segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Encontro de dois ícones culturais do Estado de Santa Catarina em São Bento do Sul - Banda Treml e Coro Masculino Liederkranz

Os mecenas existem no tempo atual, tal como aqueles que surgiram no renascimento italiano. Na região, há pessoas conscientes sobre a importância da arte e da cultura e se sentem felizes, ao promover e contribuir com suas práticas, semelhante àqueles que compõem inúmeros grupos culturais, que recebeu gerações dentro de suas décadas de história
Testemunhamos um momento destes, onde o mecenas, não somente viabilizou o momento, como também, promoveu o encontro de dois grupos culturais de diferentes cidades catarinenses, tendo como cenário desse encontro, a casa de sua família, sua residência.

Dr. Hans Barg e família proporcionaram um momento ímpar para a história da arte e da cultura catarinense, na cidade de São Bento do Sul. Talvez não se deram conta, que ao convidar o Coro Masculino Liederkranz de Blumenau e a Banda Treml de São Bento do Sul estavam promovendo o encontro histórico de duas instituições centenárias catarinenses, fundadas por pioneiros, em suas respectivas regiões. 
Vamos relembrar um pouco dessa história.

Um pouco de História
Banda Treml

Banda Treml é uma banda 10 anos mais antiga e que foi rebatizada por um de seus músicos - na ausência de seu legítimo fundador - Jorge Zipperer. Esta banda abrilhantava as atividades da Sociedade de Atiradores e seu líder  e fundador - Jorge Zipperer - era descendente de uma família bohêmia. Atualmente conta com a idade de 120 anos.
Quando Zipperer  mudou-se para Rio Negrinho, em 1913, João Treml, com 28 anos de idade, assumiu a banda e rebatizou-a com seu nome - Treml. 
A banda, antes de receber  o nome Treml, foi fundada pela família Zipperer. O patriarca, Josef Zipperer não sabia tocar instrumento musical. Mas isto não o impediu de levar seu filho Jorge para ter sua iniciação musical com Kasper Tauscher, com quem aprendeu a tocar gaita ou harmônica. Usavam partituras oriundas da Alemanha e da Bohêmia.
Jorge Zipperer
No ano de 1897 tocou gaita junto com Oswaldo Hoffmann. Também tocou com seu professor de música, Tauscher. Tomou coragem para animar casamentos de conhecidos na cidade e região, como a festa de casamento de Francisco Ronsberger e Catharina Bachel. Antigamente, as festas de casamentos aconteciam na sala da residência dos pais da noiva. Neste caso, foi na casa do noivo.
Jorge Zipperer não pára mais de tocar gaita, mesmo ela tendo problemas. Várias vezes, sua gaita foi levada para ser concertada em Joinville.
Tocou com Willy Bollmann, Werner Weber, Carlos Hoffmann e Gustavo Lutz.
No ano de 1903, Jorge Zipperer idealizou, montou e coordenou uma banda musical - a Banda Zipperer - portanto 10 anos antes de João Treml trocar o seu nome para Banda Treml. A primeira formação da banda teve os seguintes músicos: 
Hugo Fischer, Max Jakusch, João Wordell, João Linzmeyer, Guilherme Beckert, Antônio Beckert, Miguel Gschwendtner, Aloís Kollross, Ernest Bollmann, Oswaldo Hoffmann Jr, Adolfo Weber Jr, Heinrich Weber, Alfred Tschöke e o próprio,  João Treml, que trocou o nome da banda em 1913, para Treml. Naturalmente a banda fundada por Jorge Zipperer teve ligação com a Sociedade dos Atiradores de São Bento do Sul.

Banda Treml - 1962.



Banda Zipperer animava as festas de Rei, entre outros eventos, como o aniversário da atual Sociedade de Cantores 25 de Julho, nos anos de 1905 e 1910. 
Em 1912, Jorge Zipperer, por motivos pessoais, mudou-se para Rio Negrinho. Também saiu o músico Andreas Ehrl. No ano seguinte, João Treml toma a frente da banda, rebatizando-a com o seu nome  e admite novos músicos que pelas fotografias históricas, não são muitos mais.
Há muito tempo, efetuamos registros das apresentações da Banda Treml no Oktoberfest Blumenau.



Coro Masculino Liederkranz
Hotel Holetz e Confeitaria e Padaria S. Katz.
A história do Coro Masculino Liederkranz iniciou no carnaval de 1909, quando seu idealizador Rudolf Damm - que era jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor da Neue Deutsche Schule  e um exímio cantor reuniu um grupo de homens para fundar uma associação de canto masculino amador no Stadtplatz de Blumenau. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado era "Club Unter Uns" (Clube entre nós). Para ler sobre Damm - Clicar sobre: Rudolf Damm - Jornalista, poeta, compositor, cantor e tradutor - Professor da Neu Schule
No ano de inauguração da Neue Deutsche Schule - o professor Rudolf Damm contava com 31 anos de idade.  Fonte: Arquivo Histórico Ferreira da Silva.


Confeitaria e Padaria S. Katz
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth
Tudo foi formalizado oficialmente em assembleia no dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo. Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor e cantor - Rodolfo Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Rudolf Damm.O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909. Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz. Fonte: Arquivo Histórico Ferreira da Silva.


Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian na revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou. coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral. Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
  • Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
  • Carl Flesch;
  • Josef Schwartz;
  • Josef Teichmann - Pai de Erwin Curt Teichmann (escultor);
  • Ernst Drawin;
  • Kurt Boettner e 
  • Heinz Geyer;
  • Manfredo Bubeck;
  • Werner Arnhold;
  • Telmo Locatelli;
  • Antônio Simplício Müller (1985/1986);
  • Franz Back;
  • Avelino Korbes;
  • Erwin Knaesel - 20 anos;
  • José Carlos Oechsler (Atual)
Os Presidentes no mesmo período até a regência de Heinz Geyer foram:
  • Ricardo Max Grothe;
  • Richard Meyer;
  • Luwig Reinhardt e 
  • Franz Becker.
Registramos as apresentações do Coro Masculino Liederkranz no Oktoberfest Blumenau, desde sua estreia, em outubro de 2010.

Encontro entre Liederkranz e Treml na Residência Barg

Integrantes do Coro Masculino Liederkranz (Blumenau) e da
Banda Treml (São Bento do Sul) na residência dos Barg.
O encontro, aconteceu sem a
expectativa histórica, mas sim, no momento de interação cultural entre os dois grupos, na Residência Barg, em São Bento do Sul, localizada no alto de um "Berg", com araucárias. O grupo cultural de Blumenau partiu da cidade rumo à São Bento do Sul no início da manhã do dia 9 de dezembro de 2023, chegando à Residência Barg, em torno de 10h00, onde a família o recepcionou. O tempo não estava muito firme, apresentando instabilidade, mas sem chuva forte. Foram armadas lonas. Ainda na manhã iniciou apresentações do repertório do Oktoberfest Blumenau com a participação da família Barg. Foi servido o almoço entre 12h30 e 13h30. 



Ninguém
 do grupo de Blumenau sabia que a Banda Treml chegaria ao local no início da tarde. Por volta das 14h30, os músicos da banda de São Bento do Sul que puderam estar presentes, subiram o "Berg" tocando, surpreendendo os blumenauenses presentes. Os anfitriões sabiam e fizeram o momento acontecer.
Nós? 
Tivemos o privilégio de estar presentes e poder registrar para história.

Resumo em Vídeo
Observação - Errata: Erro de digitação - Böhmischer Traum (Composição de Norbert Gälle).

O intercâmbio cultural entre o Coro Masculino Liederkranz, fundado por Rudolph Damm em 1909 na cidade de Blumenau e a Banda Treml/Zipperer fundada por Jorge Zipperer em 1903, em São Bento do Sul, aconteceu por quase toda a tarde na Residência Barg, embalado pela sonoridade de canções antigas do cancioneiro alemão e austríaco. Ver vídeo anterior. 

As imagens Comunicam





Augusto e Hans Joaquim Barg. Augusto é cantor do Coro Masculino Liederkranz.































As esposas dos cantores do Coro Masculino Liederkranz os acompanharam. Também foram convidadas. 

Clay Schulze, presidente do Coro Masculino Liederkranz e o cantor Augusto Barg, com suas respectivas acompanhantes, namorada e esposa respectivamente.








Coro Masculino Liederkranz e os anfitriões.

Coro Masculino Liederkranz e os anfitriões.

Coro Masculino Liederkranz e os anfitriões.

Maestro José Carlos Oechsler e Hans Joaquim Barg.








Esposas dos cantores: Edson, Alírio  e Augustinho.



















"Hoje, eles vêm de perto e de longe para a casa dos velhos camaradas. 
Que eles vivam por muito tempo!"





Hans Joaquim  Barg, Juliana e Tânia Maria Besen Barg.





Destinamos dois títulos de nossa autoria ao anfitrião, como forma de agradecimento pelo momento histórico e também, para compartilhar conhecimento sobre a história e cultura da região. Os livros foram entregues, sob nosso pedido, pelas mãos do Maestro José Carlos Oechsler para as mãos de Dr. Hans Joaquim Barg.










Chegada da Banda Treml - Surpresa!












Augusto e Hans Joaquim Barg.



j


Esposa do maestro da Banda Treml  - Luis Francisco Kamienski,  Nadia Wisnheski Kamienski. Cantora da Banda Treml.




Maestro e músico José Sabino de Santana de Balneário Piçarras.

































Maestro da Banda Treml, Luis Francisco Kamienski.

Dr. Hans Barg e  o maestro da Banda Treml, Luis Francisco Kamienski
.




Enviando as imagens históricas para o filho - cantor do Coro Masculino Liederkranz  - Renê Kort.




Rose Oechsler e Eva, esposa e neta do Maestro José Carlos Oechsler.









Dr. Hans Joaquim Barg.




O casal Tânia Maria Besen Barg e Hans Joaquim  Barg.

Presidente da Banda Treml, Nayara P. Machado.




Maestro da Banda Treml, Luis Francisco Kamienski e o Maestro do Coro Masculino Liederkranz, José Carlos Oechsler.

Presidente da Banda Treml, Nayara P. Machado.



Coro Masculino Liederkranz de Blumenau e a Banda Treml de São Bento do Sul. Para a história.




Após o dia intenso, o grupo de Blumenau foi para o Hotel, onde descansou um pouco para o momento do encerramento das atividades de maneira oficial, como tradicionalmente ocorre todos os anos, com a participação da família dos cantores. O momento foi feito no jantar, no mesmo dia 9 de dezembro de 2023. Não  faltou o canto. Augusto e Hans Barg estiveram presentes no jantar festivo.

Vídeo




















No dia seguinte, na manhã de  10 de dezembro de 2023, na o grupo retornou para Blumenau.
        Um registro para a História.

Leituras Complementares - Clicar sobre:

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter) 

Uma sugestão de presente de natal. Os 35 primeiros
artigos de nossa coluna estão impressos nesse livro.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário