domingo, 1 de maio de 2022

C.C. 25 de Julho de Blumenau está comemorando 68 anos de Fundação e de História - 1° de Maio de 2022

Em maio de 2022, a família C.C. 25 de Julho de Blumenau, seus amigos, sócios lembram da passagem do 68° aniversário do centro cultural.

Conhecendo a origem do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Após o término da 2° Grande Guerra, um coro só de homens - Coro Masculino Alemão de Porto Alegre, e seus familiares organizaram uma ação de Ajuda Humanitária à Alemanha - chamada na época, de Socorro à Europa Faminta - SEF. Captaram donativos e enviaram para o país de origem de muitos que viviam no sul do Brasil e para não assim dizer, com familiares na Alemanha. 
Para a surpresa do Coro que teve a iniciativa, não demorou muito e recebeu uma carta do Presidente alemão da época, Theodor Heuss, expressando o seu agradecimento  e de todo o povo alemão  pelo ato caridoso e solidário. Acompanharam a carta, dois candelabros elaborados por artistas alemães com a seguinte frase: Dankspende des Deutschen Volks (Agradecimento do povo alemão).
Em 1950, os coralistas formaram um novo coral que batizaram exatamente com a data 25 de Julho e ficou então batizado Coro Masculino 25 de Julho. 
Em 1951, os senhores do Coro Masculino de Porto Alegre entendendo que poderiam ter outras atividades culturais além do canto, resolveram abrir o espaço e criar um espaço físico, para canto, dança, teatro entre outras atividades, fundando o C.C. 25 de Julho de Porto Alegre
Esta história sensibilizou, como também, motivou outros grupos de imigrantes alemães e filho destes, no Sul do Brasil a fundarem "seus centros culturais" com o mesmo nome e Homenagem - C.C. 25 de Julho, com o acréscimo do nome da cidade no final.
Também em Blumenau, no dia 1° de maio de 1954, foi fundado por um grupo de jovens alemães e filhos de alemães - o C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Documentalmente, foi encontrada uma ata entre as antigas atas do centro cultural que documenta que no 1º de maio de 1954, vinte e sete pessoas fundaram o C.C. 25 de Julho Blumenau.
Ao lado da assinatura - Nacionalidade
Mesmo, este documento tendo sido atingidos pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores.
São eles:
  • Otto Baumeier;
  • Ary Ferber;
  • Franz von Knoblauch 
  • Karl Kuester;
  • Hans von Knoblauch;
  • August T.J. Fey;
  • Rudolf Kleine;
  • Albert Schmider;
  • Carlos Frank;
  • Willy Sievert ;
  • Paul Frischknecht;
  • Eugen Seelbach;
  • Eduard Fischer;
  • Gertrud Gross (Sogra Freya Gross);
  • Alfred Zinkhahn;
  • Hermann Hofschulte;
  • Oswald Buerger;
  • Willybald Koenig;
  • Ernst Kiekbusch;
  • Karl Genster.
Primeira sede social própria - construída - 1959. 






















Como na época da fundação e com o mesmo objetivo do C.C. 25 de Julho de Porto Alegre  - o  primeiro Centro Cultural 25 de Julho fundado no Brasil - o C. C. 25 de Julho de Blumenau têm suas atividades voltadas para a preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães à região do Vale do Itajaí - região do Estado de Santa Catarina - Brasil. 
Em Blumenau, a organização do C.C. 25 de Julho de Blumenau foi resultado de um movimento e iniciativa de imigrantes alemães e filhos de imigrantes alemães que residiam na cidade e desejavam um espaço para as suas práticas culturais, como canto, teatro, dança, esportes e entretenimento - tal como representa uma sociedade na Alemanha, até o tempo presente. O alemão não recebe em sua sala de estar, mas se encontra com seus amigos, no clube ou sociedade.
Construção na forma de mutirão da atual sede - os sócios trabalhavam na hora de folga e nos finais de semana - homens e mulheres.
Sede Atual - Pedra fundamental foi colocada em 1962
Para entender - Na época da chegada dos primeiros imigrantes alemães, metade do século XIX, o território do Vale do Itajaí  coincidia com o território da Colônia Blumenau, que ao longo de sua história política, econômica e social sofreu desmembramentos dando origem aos muitos municípios existentes na região, motivo, pelo qual apresentem as mesmas características culturais.


Apresentação do Coro Masculino Liederkranz - Natal de 1962.

Os imigrantes alemães mantinham  contato permanente com a Alemanha e uma atividade cultural intensa e ativa, como ainda acontece atualmente.
Atualmente, como acontecia nas primeiras Associações da região, o C.C. 25 de Julho de Blumenau  mantém grupos culturais com atividades permanentes ao longo do ano.
Galeria dos Ex-Presidentes.

Algumas imagens da publicação histórica:











A partir dos primeiros fundadores, novos sócios chegaram a cada reunião e a cada nova reunião, seu público aumentava. O C.C. 25 de Julho de Blumenau se desenvolveu.
Passeio -1956

Passeios - 1956
Nos primeiros tempos, as reuniões aconteciam em um quarto alugado, onde já faziam apresentações de canto.
Primeiro Documento

Primeira promoção
Em 1959 foi construída uma pequena casa na Rua Victor Konder, sede onde foram organizadas eventos de Natal, Páscoa e bailes.
Primeira sede social própria - construída - 1959.
Na seqüência, formou-se um coro masculino e um grupo de Doppelkopf. Grupos que se reuniam com freqüência.
Um grupo de sócios, também, organizou a turma que jogava tênis de mesa. 
Natal - 1962 - Hercílio Stahnke estava entre estes cantores. Este menino olhando para trás é seu filho Valdir.

Natal - 1962.
Outros sócios já ensaiavam e faziam pequenas apresentações de teatro que animavam festas e encontros internos do centro cultural. O espaço físico ficou pequeno para tanta atividade e a diretoria da época, juntamente com todos os sócios, organizou, a partir de uma ideia, a construção da nova sede, a mesma que existe atualmente. Todos os sócios se envolveram pessoalmente, com doações e mão de obra na construção da nova sede. Mutirão de TODOS. 
"Aqui, entre nós, achamos ainda pessoas que se lembram vivamente de todos os tijolos carregados, das telhas colocadas no telhado, dos sanduíches preparados para os incansáveis sócios-trabalhadores. A eles os nossos agradecimentos."


Os sócios (Homens e mulheres) construíram a nova sede - 1962. Mutirão.
Parede frontal autoportante dupla.
Fase da Estrutura do telhado em madeira.
Está registrado em atas do ano de 1962, a colocação da pedra fundamental da atual sede.
Com sede nova e maior, surgiram novos grupos culturais e novos sócios. 
Sede Social - 1967.
Dia do Colono - Julho 1967.
Dia do Colono - Julho 1967.

Esta data festiva tradicionalmente era
comemorada com um baile, primeiro evento da agenda anual, onde eram "abertos" os trabalhos dos grupos culturais do ano vigente. Passamos por períodos atípicos, pós pandemia - Covid 19. Pensamos que este baile não deve deixar de existir, em nome daqueles que construíram esta casa.
Atualmente o C.C. 25 de Julho de Blumenau possui 5 grupos culturais, dentro os - alguns são subdivididos, mas abrangem grupos corais, de canto e música, dança sênior e dança folclórica alemã.


































Recebemos este legado.
O que estamos fazendo para mantê-lo?
Como deixaremos este legado para nova geração?
Parabéns C.C. 25 de Julho de Blumenau por seu 68° aniversário.


Herzlichen Glückwunsch an die Pioniere und diejenigen, die dieses Vermächtnis aufgebaut haben. Alles gute zum geburtstag C.C. 25 de Julho de Blumenau.




Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)

@AngelWittmann (Twiter)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário