quarta-feira, 25 de setembro de 2024

40° Schlachtfest - Desfile Oficial (à tarde) - Festa (à noite) - São Bento do Sul/SC - Dia 7 de setembro de 2024 - Parte 3/4

Banda Treml no Desfile Oficial da 40ª Schlachtfest, São Bento do Sul/SC.
Prosseguindo na programação da 40ª Schlachtfest, no dia 7 de setembro de 2024, sábado, mesmo havendo festa nos salões e lonas da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, aconteceu o Tradicional Desfile Oficial da festa de São Bento do Sul.
Antes de prosseguir, vamos conhecer o significado do desfile para a cultural alemã e comentar o que geralmente está sendo praticado dentro da colônias de cultural alemã no Brasil.

A Tradição e a origem do Desfile

O desfile, com aspectos da marcha militar faz parte de qualquer festa pública na Alemanha e nos países onde chegou a imigração alemã, como na América, e também nas regiões do Estado de Santa Catarina
Busca do Rei   Alexandre Weber, São Bento do Sul SC, 1954.
Desfile da Busca do Rei, Blumenau Década de 1960.
A origem dos desfiles, dentro de encontros e festas da cultura alemã tem relação com as  paradas militares e reflete um pouco toda a disciplina relacionada com as mesmas. Sua formação lembra a sua origem militar.
No Brasil, no Vale do Itajaí e na região, cujas festas se espelham na Oktoberfest Blumenau que completa 40 anos em 2024, erroneamente muitos confundem o desfile das festas da tradição alemã, com o desfile do carnaval brasileiro (Que não é o carnaval europeu - e sim, o resultado do carnaval português  e práticas culturais africana). Muitas vezes, as pessoas usam expressões erroneamente, como foliões, alegorias, etc. e acham que as pessoas que desfilam, devem fazê-lo, como desfilam aqueles que estão nas Escolas de Samba do carnaval brasileiro - gritando e pulando. Deve se ter respeito às tradições, carregar as bandeiras com respeito e solenemente, em respeito, aqueles que assistem também. 
Foto: extra.globo.com
Carnaval do Rio de Janeiro - resultado da proximidade e integração das culturas africana e portuguesa.
No Rio de Janeiro e Salvador - as duas primeiras capitais do país - a etnia predominante do continente era a africana - superior à da etnia portuguesa - esta segunda, elite do Brasil na história do Brasil colônia e nas primeiras décadas do Brasil independente. Os portugueses percebiam o "trabalho braçal" com o trabalho menor e inferior - herança latina - oriunda de uma Grécia "democrática" embasada na mão de obra escrava e depois adotada pelos romanos, em todo seu império e domínio dentro do continente europeu (não conseguiram dominar parte dos germanos). No entendimento dos portugueses, o trabalho mais nobre era o intelectual - ideia fixada na cultura do Brasil atual. Por isto, usavam a mão de obra escrava oriunda da África. Antes tentaram escravizar o povo nativo brasileiro, mas não tiveram êxito.
A miscigenação das duas etnias - portuguesa e africana, principalmente nestas duas cidades - Rio de Janeiro e Salvador resultou em uma cultura muito característica nas duas maiores cidades brasileira na época. Muitas vezes, pela importância histórica das cidades - primeiras capitais do Brasil, esta cultura é confundida como única cultura brasileira e sua verdadeira identidade, desconsiderando outras regiões -  de um país com território continental e diferentes histórias de ocupação -  com história e formação étnica totalmente diferente desta.

A maneira de desfilar também destoa daqueles que desfilam nas paradas e festividades da Alemanha. Quase sempre de maneira muito à vontade, muitas vezes emitindo urros e gritos em correria desenfreada. Não pode!!!
Nós já passamos constrangimentos, participando de desfiles da Oktoberfest Blumenau, onde fomos "arrastados" em meio gritarias e correrias, dentro de tradicionais grupos, que também estavam equivocados como deve ser um desfile. Estávamos em um grupo que representa "as tradições" na região. Percebemos o quanto são desprovidos de conhecimento e entendimento quanto a verdadeira cultura do país de origem dos imigrantes, dos pioneiros.  Também há originalidade - Vemos estas expressões originais, nos desfiles dos reis e rainhas dos grupos de Caça e Tiro.
Lembramos, que os desfiles na Alemanha, têm sua origem nas paradas militares, que por sua vez, tem sua origem na antiguidade. Basta observar os desfiles das inúmeras festividades daquele país, como também, nos Estados Unidos da América, onde o movimento migratório alemão foi muito maior do para o Brasil. E quem participa dos desfiles? São as inúmeras sociedades que praticam atividades culturais durante todo anos e as cervejarias patrocinadoras ou empresas patrocinadoras. 
Desfile Oktoberfest de Munique 2024.








Desfile Oktoberfest de Munique 2024.

Desfile Oktoberfest de Munique 2024.
Percebemos estas questões presentes no Desfile Oficial da Schlachtfest, no que tange pessoas participantes do desfile e empresas patrocinadoras, mas como os desfile da Oktoberfest Blumenau, há um desvirtuamento como procedimento comportamental durante o mesmo. Observamos Herr Johann Gattinger (Conhecido Hans), aparentemente estava um pouco "perdido", pois não é assim que acontece o desfile na sua Baviera. Observem no vídeo que estará abaixo.
Johann Gattinger (conhecido Hans), participando do Desfile Oficial da 40ª Schlachtfest, um pouco diferente dos desfiles que está habituado, na Alemanha.
Quanto ao desfile militar - na Alemanha:  é uma cerimônia militar, na qual os soldados se apresentam em público, exibindo seus equipamentos e signos - que representam a instituição que defendem. Geralmente, desfilam em uma via (Central e de destaque), na qual as pessoas assistem. Também, podem receber inspeção de seus superiores ou convidados. Na Alemanha, seguiam o Vorbeimarsch, onde as tropas eram organizadas em formações de marcha acompanhada de uma marcha militar - atualmente, muitas são conhecidas dentro do cancioneiro folclórico alemão.
Com o passar do tempo foi sendo usado o nome "desfile" para qualquer forma cerimonial e festiva dentre as muitas festas e festividades da cultura alemã, com a mesma organização e marchas de seus componentes que organizam-se na forma de desfile como se organizavam os militares acompanhando os acorde musicais, muitas vezes, uma marcha.

O desfile Oficial da 40ª Schlachtfest - São Bento do Sul - 6 de setembro de 2024

O desfile teve início as 15h, com passagem em algumas das ruas da centralidade cidade, terminando na rua Barão do Rio Branco até chegar a rua Capitão Ernesto Nunes.
Chagada - Desfile Oficial da Schlachtfest. O jardim da Igreja ficou tomado por famílias de São Bento do Sul. A cidade toda faz parte deste evento.
Chegamos ao local 14h50 e praticamente todos os locais já estavam tomados, que não desfilou, assistiu, com um dia de muito sol e muito quente. O dia anterior foi marcado com baixas temperaturas, variando em torno de 13°, tempo fechado. O dia 7 de setembro amanheceu ensolarado e com temperatura elevado, marcando uma diferença de um dia para o outro de 15°C. A temperatura na tarde de sábado marcou 28°C.

Vídeo - Desfile Oficial
Fotografias - Registro para a História
Ginástico de Blumenau - Nem da história faz mais parte.
O desfile, muito original no quesito de que as pessoas ligadas às muitas sociedades da cidade desfilaram, mostrando seu comprometimento com a cultura local, em trajes muito bonitos e originais. 
Também o anfitrião do evento a Sociedade Ginástico e Desportiva São Bento, apresentou, além de seus grupos de danças folclóricas e grupos musicais, seus atletas de ginástica, uma tradição, realmente trazidas pelos pioneiros e que não existem mais em algumas cidades, onde existia esta prática e atualmente, muitos sequer sabem de sua existência e de sua história. 


As imagens comunicam - Desfile Oficial






Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria.

Rua Barão do Rio Branco.






Casa Histórica, característica do Sul da Alemanha - estrutura autoportante, resultado do contato com o Império Romano.







































































































































































































































Schlachtfest - Noite

Bandinha do Opa
Após aproximadamente 4 horas, no término do Desfile Oficial da 40ª Schlachtfest,  dirigimo-nos para a sede da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, para a festa que continuava na noite do dia 7 de setembro, na qual permanecemos até as 21h e registramos para a história. Assistimos a apresentação de três grupos folclóricos, sendo um grupo de Jaraguá do Sul (Sünnros Volkstanzgruppe)  e dois de São Bento do Sul (Grupo Folclórico Germânico BöhmerwaldJäger Volkstanzgruppe). Observamos igualmente a Bandinha do Opa, muito tradicional e boa música à base de sopro. A sua formação é composta por músicos da centenário Banda Treml, inclusivo de seu maestro, Luis Francisco Kamienski.
Na noite, também registramos representantes da organização da 40ª Schlachtfest entregando presentes  - homenageando algumas personalidades da noite, como Rose Marie Scharf, Mônica MalewschikJohann Gattinger (Conhecido Hans).

As imagens Comunicam...



 Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald. 



Luis Francisco Kamienski.


Bandinha do Opa.


Luis Francisco Kamienski e a Bandinha do Opa.

Bandinha do Opa.














Bandinha do Opa - momentos.

 Sünnros Volkstanzgruppe - momentos
Sünnros Volkstanzgruppe.







Vídeo -  Sünnros Volkstanzgruppe. 


Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald  - momentos




Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald.




Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald. 




Vídeo -  Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald
 Jäger Volkstanzgruppe - Momentos








 Jäger Volkstanzgruppe.



 Vídeo - Jäger Volkstanzgruppe 
Sünnros Volkstanzgruppe - Momentos






















Vídeo -  Sünnros Volkstanzgruppe
Homenagens do 40ª Schlachtfest



Daniela Weiss e Johann Gattinger (conhecido Hans).




















Um Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Leitura Complementares - Clicar sobre o título escolhido...













Nenhum comentário:

Postar um comentário