller
- Hubert Kriger
- Horst Holetz
- Ingo Gehrke
- Ivo Selbmann
- Jonas Reiter
- Lothar Klemz
- Luiz Oechsler
- Márcio Vogel
- Marco A. Rebello
- Marcos Schroeder
- Maurício Grasmück
- Nivaldo Klützke
- Oswin Reistenbasch
- Renê Korte
- Roberto O. Wittmann
- Theo J. Almeida
- Werner Frischknecht
- Wilson Schade
- Vilmo Hinsching
- José Carlos Oechsler
- Hans Jürgen Jopp
A nova réplica. |
Tudo começou, no carnaval de 1909, quando um grupo de amigos, amadores do canto na cidade de Blumenau, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. O grupo teve um entusiasta e motivador, que também foi seu idealizador e estudando o perfil desta personalidade história foi que nos fez descobrir esta história pretérita deste grupo de música coral masculina na cidade de Blumenau - existente desde 1909.
Sociedade de canto, era assim que chamavam um grupo de cantores naquela época. O primeiro nome do coro masculino foi "Club Unter Uns" (Clube entre nós). Tudo foi oficializado na assembléia do dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Padaria e Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da “Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco.
Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Rudolf Damm convenceu Ricardo Max Grothe a ocupar o cargo da primeira Presidência da sociedade de cantores e ele próprio, Rudolf Damm, ocupou o cargo de Secretário, lavrando a ata da primeira reunião - de fundação do coro masculino.
O estatuto do coro masculino foi registrado no dia 29 de julho de 1909 no livro A-1, folha 3.
Padaria e Confeitaria S. Katz. Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth. |
A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo.
O idealizador e quem criou o centenário Coro Masculino Liederkranz, que atualmente ensaia no C.C. 25 de Julho de Blumenau - foi, além de cantor - professor (Diretor da Escola Alemã), compositor, tradutor, jornalista e poeta. Rudolf Damm nasceu em Dresden e residia em Blumenau desde 1888.
O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909 - Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz |
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian na revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.
O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
- Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
- Carl Flesch;
- Josef Schwartz;
- Josef Teichmann;
- Ernst Drawin;
- Kurt Boettner e
- Heinz Geyer;
- Manfredo Bubeck;
- Werner Arnhold;
- Telmo Locatelli;
- Antônio Simplício Müller (1985/1986);
- Franz Back;
- Avelino Korbes;
- Erwin Knaesel - 20 anos;
- José Carlos Oechsler (Atual)
- Ricardo Max Grothe;
- Richard Meyer;
- Luwig Reinhardt e
- Franz Becker.
Essa história foi publicada e pesquisada por Frederico Kilian no fascículo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959, cujo presidente por muitos anos, foi o coralista do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reinstenbach.
Oswin Reinstenbach. |
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Acervo de Alfredo Schossland - Coralista do Coro Masculino Liederkranz - Friderike era sua mãe. Para ler sobre - Clicar em: Alfredo Werner Schossland |
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes - Grupo Antigamente Blumenau - Kellermann. |
Coro Masculino Liederkranz - primeira apresentação no C.C. 25 de Julho de Blumenau - Natal de 1962. |
O Coro Masculino Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente e procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã de Blumenau. Foi oficializada a nova formação do coro no formato de idealizado por Rudol Damm e com isto, a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emil Rossmark. Como primeiro maestro regente foi empossado o Eugen Seelbach. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder, pela primeira vez.
Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1968. |
Manfredo Bubeck. |
Nos anos de 1985 e 1986, o regente do Coro Masculino Liederkranz - foi o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o Maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis. O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência de Manfredo Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Erwin Knäsel.
Em 2001, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz. José Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do "Show dos Velhos Camaradas" também chamado de Alte Kameraden Treff., no Oktoberfest Blumenau, que fizemos o registro da primeira apresentação, em 2010.
Maestro Antônio Simplício Müller visitando o C.C. 25 de Julho de Blumenau em 2017. |
Coro Masculino Liederkranz - formação no ano de 2009 - Um ano antes de estrear o Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau. |
Camisa usada por muitos no ano de estreia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz. |
Momentos do encerramento do Coro Masculino Liederkranz - Ano 2022
Caneco novo - arte de Daniel Wachholz - à direita. |
É período de Natal!
Reencontro para ensaio, em 2023.
Reencontro para ensaio, em 2023.
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”
Sob Revisão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário