domingo, 9 de julho de 2023

Sasha Benner Bauer - Representante de uma das culturas formadoras da "Colcha de Retalhos" Cultural do Brasil no Miss Universo Brasil

Sasha Benner Bauer, Miss Blumenau/Santa Catarina com traje típico inspirado no traje típico de outra Miss Brasil que também nasceu em Blumenau - Vera Fischer -  para sua apresentação no concurso de 2023. Fonte: Organização Miss Universo Brasil.

Miss Universo Rio Grande do Sul 1963, 
Iêda Maria Vargas.

Aconteceu em 8 de julho de 2023 mais uma edição do Miss Universo Brasil, que homenageou o 60° aniversário da conquista do título de Miss Universo de uma brasileira, na época, a gaúcha de 18 anosIêda Maria Vargas. Coincidentemente, a Miss Universo Brasil eleita foi a gaúcha, com a idade recém completada de 19 anos,  a Miss Universo gaúcha  de 2023, Maria Brechane. Sua apresentação e beleza tem muita semelhança com os da Miss Universo homenageada e as duas, representando o mesmo estado, Rio Grande do Sul, que em 2024 estará celebrando a data do bicentenário da imigração alemã de maneira organizada, no Brasil. 
Miss Universo Rio Grande do Sul 2023
Maria Brechane eleita  Miss Universo Brasil 2023. 
Foto: Samuel Kobayashi/gshow.

Brasil, multicultural, multicolorido de Norte a Sul e que quando percebemos a manifestação cultural do Vale do Itajaí, parece-nos que se esta apresentando algo distante e alheio do e ao país, fora de conteúdo de sua história
"O traje escolhido para o Desfile Típico do Miss Universo Brasil é uma releitura do traje utilizado pela blumenauense Vera Fischer, em 1969, quando Santa Catarina conquistou sua primeira coroa nacional. 
A “camponesa catarinense” resgata as tradições das camponesas alemãs em dias de festa, e celebra essa cultura que tanto fortalece o turismo do nosso estado.
O traje, assinado pelo estilista Patrick Landell, é feito com veludo alemão, com uma saia branca de rendas sobreposta sobre o feltro e acrescentando o detalhe em bordado manual com vidrilho.
A cesta com rosas vermelhas, representa o "amor" por este capítulo inesquecível da minha trajetória." Sasha  Benner Bauer
Sasha Benner Bauer desfilando na Final do Concurso Miss Universo Brasil 2023 com o seu traje típico inspirado no traje de sua conterrânea Miss Universo Blumenau, Santa Catarina e Brasil 1969 Vera Fischer. O traje foi produzido pelo estilista blumenauense Patrick Kandell.
Talvez possa ser considerado um ato de coragem desfilar com um real traje típico, que tem como objetivo representar a cultura de sua cidade, região e o estado de origem e destoar daquilo previsto - muitas vezes assim consolidado pela falta de conhecimento. No caso da Miss Blumenau/Santa Catarina, Sasha Bauer não somente apresentou esse traje autêntico, como se inspirou no traje de uma das misses de sua cidade, Blumenau com destaque nacional, a Miss Vera Fischer.
O traje típico da Miss Blumenau/Santa Catarina Sasha Benner Bauer e da Miss Blumenau/Santa Catarina/Brasil Vera Fischer   reportam à camponesa, ou, à mulher do colono que fundou inúmeras cidades no Vale do Itajaí, antiga Colônia Blumenau.


O traje típico da Miss Blumenau/Santa Catarina Sasha Benner Bauer e da Miss Blumenau/Santa Catarina/Brasil Vera Fischer   reportam à camponesa, ou, à mulher do colono que fundou inúmeras cidades no Vale do Itajaí, como também, em outras regiões do Brasil e que de maneira organizada, em 2024, no Rio Grande do Sul e no Brasil celebrará o bicentenário da vinda dessas levas de colonos alemães para o Brasil, que aparentemente, sua cultura não é considerada parte da cultura e da formação cultural do Brasil
O traje típico de ambas as misses foi uma homenagem à mulher, que desde o século XIX, tem dupla jornada e que ajudou a industrializar o Estado de Santa Catarina a partir do Vale do Itajaí, do Vale do Itapocu e do Norte do Estado, através da fundação das primeiras industrias do Estado e que tinham o perfil de indústria alimentícia, onde faziam parte da mão de obra operante e depois de sua jornada de trabalho na fábrica, tinham sua jornada de trabalho na pequena fábrica alimentícia da propriedade colonial familiar junto com os demais membros da família, desde a plantação, confecção das compotas, embutidos, doces, musses, queijos, manteigas...etc. e trabalhos costumeiros de dentro da casa, desde o de costura, limpeza, entre outros. 
Propriedade colonial.
A Miss Universo Blumenau/Santa Catarina Sasha Benner Bauer - além de lembrar sua conterrânea a Miss Universo Blumenau/Santa Catarina/Brasil Vera Fischer pretendeu homenagear essa mulher que ajudou a construir essas dezenas de cidades e a industrializar o estado de Santa Catarina, trazendo desenvolvimento às cidades e ao estado, que foi para isso que o governo imperial brasileiro buscou nas famílias do imigrante alemão e italiano, no início do século XIX
Na programação do Miss Universo Brasil 2023, o apontamento sobre o traje típico de Sasha foi somente para o atual quesito, a indústria do turismo, demonstrando desconhecimento histórico da região que a miss representava e nasceu.
Miss Blumenau/Santa Catarina/Brasil 1969, Vera Fischer.
Netas, filhas, esposas de imigrantes alemães, grande parte da grande  massa de funcionários da Cia Hering, fundada por uma família de imigrantes alemães em Blumenau no final do século XIX,  na sua hora de almoço na fábrica. Após essa jornada de trabalho, havia outra, na sua residência. Isso é Brasil.
Início do século XX - Funcionárias da Cia Hering. Nessa época, determinadas regiões do estado de Santa Catarina, com outro perfil cultural, proibiam suas mulheres de trabalharem fora de casa e estudarem.

Escola Pública Feminina, fundada em 1864, regida pela Profa. Appolonia von Büttner. Foto de Bernhard Scheidemantel. Blumenau tinha somente 14 anos de existência.



Após o trabalho na fábrica, havia o trabalho da propriedade que era quase autosuficiente. E não era somente em regiões distantes do centro da cidade. Também ali, pois não existia "supermercado" e nem "shopping" nessa época.


Miss Blumenau/Santa Catarina 2023 - 
Sasha Benner Bauer
Foto Reprodução do concurso Miss Universo Brasil 2023.

Sasha Benner Bauer nasceu em Blumenau no dia 6 de agosto de 1998. É filha de Sueleti Benner e Alcides Bauer. Seus estudo aconteceram Escola Barão do Rio Branco. Foi ginasta por 15 anos, conquistando medalhas na esfera regional, estadual, nacional e internacional pela modalidade. Nestes 15 anos como atleta,  conquistou 164 medalhas e participou de sete edições do Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Foi campeã estadual usando um traje inspirado na Oktoberfest. Em 2021, ela voltou à competição como árbitra de ginástica rítmica, em função da pandemia do Covid 19
Foi Rainha da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau em 2019 e 2020 foi Rainha da 37ª Oktoberfest Blumenau, cujo reinado durou mais de 3 anos.
Homenagem ao Imigrante, quando foi homenageada como parte da realeza da Associação dos grupos de Caça e Tiro de Blumenau, em 2019.

Opa e a Oma - partiram durante pandemia.
Com a Oma.










Desfile do aniversário de Blumenau - em 2 de setembro de 2022, como parte da realeza do Oktoberfest Blumenau.

Rainha do 37° Oktoberfest Blumenau com o caneco oficial da festa.


Jurados
Candidatas ao título de Miss Universo Brasil
"A sensação de pisar no palco do maior concurso de beleza do país, levando no peito o nome do meu estado amado é indescritível 
A concretização de um sonho, uma oportunidade única. Obrigada a todos que fizeram parte desta caminhada." Sasha Benner Bauer
Comentários na publicação do resultado no Instagram Miss Universo Brasil oficial.
Organização horrível, atraso, parece quem não tinham ensaiado nada, menino sem camisa arrumando as meninas no palco? Homenageadas não puderam dar um boa noite, propagandas infinitas e repetitivas, maiô horroroso, palco minúsculo, e pra acabar, as favoritas fora do top 3. Vamos de boa sorte no passeio ao Miss Universo. Leonardo Monteiro

 Participei do evento. Paguei caro e o que vi foi um festival de absurdos. Não por parte das candidatas. Mais sim da organização. Duas horas na fila. Sem cadeiras para sentar. Sem água para tomar. Sistema de som ruim, filmagem na frente das pessoas. Um absurdo. Apresentação estranha. Sai do local antes do fim do evento. Perdi e tempo. Lamentável. Pior evento que já participei. Thiago Kaufmann

Esse povo sem camisa no palco... Evento totalmente sem elegância. Um espaço minúsculo. Decadente! Roberta Ramos

 Concurso xoxo. Sonolento. Amador. Acabei de ver o miss españa, que diferença. Melhorem o show. @RH Positivo

Resultado oficial. Fonte:  Instagram Miss Universo Brasil oficial.

Referências

BREHMER, Isadora. Do Vale para o País: Sasha Bauer, de Blumenau, representa SC no Miss Universo Brasil. Jornal Pomerode, 27 de junho de 2023. Disponível em: https://www.jornaldepomerode.com.br/do-vale-para-o-pais-sasha-bauer-de-blumenau-representa-sc-no-miss-universo-brasil/? . Acesso em: 9 de julho de 2023 - à 4h52.

Estadão. Miss 2023. Catarinense faz "releitura" de Vera Fischer em desfile de trajes típicos.08/07/2023 | 20h42. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/gente/miss-universo-brasil-2023-santa-catarina-homenagem-vera-fischer-traje-tipico-roupa-fotos-nprec/ . Acesso em: 8 de julho de 2023 - 21h00

Instagram @missuniverso.brasil. Disponível: https://www.instagram.com/p/CudkKJuu277/. Acesso em 9 de julho de 2023 - 16h30.

Um registro para a História.


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)





Nenhum comentário:

Postar um comentário