segunda-feira, 24 de julho de 2023

O maestro José Carlos Oechsler e o canto coral - idealizador do "Show dos Velhos Camaradas" - Semana da imigração alemã 2023

 A fotografia oficial do ex-presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o então maestro do Coro Misto e do Coro Masculino Liederkranz, José Carlos Oechsler. Ela esteve na galeria de ex-presidentes até 2021, quando essa estava no hall do Centro Cultural. Hoje, não mais.
Na semana da imigração alemã, semana de julho que contém o dia 25 de julho, o dia do imigrante, além de lembrarmos da história "escrita" pelos pioneiros, naturalmente lembramos dos feitos de uma das personalidades do século XXI, no mesmo cenário histórico de Blumenau e região daqueles primeiros. A lembrança acontece sob a ótica da cultura, no espaço do Centro Cultural que vem contribuindo de maneira discreta e voluntária por mais de três décadas. Com isso, decidimos ressaltar um pouco dos feitos e do espaço de uma personalidade da Blumenau contemporânea a nós - o maestro José Carlos Oechsler - para deixar registrado para o futuro um dos principais objetivos da existência de nosso trabalho.

C.C. 25 de Julho de Blumenau - Espaço da Cultura
O espaço que
permitiu a interação cultural, do canto e onde o maestro José Carlos Oechsler constrói sua história na cultura é o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau fundado em 1954 por um grupo de imigrantes e descendentes de imigrantes alemães. O objetivo era de criar um espaço comum, no qual as pessoas pudessem  retornar a praticar o canto, a dança, a música, o teatro e esportes tradicionais dentro do seio de sua cultura familiar. O próprio centro cultural tem sua história de fundação relacionada ao coro masculino, que, pela primeira, vez aconteceu na cidade de Porto Alegre alguns anos antes. Há muitos C.C. 25 de Julho, por isso a importância da presença do nome da cidade junto. Em 1950, um grupo de cantores de Porto Alegre formaram um grupo coral que batizaram com a data 25 de Julho. Data relacionada à chegada do primeiro grupo de imigrantes organizados para o Brasil. Esse novo coro foi, então, batizado de Coro Masculino 25 de Julho. 
Em 1951, os cantores do Coro Masculino de Porto Alegre, entendendo que poderiam ter outras atividades culturais, além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um ambiente, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre. 
Esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães e filho destes, no Sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo do nome da cidade no final. Não foi diferente em Blumenau, cidade fundada por pioneiros alemães.
Em 1° de maio de 1954, foi fundado o C.C. 25 de Julho de Blumenau, evento histórico documentado em ata, cujo teor apresenta que no 1º de maio de 1954, vinte e sete pessoas fundaram esse clube.
Ao lado da assinatura - a nacionalidade.
Mesmo, este documento tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
  • Otto Baumeier;
  • Ary Ferber;
  • Franz von Knoblauch 
  • Karl Kuester;
  • Hans J. von Knoblauch;
  • August T.J. Fey;
  • Rudolf Kleine;
  • Albert Schmider;
  • Carlos Frank;
  • Willy Sievert ;
  • Paul Frischknecht;
  • Eugen Seelbach;
  • Eduard Fischer;
  • Gertrud Gross (Sogra Freya Gross);
  • Alfred Zinkhahn;
  • Hermann Hofschulte;
  • Oswald Buerger;
  • Willybald Koenig;
  • Ernst Kiekbusch;
  • Karl Genster.
Primeira sede social própria - construída em 1959. 
1991 - Data  em que José Carlos Oechsler,  tornou-se presidente do centro cultural.

Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: C.C. 25 de Julho de Blumenau

Os coros
Coro Masculino Liederkranz
 
A história do Coro Masculino Liederkranz, é anterior à fundação do Centro Cultural, em 1954. Já no ano de 1909, como era comum na Alemanha, um grupo de imigrantes liderados pelo jornalista, professor, tradutor, compositor e cantor Rudolf Damm, formaram o coro somente de vozes masculinas, embrião do Coro Masculino Liederkranz. No ano de 1936, sob a batuta do Maestro Heinz Geyer, o Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn se uniram e surge, então a Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. O Liederkranz por alguns anos ficou inserido neste espaço até que, no início da década de 1960, um grupo de homens se reuniu e resgatou o tradicional Coro Masculino Liederkranz no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau. No natal de 1962 apresentaram-se na pequena sede, localizada na Rua Victor Konder, e permanecem cantando até os dias atuais, sendo que seu maestro, desde 2001, é José Carlos Oechsler.
Grande Coro da Sociedade Dramático- Musical Carlos Gomes de Heinz Geyer.



Regência de José Carlos Oechsler - de 2001 até o tempo presente.


Coro Misto

Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o C. C. 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um coro misto. Conseguiu o apoio da diretoria e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a ideia. Geralmente os homens já eram cantores do Coro Masculino Liederkranz. São os casais: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe, Rolf e Herta Haas e Manfredo e Rita Bubeck.  
O maestro Geyer convenceu Manfred Bubeck a assumir a parte técnica, como ensaios e regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se a fazer o acompanhamento musical. Em outubro de 1972, foi formalizada a fundação do Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, e os ensaios começaram sob a regência de Manfredo Bubeck (orientado pelo maestro Geyer) e acompanhamento de Iris Ramers ao piano. José Carlos Oechsler assumiu a regência do Coro Misto, também em 2001, voluntariamente, e nele permaneceu por 13 anos, quando, em 2014, deixou o cargo.

Regência de José Carlos Oechsler - de 2001 até 2014.






Um pouco da história pretérita

Pioneiros da família Oechsler, na região,
bisavós de José Carlos Oechsler.
O maestro José Carlos Oechsler, nasceu no Hospital Santa Isabel, Blumenau e toda família residia na localidade de Belchior - Gaspar, na época pertencente à comarca de Blumenau, em 6 de agosto de 1953. É filho de Simon Oechsler (1907 – 1991)  e de Augustina (Gesser) Oechsler (1907 – 1954), ela descendente de uma das famílias pioneiras de São Pedro de Alcântara que migrou para o baixo Vale do Itajaí, antes mesmo da fundação da Colônia Blumenau. Os pioneiros da família Oechsler na região foram Simon Oechsler e sua esposa, Francisca Müller, nascidos na cidade KirrlachBruchsal, Karlsruhe, Baden, Alemanha. 
Interior da igreja de Kirrlach.
Kirrlach
é uma das três comunidades da cidade de Waghäusel -  Alemanha, pertencente ao Distrito de Karlsruhe - Estado de Baden-Württemberg, situada entre Karlseuhe e Mannheim.
Simon e Francisca se casaram em 24 de agosto de 1873, em Kirrlach, na igreja católica, comunidade que tem seus primeiros registros históricos do ano de 1234.
Igreja de Kirrlach, onde se casaram Francisca Müller e Simon Oechsler.
Kirrlach - cidade natal do pioneiro da família Oechsler.


Localização de Kirrlach.
Prefeitura de Kirrlach.


Prefeito de Kirrlach em 2013 - Walter Heiler.
O maestro José Carlos Oechsler esteve em Kirrlach, em 26 abril de 2013, na companhia dos Coros Misto e Liederkranz, os quais regia, e foi recepcionado como membro de uma das famílias da cidade, sendo homenageado. Na oportunidade, regeu seus coros: Misto e Masculino Liederkranz, para os sócios da Sociedade Frohsinn e autoridades locais. Nós cantávamos no Coro Misto e efetuamos registros para a História e testemunhamos a homenagem ao maestro de Blumenau.
Após o último ensaio em 22 de abril de 2013, antes de partir em excursão pela Alemanha. Com os cantores do Coro Misto e do Coro Masculino Liederkranz, no palco do centro cultural. No roteiro, prevista a apresentação e intercâmbio em Kirrlach - em 27 de abril de 2013. 






José Carlos Oechsler sendo homenageado na terra natal de seu bisavô Simon Oechsler, em abril de 2013.






Frohsinn, Kirrlach.
Regendo os dois coros Misto e Masculino Liederkranz em Kirrlach.




Assinatura dos pais do maestro em documento
de casamento.

O pais de
José Carlos Oechsler se casaram na época, Vila de Gaspar - Comarca de Blumenau, em 15 de dezembro de 1934, às 14h. O matrimônio civil foi oficiado pelo juiz distrital  João Luiz Berti, quando Simão Oechsler contava com 26 anos de idade e Augustina, com 30 anos de idade. O pais de Augustina eram Jacob Gesser e Margarida Gesser.
Registro de casamento dos pais de José Carlos Oechsler, Simão e Augustina Oechsler.

Seus
avós maternos, pais de sua mãe  Augustina, Jacob Bernard Gesser e Margarida Behrens se casaram em Biguaçu em 13 de fevereiro de 1892. Ele, seu avô, nasceu em Águas Mornas SC, em 2 de agosto de 1869 e sua avó, Margarida, em São Pedro de Alcântara em 30 de junho de 1868. Mudaram-se para Belchior, Gaspar, onde viram sua família crescer e deixaram seus descendentes, também na família Oechsler.

O maestro José Carlos Oechsler é advogado de formação. Nas suas horas de folga, atualmente, por meio de adequações, continua a reger o centenário Coro Masculino Liederkranz - função  que ocupa por mais de 20 anos ininterruptos e de maneira voluntária.
Coro Masculino Liederkranz - 2015.


Coro Masculino Liederkranz - 2016 - na Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC.


José Carlos Oechsler e a música

Maestro José Carlos Oechsler e Rose Mary.
Sua história com a música é muito antiga, desde tenra idade. Sua mãe e irmãs cantavam em coros, quando jovem, e depois o jovem Oechsler prosseguiu estudou música no seminário. Com a idade de 18 anos, teve uma experiência importante sob o aspecto musical, na comunidade de sua família, em Belchior - Gaspar. Substituiu, temporariamente, sua irmã, na regência do coro
Há muito tempo participa das atividades culturais do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, do qual foi presidente por algumas gestões. Participou dos grupos culturais com perfil musical do centro cultural. Na década de 1980, na companhia de sua esposa Rose Mary, começou a participar, como cantor, do Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, depois, igualmente, sozinho, do Coro Masculino Liederkranz.
Em 24 de abril de 1990 assumiu sua primeira gestão, sendo sua vice-presidente, Leonilda Holtrup. Na fotografia abaixo, em pleno Plano Collor e como presidente do centro cultural, inaugura a cancha de bocha "Renate Rossmark" em 13 de agosto de 1992.
Galeria de ex-presidentes - Foi retirada do saguão do salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau - lugar nobre e visível, onde sempre esteve até o ano de 2021. Os simpatizantes e sócios podiam observar alguns nomes de sua história.


De acordo com o livro da história do C.C. 25 de Julho de Blumenau de autoria de Wilfried Volkmann e de Renate  Rossmark, publicado em 2013, em uma reunião ordinária de 4 de abril de 1993, foi consignado um voto de louvor ao presidente José Carlos Oechsler pelo empenho e boa administração, apesar da inflação causada pelo Plano Collor. Em 27 de abril de 1994 houve a reeleição da diretoria e somente a troca do vice-presidente. José Carlos Oechsler permaneceu como presidente do centro cultural e Fausto Emmendoerfer, foi seu vice-presidente.


José Carlos Oechsler era presidente do C.C. 25 de Julho quando o centro cultural completou 40 anos de fundação, em 1994.

Cofundador do grupo de Harmônicas 25 de Julho
No início da
década de 1990, o afinador na fábrica de Gaitas Hering,  Erwin Knaesel era regente do Coro Masculino Liederkranz e acompanhou com sua gaita de boca, um dos cantos informais do grupo de cantores, após o ensaio, que ocorria todas as sextas feiras. José Carlos Oechsler, que  também participava desse coro, tocava o baixo. Com outros cantores do Coro Masculino Liederkranz, que também tocavam harmônicas, em 1994 fundaram o Grupo de Harmônicas 25 de Julho, depois, Grupo de Harmônica Blumenau. José Carlos Oechsler foi musicista(baixista), deste grupo. O grupo se manteve até ano de 2016. Não houve renovação de novos músicos. Era uma orquestra de harmônicas e existia determinados critérios. 
A estreia do grupo aconteceu em 23 de dezembro de 1994, no refeitório da empresa familiar Waltec S/A. O repertório apresentado eram de canções populares e natalinas alemãs.
Refeitório da Waltec - Harmônicas 1994.




O Grupo Harmônicas era um sucesso nos desfiles do Oktoberfest Blumenau.

Como se tornou maestro dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Quando o maestro Erwin Knaesel dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ficava impossibilitado, por algum motivo ou compromisso, de reger o Coro Masculino Liederkranz, José Carlos Oechsler assumia o posto. Deixava de ser cantor e passava a ser maestro. Assim aconteceu em 25 de julho de 1997, nas comemorações do 35° aniversário do Coro Masculino Liederkranz, dentro do C.C. 25 de Julho de Blumenau, e 88 anos de existência. Quem regeu o Coro Masculino Liederkranz foi o maestro José Carlos Oechsler.  

Em
23 de abril de 1998, entregou a presidência do C.C. 25 de Julho ao novo presidente, após ter estado oito anos no cargo, mas retornou dois anos depois. Em 24 de abril de 2000, assumiu novamente a presidência do C.C. 25 de Julho de Blumenau, sendo seu vice-presidente Rolf Mathias Haas. Também nesta época, os coros  Liederkranz e Misto ficaram sem maestros. 
José Carlos Oechsler, de maneira voluntária, além de ser presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, assumiu a regência dos dois coros, para não onerar o caixa do centro cultural. Aconteceu em 1° de março de 2001. Oechsler que tinha uma formação musical e também,  era cantor dos dois coros. De acordo com livro da História do 25 de Julho, o maestro José Carlos Oechsler foi aprovado:
“O Novo Maestro José Carlos Oechsler foi plenamente aprovado tanto pelos cantores, como pelo público, elevando o nível técnico dos corais. ”


O maestro José Carlos Oechsler permaneceu regente do Coro Misto até o início de 2014. Em 21 de julho de 2006, José Carlos Oechsler deixou a presidência do C.C. 25 de Julho de Blumenau, após 14 anos ocupando o cargo. Foi presidente no período de 1990 a 1997 e de 2000 a 2005, sendo o sócio que mais tempo ocupou o cargo de presidência do Centro Cultural.
Coro Masculino Liederkranz. Desta formação não se encontra mais entre nós: Udo Teske, Rolf Haas, Márcio Keunecke, Georg Jann, Katwald Roedel, Hercílio Stahnke e Carl Heinz. (Estão em pé, na sequência: 2, 6, 7, 8, 10, 11 e 12).

Mesmo antes da primeira edição da
Oktoberfest Blumenau, em 1984, o C.C. 25 de Julho de Blumenau teve participação direta na organização dessa festa de outubro na cidade, preparada desde 1983 e adiada por conta da enchente de 1983, que acabou de completar 40 anos de sua ocorrência. O maestro José Carlos Oechsler esteve envolvido nos trabalhos de bastidores da Oktoberfest Blumenau, ocasião em que recebeu a responsabilidade da contratação das bandas alemãs e, com isto, também aumentou o intercâmbio cultural entre regiões da Alemanha e grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau proporcionado através de seu trabalho. Nesse tempo, surgiu o Oktoberkaffee, no qual, além de um tradicional café, as pessoas também tinham a apresentação de uma banda alemã no palco, nas tardes do dia 12 de outubro, feriado nacional.

Idealizou o "Show dos Velhos Camaradas"

Para a edição do Oktoberfest Blumenau 2010, o maestro José Carlos Oechsler idealizou uma performance, estrelando o Coro Masculino Liederkranz nos palcos do Oktoberfest Blumenau dentro de um espetáculo chamado "Show dos Velhos Camaradas" (em alemão - Alte Kameraden Treff) que acontecia em uma "Die Kleine Kneipe", ou um pequeno bar onde os amigos cantores, jogam, bebem e, principalmente, cantam, como faziam e ainda fazem, os amigos em um Stammtisch. O repertório das primeiras edições eram aquelas canções cantadas nas salas das famílias dos blumenauenses e também na região, aos domingos ou, em uma noite, onde se reuniam famílias e amigos. 
O espetáculo do “Show dos Velhos Camaradas”, teve como primeira função no Oktoberfest Blumenau, interpretar os hinos, brasileiro e alemão. O maestro José Carlos Oechsler percebeu a oportunidade de o coro também apresentar um pouco do repertório alemão

Vídeo de 2011 do mesmo show - os primeiros repertórios
Neste encontro dos amigos e dos "Velhos Camaradas", eles bebem, conversam, jogam cartas e também, cantam muito. O espetáculo batizado de “Show dos Velhos Camaradas” inicia exatamente quando os amigos entram no Die Kleine Kneipe cantando a tradicional canção Alte Kameraden (canção alemã – escrita por Carl Teike – na cidade de Ulm, por volta de 1889). No momento atual, também cantam outra canção composta por Hans Jürgen Jopp, que se chama Wir Sind Die Alten Kameraden
Registramos o evento desde o primeiro ano dessa performance, em 2010, e testemunhamos as pessoas emocionadas, quando lembravam de momentos em família e cantavam e ainda cantam junto, pois a performance é sucesso até o momento presente, não somente em Blumenau, mas na região e em outros estados do Brasil. Neste ano de 2023, na sua 13ª presença na Oktoberfest, farão sete apresentações, participando também da abertura.




Reconhecimento do público que esteve no Oktoberfest Blumenau 2010Na sua estreia, o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau, através do "Show dos Velhos Camaradas" recebeu uma distinção, com base na análise de uma comissão de personalidades ligadas à Oktoberfest 2010. O trabalho idealizado pelo maestro José Carlos Oechsler foi considerado a grande revelação da edição da festa daquele ano. A última publicação do Oktoberzeitung – JSC de 2010 (encarte do jornal), destinou parte de suas páginas para a apresentação dos destaques da Oktoberfest desse ano e o método adotado para a escolha.

“O Coral do Centro Cultural 25 de Julho encantou o público em todas as apresentações na Vila Germânica. Na última apresentação, quarta feira, o Biergarten ficou lotado para ver a homenagem ao integrante mais velho da turma, Hercílio Stahnke, 89 anos. Mereceu aplausos de pé.” (Último Oktoberzeitung 2010- pg 4)

Registro apresentado na última noite publicado no Jornal Oktoberzeitung, que foi distribuído entre os presentes da festa.
Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.

Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.

Último dia do Oktoberfest Blumenau 2010.




José Carlos Oechsler.
Em
outubro de 2023, o "Show dos Velhos Camaradas" estará completando 13 anos desde sua estreia no Oktoberfest Blumenau 2010, estrelando o Coro Masculino Liederkranz, sob a
 regência  de seu idealizador, o maestro José Carlos Oechsler. 
Nessa edição da Oktoberfest Blumenau do ano de 2023, estão previstas sete apresentações.  O trabalho voluntário de José Carlos Oechsler como regente do Coro Masculino Liederkranz desde o ano de 2001, estará completando 22 anos, com raras faltas do maestro aos ensaios semanais, se é que ocorreram.  

“Ocupando a presidência do clube ou como maestro ou como sócio, luta sempre pela manutenção dos valores culturais trazidos pelos fundadores da cidade. ”  Do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau – sua História – 1954  a 2009.

As imagens comunicam 

Uma amostra de registros sem ordem cronológica.
Oktoberkaffee - ano 2010 recepcionando Winzerkapelle Rödelsee.
Excursão com o coros - Alemanha.



Formação do coro em 2009 - Semana da Imigração, um ano antes da estreia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau.
Comunidade luterana de Dona Emma SC.

Com os musicistas do sopro Santana e Cláudio Baumann.
Kirrlach - 2013. Despedidas. O senhor da extrema esquerda é seu primo, na cidade.

Rödelsee - 2013.
Com o músico e compositor alemão Hans Jurgen Jopp - Spitz, tecladista e arranjador do Coro Masculino Liederkranz.

Os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau e o maestro José Carlos Oechsler recepcionados pelo  Secretário de Turismo da cidade de Kitzingen - Unterfranken, Walter Vierrether e as Princesas do Vinho de algumas cidades da região. 

O maestro José Carlos Oechsler e os coros em solenidade na sede do Winzerkapelle Rödelsee, com o prefeito da cidade, Burkhard Klein.




Benedito Novo SC.


Dançando no palco com sua esposa Rose Mary Oechsler.

Com os coros na Alemanha.


Ibirama SC


Os coros  cantaram no interior deste mosteiro - conhecido Kloster Ethal – Seminário de Monges.

Sede do Coro Königstadt, onde ouve um intercâmbio musical. O maestro José Carlos Oechsler recebeu de presente  da sociedade de canto, um diapasão de ouro.




Homenagem no C.C. 25 de Julho de Blumenau.














Apresentação dos coros - Igreja de Rödelsee - Unterfranken.




Com cantores do Liederkranz e o Padre Josef Apfelbeck do Sul da Baviera, que participou do ensaio do coro, com sua permissão, durante um período de dois meses. O padre teve a oportunidade de se apresentar com grupo em junho de 2023.






  







O maestro José Carlos Oechsler rege o Coro Masculino Liederkranz desde o ano de 2001 e foi o idealizador do Show dos Velhos Camaradas, cuja apresentação é feita pelo centenário coro sob sua regência desde o ano de 2001. 
Igreja Luterana do Espírito Santo em 26 de julho de 2023.



Um Registro para a História!
Referências
  • KILIAN, Frederico. Subsídios à Crônica de Blumenau – A Sociedade de cantores, masculina, “Liederkranz”. Revista Blumenau em Cadernos. Tomo XXVII, julho de 1986 – N°7 – página 199, Blumenau. 1986.
  • KORMANN, Edith. O Teatro de Blumenau (III). Acadêmico – Jornal Catarinense de Cultura.
  • ROSSMARK, Renate ; VOLKMANN, Wilfried.  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 - a - 2009. 1° Edição. Blumenau: Ed do Autor, 2013. 154p.: il.
  • SILVA, José Ferreira. História de Blumenau. -2.ed. – Blumenau: Fundação “Casa Dr. Blumenau”, 1988. – 299 p.

Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Agenda:

  • Dia 9 de agosto estaremos apresentando os livros de nossa autoria, na Feira Internacional de Pomerode, na parte da manhã.
  • Dias 24 e 25 de agosto estaremos apresentando o livro Fragmentos Históricos e fazendo a palestra "Gottlieb Reif de Santa Catarina para Pouso Redondo” na 7ª Feira do Livro de Pouso Redondo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário