quarta-feira, 29 de março de 2023

Os vizinhos dos Rohkohl no Palmenalle - Família Zittlow e a professora de piano Jutti Baumgarten - Por Elisabeth Derschum

Localizada ao lado da Deutscheschule, mais ou menos onde hoje está a biblioteca Municipal de Blumenau.
Observando a casa da família Schwarzer/Rohkohl/Dietrich - a mais antiga edificação histórica do Vale do Itajaí (1858), Elisabeth Derschum, um pessoa que acompanha assiduamente nosso trabalho, comentou conosco sobre as pessoas que eram vizinhos destas famílias, destacando, a família Zittlow   e a professora de piano Jutti Baumgartem.
Residência dos Schwarzer/Rohkohl/Dietrich - Stadtplatz da Colônia Blumenau.
Elisabeth Derschum nos contou que ao lado dessa casa da residência dos Schwarzer/Rohkohl/Dietrich, entre eles, residência do engenheiro Otto Rohkohl, estava a residência do, também engenheiro, August Zittlow e de sua esposa Anna Zittlow.
August Zittlow nasceu em Lippstadt, Vestfalia, atual Alemanha, em 1855 e fez seus estudos primários em Bielefeld. Com 17 anos, em 1873, migrou para o Brasil. Foi ajudante de agrimensor na Serra do Oratório, em Laguna, Tubarão, Rio do Braço, etc. Em 1874 foi nomeado Inspetor de Linhas Telegráficas, onde também atuou como Agrimensor. Participou da equipe de Emil Odebrecht e sua equipe, em 1883. Em 1885 se casou com Anna Repsold, que era da família da esposa de Hermann Blumenau. 
Fonte: Livro Colônia Blumenau
Em 1893, August Zittlow trabalhou na construção da Linha Telegráfica entre Blumenau e Lages. Entre os anos de 1915 e 1935 foi Presidente da Sociedade Teatral Frohsinn. Entre os anos de 1921e 1925, dirigiu a Schutzenverein. Sua esposa Anna Zittlow era pianista e nasceu em 1856, na Prússia. O casal teve duas filhas: Erika Christine Eugenie Marie Zittlow (1886–1975) e Gertrud Luise Alexandra Zittlow (1888– -)
Erika se casou com Luís Franz Ferdinand Altenburg em 1° de setembro de 1906 - conhecido como Ferdinand Altenburg - em português, Fernando Altenburg. Em 2 de março de 1926, Erika Altenburg ficou viúva com três filhas: Ruth Ingeborg Altenburg (1909–1984), Edith Felicitas Altenburg (1912–1963)  e Erika Altenburg. A viúva e suas filhas foram residir na residência de seus pais, August e Anna Sittlow. 
Elisabeth Derschum, que nos apresentou esta história e acompanha nosso trabalho, nasceu em maio de 1928, lembra que quando ia a Igreja Luterana Centro - Espirito Santo, Blumenau, ou no cemitério com sua mãe, sempre os cumprimentava a família Sittlow e esta, tinha amizade com os Rohkohl. Otto Rohkohl também foi engenheiro e o primeiro diretor da ferrovia EFSC




Mesa de Skat, comum lazer entre os senhores da Colônia Blumenau. Geralmente a mesa era composta por três jogadores.


Os nominados na fotografia eram vizinhos na Palmenallee. Anna era solteira.



Material de música de  Anna Zittlow e de Jutti Baumgarten
A Professora de Piano Jutti Baumgarten residia com as irmãs na frente da residência do Rohkohl - no Palmenalle - Rua das Palmeiras - Stadtplatz.
Elisabeth Derschum também nos falou sobre a professora de piano Jutti Baumgarten, mencionando que esta foi professora de piano de mais da metade dos jovens de Blumenau, na época, início do século XX. Também foi sua aluna de piano. Elisabeth nos enviou  imagens das páginas das brochuras de partituras que a professora de piano usava em suas aulas. Derschum as guarda há mais de 80 anos e mencionou que já eram muito usadas no tempo anterior aos seus estudos, portanto têm aproximadamente 100 anos.
A professora de piano Jutti Baumgarten foi uma referência na cidade de Blumenau.  Quando solteira, residia com duas irmãs na "Palmenallee" - Stadtplatz da Colônia Blumenau, na frente da casa da família Rohkohl. De acordo com o depoimento de Elisabeth, na Palmenallee, todos se conheciam e mantinham boas relações.


Casa Schawazer/Rohkohl/Dietrich - Residência em enxaimel mais antiga do Vale do Itajaí. A Biblioteca Pública de Blumenau está localizada no local onde estava a residência dos Zittlow.

Ruas Palmeiras - Palmenallee, em 2021.
Material de música que pertenceu a Anna Zittlow e está guardado por Elisabeth Derschum.









Enfim, é isto que eu tinha para lhe mostrar. Não sei se corresponde a suas pesquisas.  Tenho mais volumes encadernados com obras clássicas  Gosto muito de história e quando você menciona fatos do "meu tempo", meu baú de memórias se abre e as lembranças saltam. Logo farei 95 anos, se Deus o permitir.  Muito sucesso e satisfação para você nesta empreitada interessante que você escolheu. Elisabeth Derschum, em 4 de março de 2023.

Um registro para a História.

Referências

  • DEEKE, José. Traçado dos primeiros lotes Coloniais da Colônia Blumenau. 1864. In: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Colônia Blumenau. Mapas.
  • GERLACH, Gilberto Schmidt. Colônia Blumenau no Sul do Brasil – São José: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.
  • ODREBRECHT, Rolf. Cartas de família: ensaio biográfico de Emil Odebrecht e ensaio biográfico de seu filho Oswaldo Odebrecht Sênior. Blumenau: Ed. do Autor, 2006. 576 p. il.; 28x31cm.
  • WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig, Verlag von Friedrich Engelmann, 1907. 
Leituras Complementares - clicar sobre o link escolhido:

Sob Revisão!

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Agenda:
  • Em 14 de abril, numa sexta-feira, na véspera do aniversário de 92 anos de emancipação político-administrativa de Rio do Sul, estaremos fazendo duas palestras em períodos distintos, nessa cidade. No período matutino, a palestra começa às 8h30, no Teatro Domingos Venturini e no período vespertino, a atividade inicia às 14h e será realizada na Videoteca da Fundação Cultural de Rio do Sul. 
  • Dia 10 de maio estaremos lançando o Livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1″ no espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, Florianópolis.














Nenhum comentário:

Postar um comentário