Nosso primeiro contato com a Alemanha, aconteceu quando chegamos no aeroporto de Frankfurt, após as 16h do dia 16 de abril. O período foi organizado para cumprir uma extensa programação, desta data, 16 de abril, até o dia 13 de maio de 2025.
Nessa programação consta encontros formais e busca de respostas à curiosidades desta cultura, a qual pesquisamos há mais de 20 anos, para entender as cidades, fundadas por alemães no século XIX e início do século XX, e suas práticas quase extintas por conta do Nacionalismo impetrado na primeira metade do século XX, em Santa Catarina e principalmente, Blumenau durante o governo de Getúlio Vargas. Também acontecerá encontros com familiares e, com amigos conquistados no período que abrange esta pesquisa e também ao da Oktoberfest Blumenau, que residem no país visitado.
Chegamos no aeroporto de Frankfurt após às 16h30, horário da Alemanha, e pegamos o carro alugado, ainda quando estávamos no Brasil. Observamos que o grau de automação usado na Alemanha atual e a diminuição de pessoas nos ambientes de trabalho, é uma realidade. São muitos ambientes sem pessoas, aumentou dentro do aeroporto, o que nos dificultou a ausência de informações.
Saindo de Frankfurt, rumamos para o Sudeste, aproximadamente 50 km, e paramos em um local para descansar e também para nos alinharmos ao novo fuso horário que conta com 5 horas adiantadas. Deste local, que também foi reservado do Brasil, no outro dia, em 17 de abril, rodamos quase 400km, até chegar à região de Deggendorf, região da banda que tocou em 6 edições do Oktoberfest Blumenau, durante os 40 anos de sua história. Encontraremos com a banda em 21 de abril, durante seu ensaio para a festa que tocará em 25 de abril, lembrando que a Oktoberfest de Munique é somente uma das inúmeras festas que acontecem na Alemanha, de maio a outubro. Geralmente acontecem sob tendas e sua origem tem relação com a religião antiga e o período de sol, temperaturas mais altas e a chegada da primavera. Lembram-se do Maibaum?
Estava no mesmo voo, o jornalista de Berlim, Björn Akstinat, que havia feito uma palestra em Blumenau em 11 de abril último. |
Do hotel até nosso destino primeiro. |
Rodovia A3. |
Vídeo
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Nenhum comentário:
Postar um comentário