Em 11 de dezembro, no grande salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau aconteceu o concerto de 25 anos de História da Orquestra da FURB, contando com a participação especial do Coro Misto Stimmen des Herzens, grupo coral da casa. O elemento comum da realização desse momento da música de Blumenau foi o regente Dr. Roberto Fabiano Rossbach, que acompanhou essa história desde o princípio, na década de 1990, com outras pessoas que se fizeram presente na noite, como também, Rossbach é o atual regente da orquestra da universidade de Blumenau, como também, é o atual regente do Coro Misto Stimmen des Herzenz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Orquestra da FURB:
Iniciou suas atividades em maio de 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e a gestão do então reitor Egon Schramm. Desde então, consolidou-se como um grupo de produção artística permanente da universidade, integrando ensino, pesquisa e extensão, além de promover a cultura e oportunizar o desenvolvimento e a integração social. Ao longo de sua trajetória, a orquestra passou por diversas configurações instrumentais, desde um conjunto de câmara até uma formação sinfônica. Em 2005, foi fundada a FURB Jazz Band, e em 2008, a Orquestra de Cordas, grupos que apresentam repertórios específicos para suas formações, abrangendo estilos como barroco, jazz, soul e bossa nova. Tornando-se uma referência em performance musical no município e na região, a orquestra também funciona como matriz para a criação de novos grupos instrumentais. Alguns ex-integrantes da orquestra desenvolvem atividades em várias cidades do Médio Vale do Itajaí - como Blumenau, Brusque, Corupá, Gaspar, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Pomerode, São Bento do Sul e Timbó - atuando em bandas de música, fanfarras escolares, coros, grupos de câmara, orquestras e diversos projetos comunitários. Dessa forma, a Orquestra da FURB contribui significativamente para o desenvolvimento de grupos instrumentais e projetos musicais em toda a região. Desde 2010, a coordenação e regência titular da orquestra estão a cargo do maestro e professor Dr. Roberto Rossbach, que se empenha em inserir o grupo no cenário artístico regional, bem como nas áreas de ensino e pesquisa, fazendo da orquestra um laboratório de prática instrumental, investigação e produção de conhecimento. Esses aspectos reforçam o papel da Universidade Regional de Blumenau em promover práticas e oportunidades que enriquecem a cultura da região. Até 2021, a orquestra contava com músicos profissionais atuando como monitores, além de bolsistas de cultura e voluntários da comunidade. Atualmente, é formada por alunos da universidade, especialmente do Curso de Música, e por voluntários interessados em desenvolver a prática instrumental. Orquestra da FURB - Roberto Rossbach
Integrantes e Convidados
Violinos: Alexandre de Oliveira, Ana Beatriz de Souza Andrade (convidada), Ana Betina Plautz (convidada), Davi Nunes da Costa, Débora Pschichholz Henz (convidada), Fabiano Marques da Silva (convidado), Gilson Padaratz (convidado), Giulia Kamille Fernandes, Heidrun Marie Ehlert Lehmann (convidada), João Vitor Domingos, Joseane Nazário Korte, Juliana Schuetze (convidada), Leonardo Cesar Farias (convidado), Lucas Heinz Anlauf, Melyssa Georg (convidada), Michelle Stephanie de Montreuil Carmacio (convidada), Patrícia Caroline Ruski Perizzolo (convidada), Paulo Augusto Pereira Mannes (convidado), Rute Wiggers, Wellington Vaz Duggen (convidado).
Violas: Bruna Hedler (convidada), Paulo Henrique Tadeu Lira (convidado), Sara Alice Tobias, Tasley Ramos Teixeira.
Violoncelos: Larissa Agostinho, Natália Rengel Koch (convidada), Nelly Péricas (convidada).
Flautas: Camila Werling (convidada), Juliano César Heiden (convidado), Líbia da Silva Cecílio Pingo, Milena Schug, Victor Lázaro Nascimento Dalferth (convidado).
Oboé: Luana Beatriz Ramos.
Clarinetes: Daniele Goedert (convidada), Erika Rafaela Weiss, (convidada).
Sax Tenor: Sofia Helena Vieira.
Trompetes: Albert Pereira Oliveira (convidado), João Vitor Passold, Rômulo Augusto de Souza (convidado).
Trompas: Luan Felipe Ramos, Fagner Luiz Silva (convidado).
Eufônio: Guilherme Rasch Fortunato.
Trombones: Fernando Fileti de Almeida, Jaqueline Rangel (convidada), Luiz Lenzi (convidado), Rodrigo Glaser (convidado), Tiago Zandarin (convidado).
Tubas: Daniel Freitas, Robson Brandt (convidado).
Percussão: Camille Vogel Miranda, Eduardo Martorano Salvador (convidado).
Piano: Cauã Vinícius Scheidt de Souza.
Maestro emérito: Frank Mathias Otto GrafSecretaria: Pietro Bernardo Pandolfo Ziegler.
Direção artística e regência: Roberto Rossbach
Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
Reitora: Profa. Ms. Márcia Regina Sardá Espíndola
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - PROPEX Pró-reitora Prof. Dra. Michele Debiasi Alberton
Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras - CCEAL Diretora Profa. Ms. Carla Nolli.
Divisão de Cultura - DIC Chefe: Ruan Rafael Rosa
Programa
200 Anos da Estreia da 9ª Sinfonia de Beethoven (07/05/1824, Viena - Áustria)
200 Anos de Imigração Alemã no Brasil (25/07/1824, São Leopoldo)
200 Anos de Presença Luterana no Brasil (03/05/1824 E 25/07/1824)
100 Anos de Giacomo Puccini
60 Anos da FURB (02/05/1964) & 25 Anos da Orquestra da FURB (Maio/1999)
Dr. Tiago Pereira, mestre de cerimônias na noite de concerto. |
Dr. Tiago Pereira. A Orquestra da FURB é um grupo estável de produção artística da universidade, fundado em 1999 sob a regência do maestro emérito Frank Graf, durante a gestão do então reitor Egon José Schramm. Desde sua criação, consolidou-se como um importante programa de extensão, promovendo a integração entre a universidade e a comunidade. Até 2021, a orquestra contava com um corpo sólido de profissionais da música que, atuando como monitores, desempenhavam um papel essencial na formação dos estudantes, configurando a orquestra como um valioso laboratório de prática e aprendizado musical. Atualmente, o grupo é composto por estudantes da universidade e voluntários da comunidade, buscando manter sua essência educacional e cultural. Desde 2010, está sob a regência do Professor Dr. Roberto Rossbach, que, com dedicação, adapta e arranja todo o repertório para a configuração instrumental atual, garantindo a continuidade do trabalho artístico e pedagógico. A Orquestra da FURB é um símbolo da união entre arte, ensino e extensão, contribuindo para a valorização da música e da cultura em nossa região.
Na sequência o regente Dr. Roberto Fabiano Rossbach lembrou alguns momentos da Orquestra da FURB e parte de sua história.
Boa noite a todos!É com imensa alegria e profunda gratidão que lhes dou as boas-vindas ao Concerto Efemérides, uma celebração que vai além da música e se transforma em um encontro de histórias, memórias e resistências. A Orquestra da FURB tem desempenhado, ao longo de seus 25 anos de existência, um papel essencial não apenas como representante artística da nossa universidade, mas também como um verdadeiro laboratório de prática musical para os alunos do Curso de Música, alunos de outros cursos da universidade, voluntários da comunidade interessados nessa prática e contou, durante 22 anos, com profissionais da música. É aqui que o aprendizado se transforma em som, que a teoria ganha vida e que o esforço nos ensaios se traduz em beleza compartilhada com o público. Este concerto comemorativo é, para mim, um momento de cunho profundamente pessoal. Ele é fruto de um sonho coletivo, uma reunião de pessoas que embarcaram comigo nesta ideia da realização deste concerto de hoje, mostrando que a música une, emociona e mantém vivos os laços que construímos ao longo do tempo. Por isso, é com enorme carinho que dou as boas-vindas aos atuais integrantes da orquestra e aos ex-integrantes, que daqui a pouco se juntam a nós, revivendo os momentos especiais que marcaram suas trajetórias neste grupo. Mas não posso deixar de refletir, junto com vocês, sobre os desafios que enfrentamos como artistas e músicos. Infelizmente, a arte, muitas vezes, não é reconhecida como deveria. A produção artística raramente é vista como trabalho legítimo, como o ganha-pão que sustenta muitos dos que estão aqui hoje. A sobrevivência da arte no Brasil é, antes de tudo, um ato de resistência. E a nossa orquestra é prova viva disso. Por 25 anos, mesmo diante de inúmeras dificuldades – financeiras, artísticas e de infraestrutura –, a Orquestra da FURB tem se mantido como um grupo estável de produção artística. Isso só foi possível graças à paixão, ao esforço e à dedicação de todos os que passaram por aqui e acreditaram que a música vale a pena, que ela transforma vidas. Que este concerto seja, então, uma homenagem à arte que resiste, aos sonhos que persistem e às histórias que construímos juntos. Muito obrigado.
- Anelise Graf (maestro Frank Mathias Otto Graf)
- Guilherme Schramm (Reitor Egon José Schramm)
- Roberto Diniz Saut
- Noemi Kellermann
- Melita Bona
- Nelly Péricas
- Patrícia Caroline Ruski Perizzolo
- Heidrun Marie Ehlert Lehmann
- Luiz Roberto Lenzi
Dr. Roberto Fabiano Rossbach - Regente da Orquestra da FURB e do Coro misto Stimmen des Herzens, do C.C. 25 de Julho de Blumenau. |
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Foi uma noite memorável! Cheia de ótimas lembranças. Vida longa a Orquestra e a Universidade. Parabéns!!
ResponderExcluir