70° Aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 30 de abril/1° de Maio de 2024 - História e Momentos
Registro de 2011 - Ex presidente Dieter Berner e sua esposa Luciana Berner sob a bandeira do centro cultural, antes de um desfile oficial.
Em 30 de abril de 2024, a família C.C. 25 de Julho de Blumenau, seus amigos, sócios se encontraram para lembrar a passagem do 70° aniversário do centro cultural.
Conhecendo um pouco desta história - C.C. 25 de Julho de Blumenau
Após o término da Segunda Guerra Mundial, um coro só de homens - o Coro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de Ajuda Humanitária à Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta (SEF). Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha.
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento e de todo o povo alemão pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: “Dankspende des Deutschen Volks” (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data25 de Julhoe ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho.
Em 1951, os senhores do Coro Masculino de Porto Alegre entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre. Esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães e filhos destes, no Sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo do nome da cidade no final.
Também em Blumenau, em 1° de maio de 1954, foi fundado por um grupo de jovens alemães e filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau. Através de documentos é possível constatar que em 1953, já houve reunião de pessoas para materializar esse objetivo.
Documentalmente, foi encontrada uma ata entre as antigas atas do centro cultural que documenta que no 1º de maio de 1954, vinte e sete pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Mesmo, este documento tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
Otto Baumeier;
Ary Ferber;
Franz von Knoblauch
Karl Kuester;
Hans von Knoblauch;
August T.J. Fey;
Rudolf Kleine;
Albert Schmider;
Carlos Frank;
Willy Sievert;
Paul Frischknecht;
Eugen Seelbach;
Eduard Fischer;
Gertrud Gross (Sogra Freya Gross);
Alfred Zinkhahn;
Hermann Hofschulte;
Oswald Buerger;
Willybald Koenig;
Ernst Kiekbusch;
Karl Genster.
Registro de outras reuniões da época
Primeira sede social própria - construída - 1959.
Como na época da fundação e com o mesmo objetivo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre - o primeiro Centro Cultural 25 de Julho fundado no Brasil - o C. C. 25 de Julho de Blumenau têm suas atividades voltadas para a preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí - região do Estado de Santa Catarina - Brasil.
Em Blumenau, a organização do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi resultado de um movimento e iniciativa de imigrantes alemães e filhos de imigrantes alemães que residiam na cidade e desejavam um espaço para as suas práticas culturais, como canto, teatro, dança, esportes e entretenimento - tal como representa uma sociedade na Alemanha, até o tempo presente. O alemão não recebe em sua sala de estar, mas se encontra com seus amigos, no clube ou sociedade.
Construção na forma de mutirão da atual sede - os sócios trabalhavam na hora de folga e nos finais de semana - homens e mulheres.
Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962
Para entender - Na época da chegada dos primeiros imigrantes alemães, metade do século XIX, o território do Vale do Itajaí coincidia com o território da Colônia Blumenau, que ao longo de sua história política, econômica e social sofreu desmembramentos dando origem aos muitos municípios existentes na região, motivo, pelo qual apresentem as mesmas características culturais.
Apresentação do Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1962.
Os imigrantes alemães mantinham contato permanente com a Alemanha e uma atividade cultural intensa e ativa, como ainda acontece atualmente.
Atualmente, como acontecia nas primeiras Associações da região, o C.C. 25 de Julho de Blumenau mantém grupos culturais com atividades permanentes ao longo do ano.
Galeria dos Ex-Presidentes. Dos nomes da galeria, se encontravam presentes os ex-presidentes: José Carlos Oechsler, Harry Dickmann e Dieter Berner. O Atual presidente é Cley Schulze.
Momentos da História:
Grupo de teatro alemão. Paulo König à frente.
Noite de espetáculo - teatro Alemão.
Wilfried Volkmann, Renate Rossmarck e José Carlos Oechsler. Inauguração da cancha "Renate Rossmarck".
Cancha Renate Rossmarck.
A partir dos primeiros fundadores, novos sócios chegaram a cada reunião e a cada nova reunião, seu público aumentava. O C.C. 25 de Julho de Blumenau se desenvolveu.
Passeio - Grupo de jovens -1956
Passeios, com o grupo de jovens - pic-nic - 1956
Nos primeiros tempos, as reuniões aconteciam em um quarto alugado, onde já faziam apresentações de canto.
Primeiro Documento
Primeira promoção
Em 1959 foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes.
Primeira sede social própria - construída - 1959.
Na seqüência, formou-se um coro masculino e um grupo de Doppelkopf. Grupos que se reuniam com freqüência.
Um grupo de sócios, também, organizou a turma que jogava tênis de mesa.
Natal - 1962 - Hercílio Stahnke estava entre estes cantores. Este menino olhando para trás é seu filho Valdir.
Natal - 1962.
Outros sócios já ensaiavam e faziam pequenas apresentações de teatro que animavam festas e encontros internos do centro cultural. O espaço físico ficou pequeno para tanta atividade e a diretoria da época, juntamente com todos os sócios, organizou, a partir de uma ideia, a construção da nova sede, a mesma que existe atualmente. Todos os sócios se envolveram pessoalmente, com doações e mão de obra na construção da nova sede. Mutirão de TODOS.
"Aqui, entre nós, achamos ainda pessoas que se lembram vivamente de todos os tijolos carregados, das telhas colocadas no telhado, dos sanduíches preparados para os incansáveis sócios-trabalhadores. A eles os nossos agradecimentos."
Construção da nova sede, feito nos momentos de folga dos sócios, por eles mesmos, sem precisar enviar convites. consciência de que era para todos.
Os sócios (Homens e mulheres) construíram a nova sede - 1962. Mutirão.
Parede frontal autoportante dupla.
Fase da Estrutura do telhado em madeira.
Está registrado em atas do ano de 1962, a colocação da pedra fundamental da atual sede.
Com sede nova e maior, surgiram novos grupos culturais e novos sócios.
Sede Social - 1967.
Dia do Colono - Julho 1967.
Dia do Colono - Julho 1967.
Esta data festiva tradicionalmente era comemorada com um baile, primeiro evento da agenda anual, onde eram "abertos" os trabalhos dos grupos culturais do ano vigente. Passamos por períodos atípicos, pós pandemia - Covid 19. Pensamos que este baile não deve deixar de existir, em nome daqueles que construíram esta casa.
Atualmente o C.C. 25 de Julho de Blumenau possui 5 grupos culturais, dentro os - alguns são subdivididos, mas abrangem grupos corais, de canto e música, dança sênior e dança folclórica alemã.
Paulo König e sua esposa. Partiu em 2023.
Irmãs Rossmark - filhas de um dos fundadores do centro cultural e benfeitor (Doou o terreno onde hoje está a sede) - Herança cultural dos antepassados oriundos de Unterfranken - intercâmbio que continua nos dias atuais - no centro cultural e na família.
Sra. Parucker, fundadora do C.C. 25 de Julho de Blumenau, sua filha Carmen P. Emmendoefer e sua neta Cynthia Emmendoefer.
Christa Nicolai.
Friderike Döor mãe de Alfredo Schossland e Annegreth von Knoblauch. Schsslando é cantor do Coro Masculino Liederkranz, sendo que atualmente, também canta seu neto.
Friderike Döor e Alfredo Schossland.
Oswin Reinstenbach e Ewald Müller.
Carmem e Renate Rossmarck.
Amizade de longa data - famílias Kickbusch e Von Knoblauch
Hitochi.
Sommerfest 2011, junto com folcloristas do centro cultural, do Grupo folclórico que fundou em 1984 - Blumenauer Volkstanzgruppe.
Ex-Presidentes do centro cultural, em comum, Neste dia estavam presentes 6 Ex presidentes e o Presidente:
José Carlos Oeschler, Wilfried Volkmann, Rolf Haas, Harry Dickmann (não tinha chego - foto seguinte), Harold Letzow e Dieter Berner e sua Secretária (todos os mandatos) - Renate Rossmark
Ex- presidentes Dieter Berner e Hans Prayon .
Coro Misto sob regência de José Carlos Oechsler.
Winigrid Parucker - Ajudou na construção da Sede Social atual e fez parte da primeira geração de jovens do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Clicar sobre:Sra. Winigrid Parucker
Casal Parucker no Desfile da Oktoberfest - Carro das Harmônicas.
Grupo de Doppelkopf.
Dieter Berner e Alda Niemeyer.
As irmãs Rossmarck.
Somos guardiões desse legado.
O que estamos fazendo para mantê-lo?
Como deixaremos este legado para nova geração?
Parabéns C.C. 25 de Julho de Blumenau por seu 70° aniversário.
Ao longo de sua história, desde o ano 1954 até os dias atuais, o C.C. 25 de Julho Blumenau, teve 13 presidentes:
Otto Baumeier;
Eduard Fischer;
Oswald Buerger;
Emílio Rossmark;
Friedrich Idecker;
Curt Bethe;
Harry Dickmann;
Harold Letzow;
Wilfried Volkmann;
Rolf Mathias Hass;
José Carlos Oechsler;
Dieter Berner.
Hans Prayon
Cley Schulze
Tivemos o privilegio de fotografar um grupo de ex-presidentes.
Da esquerda para direita : José Carlos Oechsler, Wilfried Volkmann, Dieter Berner, Rolf Haas e Harold Letzow.
Da esquerda para direita: Wilfried Volkmann, Rolf Haas, José Carlos Oechsler, Harry Dickmann e Dieter Berner .
Da esquerda para direita: José Carlos Oechsler, Wilfried Volkmann, Renata Rossmark, Rolf Haas, Harold Letzow e Dieter Berner.
Da esquerda para direita : Hans Prayon, Dieter Berner , Angelina Wittmann, Stefen Ziel e Rolf Haas.
Momentos da comemoração do 70° Aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Vídeo - Momentos 70 Anos
Fotografias - Momentos 70 Anos
"Marca" do grupo cultural Dança Sênior 25 de Julho coordenado por Herta Haas, desde 1994, quando foi fundado.
Harry Dickmann.
Família de Wilfried Volkmann.
Gustavo Hamamm, neto de Frau Giseler Hamamm.
Harry Dickmann e família de Rolf Haas.
Presidente Clay Schulze.
Gastronomia de Südbeyern. Bretzl, receita no final.
Participamos dos ambientes culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau desde o ano 2000. Dos 70 anos de história, participamos dos últimos 24 anos. Onde, também passamos a registrar as práticas, como por exemplo, o Show dos Velhos Camaradas, desde a primeira edição, no Oktoberfest Blumenau 2010 e também efetuamos registros para a história, alimentando o Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau, de 2010 até 2013. Dançamos no Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, por durante 4 anos (sem receber o traje). Também dançamos na Dança Sênior 25 de Julho desde 2003, e continuamos dançando até o tempo presente. Cantamos no Coro Misto Stimmen Des Herzens, em dois períodos distintos, sendo cantora do mesmo, na atualidade, sob a regência de Roberto Fabiano Rossbach. Em uma das gestões de Dieter Berner, na presidência, fomos sua secretária, substituindo Renate Rossmarck, a qual admirávamos muito.
Família de Wilfried Volkmann.
Aneliese Schwertl, neta de Emil Rossmarck, um dos fundadores, que também doou o terreno para a construção da sede própria do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
José Carlos Oechsler e Rose Oechsler.
Harry Dickmann e Família Haas.
Original Blumenauer Schuhplatller.
Carmem Parucker e Cynthia Parucker, filha e neta de fundadores do C.C. 25 de Julho Blumenau, família da comunidade Altona.
José Carlos Oechsler, Clay Schulze e Dieter Berner.
Parte do Coro Masculino Liederkranz.
Herzlichen Glückwunsch an die Pioniere und diejenigen, die dieses Vermächtnis aufgebaut haben. Alles gute zum geburtstag C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Um Registro para a História.
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Nenhum comentário:
Postar um comentário