sábado, 11 de março de 2023

"Lançamento do livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1" - na abertura da 1° Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau – MAB

O primeiro lançamento do livro  “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura” em Blumenau aconteceu na abertura da 1° Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau – MAB, juntamente com os livros das autoras Edla Zim e Tânia Maria da Silva, em 9 de março de 2023.
O livro, carinhosamente chamado de
“Fragmentos” é um compêndio de 35 artigos publicados no Jornal O Município Blumenau semanalmente, desde o final do ano de 2021, que antes de serem publicados, eram as respostas encontradas durante a pesquisa, as quais compartilhamos neste blog, que no mês de maio de 2023, completa 10 anos de existência. 
Os fatos históricos são elos interligados dentro dos muitos recortes de tempo
Como arquiteta e urbanista e a partir da ótica desta formação, nos é de grande valia conhecer os elos históricos de um objeto de estudo, no presente, sob os aspectos do espaço, da sociedade e das práticas desta sociedade dentro deste espaço, para que possamos melhor apresentar uma proposta de adequação para o presente, com o olhar para o futuro
Não somos historiadora, mas sim, arquiteta e urbanista fazendo uso das ferramentas necessárias para seu estudo e trabalho desenvolvidos na nossa profissão. Com isto, compartilhamos com a sociedade o resultado das reflexões e pesquisa dentro de um recorte de tempo histórico, que muitas vezes se inicia nos primórdios, mas que é necessário para que possamos escrever sobre, no tempo presente, elo histórico que liga com o futuro, que logo está ali. 
Agradecemos à família, querida. Ao Jorge Wittmann, autor da arte das capas de nosso livros: A Ferrovia no Vale do Itajaí – Estrada de Ferro Santa Catarina, Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel e neste momento, esse livro apresentado: Fragmentos Históricos – Colônia Blumenau – Arquitetura*Cidade*Sociedade*Cultura.  Agradecemos a sua esposa, nossa querida nora Luciele Beatriz Kessler. Também agradecemos ao Roberto Wittmann, companheiro de todas as horas, inclusive durante a pesquisa. 
Gostaríamos de agradecer especialmente aos Mecenas, representantes das empresas Altenburg e Condor, que prontamente atenderam estar parte desta equipe através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC - com patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura FCC - Mecenato Estadual de SC – Pessoa Física. Isso somente foi possível mediante a interferência de Ricardo Stodieck, que ao conhecer o projeto, imediatamente sugeriu o edital e se prontificou viabilizar através da busca dos investidores culturais, responsáveis por existir esta oportunidade de auxílio da efetivação deste, cujo verba cobriu a parte técnica, como diagramação e revisão e também, a impressão do livro, que desejávamos que fosse colorida em função das mais de 660 fotografias distribuídas em 570 páginas ilustrando a pesquisa. As imagens comunicam e complementam algumas conclusões. 
Agradecimento especial à equipe próxima deste trabalho: à professora Madalena Parisi Duarte que revisou o mesmo. A Elô Cipriani e Nice Cipriani Gonçalves, responsáveis pela diagramação e impressão da obra. Agradecemos aos jornalistas Cristóvão Viera e Carlos Braga Müller. Cristóvão nos convidou no final de 2021 para publicar na coluna “Registro para a História” do Jornal O Município Blumenau, que naturalmente deu origem a esse livro lançado. Cristóvão Vieira assinou o texto da contracapa do livro. Braga Müller também nos honrou com a apresentação desse trabalho no seu Prefácio. Müller é um dos pioneiros do jornalismo em Santa Catarina e Blumenau, na pioneira TV Coligadas, a qual assistíamos no extremo oeste do estado de Santa Catarina, no início da década de 1970. Está em plena atividade, como investigador da História local e regional. Agradecemos a todos que estiveram conosco neste momento especial, alguns dos presentes, registrados por Jorge Wittmann e Luciele Beatriz Kessler, cujas fotografias aqui compartilhamos. E finalmente, agradecemos a oportunidade de poder ter estado neste evento artístico cultural, dividindo este espaço com arte e literatura e apresentando o livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura” às comunidades blumenauense  e acadêmica

Nesta noite entregamos 48 livros para Secretaria da Educação de Blumenau para serem utilizados para a pesquisa e dois livros para a Biblioteca Municipal de Blumenau.

As imagens comunicam


Cesar Leite.

Madalena Parisi Duarte e Julia.


Noemi Kellermann.

Cristóvão Vieira.

Elke e Herta Haas.



Andrea Oechsler.










Simone e Pastor Hugo Westphal.







Rosimar Terezinha Kolm.

Júlia Spada.



Pastor Hugo Westphal e Simone Westphal.







Com Ingelore Liesenberg e Annemarie Liesenberg Utech.


A história é contínua e continua dentro das famílias.
O espaço é o mesmo, que recebe alterações, dentro das várias gerações. É importante conhecer o que houve nele, para melhor adequá-lo no tempo presente com um olhar para o futuro - Planejamento.













Com Annemarie Liesenberg Utech e Ingelore Liesenberg.







Julia Spada.





















Sylvio Zimmermann.












Sylvio Zimmermann.

Terezinha Heimann, Werner e Carmen Annuseck.

















Sandra Bugmann e Maurílio Bugmann.


Ricardo e Fabiana Lange Brandes.






Entrega de 48 livros à Secretaria de Educação de Blumenau, para a pesquisa. Também foram entregues 2 livros para a Biblioteca Municipal de Blumenau.









Professor Romão, Coordenador do grupo de História do Município e suas colegas  - professoras do quadro do ensino municipal, se apresentaram para receber os livros para as 45 escolas municipais e mais livros de apoio dos docentes - somando 48 exemplares. Sentimos a ausência do Secretário da Educação no momento. 





Rafaella Alberici.











Rejane Reuter.

Luciele Beatriz Kessler - fez parte dos registros fotográficos.




André Schramm.















Entrevista ND TV em 10 de março de 2023.

Lançamento de outros dois livros nossos - em Blumenau - Clicar sobre
Lançamento do livro Fragmentos em Pomerode - Clicar sobre: 

Um Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Agenda:
Dia 10 de maio estaremos lançando o Livro “Fragmentos Históricos Colônia Blumenau – Arquitetura * Cidade * Sociedade * Cultura Volume 1" no espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - ALESC, Florianópolis.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário