quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Jacob Brueckheimer - Personagem da História de Blumenau

Jacob Brueckheimer 
Apreciamos mostrar o perfil de personalidades que ajudaram a construir Blumenau sem muito destaque na história oficial porque muitas vezes não estavam ligados ao Sociedade de Atiradores de Blumenau - Schützengesellshaft Blumenau - localizado no Stadtplatz - atual Tabajara Tênis Clube -  ou com ligação aos principais nomes da política local, na época. São pessoas que foram importantes, porque ajudaram a construir a cidade de Blumenau. 
Nesse caso, em especial, literalmente ajudou a construir a cidade, pois foi um construtor. e participou da construção de edifícios importantes do início do Século XX, quando se construiu, observando as tendências internacionais, como eclético, Art Decó e Art Nuveou, e não mais utilizando muito a estrutura enxaimel. Se sim essa recebia adornos da nova linguagem arquitetônica.
Vamos conhecer um pouco sobre um brasileiro, filho de um imigrante alemão oriundo de Baden - o blumenauense, Jacob Brueckheimer. 
Jacob Brueckheimer nasceu no dia 13 de setembro de 1894 - em Blumenau. Foi filho do também, Jacob Brueckheimer  e Johanne Brueckheimer - (solteira Kremer). Quando tinha a idade de 20 anos, casou-se com Marta Butzke - no ano de 1914.  Jacob teve seis filhos - Gertrudes, Eugênio (Foi vereador da Câmara de Vereadores de Blumenau), Ewald, Harry, Eva, e Elvira.
Arquiteto - Robert Holtzmann
Como construtor, Jacob Brueckheimer participou de obras, como: Edifício dos Correios, projetado pelo arquiteto alemão Robert Holzmann; sede da Sociedade Ginástica; Lojas do Cia Hering; entre outros tantos. Participou de maneira muito ativa de sociedades de caça e tiro e esportiva. Durante 20 anos foi presidente de uma Sociedade na Velha. Foi contemporâneo de Curt Hering, Amadeu da Luz, Júlio Kleine, Erwino Berndt, Teodor Darius, Alfred Höss, Hans pape, João Hahn.
Partiu, com somente 40 anos de idade, no dia 11 de setembro de 1934. 
Jacob Brueckheimer  tem seu nome emprestado a uma rua de Blumenau - localizada nas proximidades do espaço onde acontece o Oktoberfest Blumenau. Seu filho, Eugênio foi vereador de Blumenau e também dono de uma loja comercial localizada no centro de Blumenau, atualmente sob responsabilidade de seu neto, também Eugênio Brueckheimer. Esse, recentemente acompanhou a concretização de um antigo projeto de família. Viram o primeiro calçadão de Blumenau sendo entregue a comunidade.
Publicidade em página de programa de encontro de cantores - Ano de 1952

Edifício dos correiros de Blumenau - Projeto de Robert Holtzmann e construção de
Jacob Brueckheimer 

Sociedade Ginástica - Antigo Ginásio do Pedro II - o primeiro coberto construído em Santa Catarina

Necessita cuidados


Sociedade Ginástica - O primeiro ginásio coberto de Santa Catarina
Maternidade da sociedade de Senhoras

Localização da rua Jacob Brueckheimer
Localização da rua Jacob Brueckheimer

O primeiro calçadão de Blumenau foi entregue à comunidade  no dia 23 de junho de 2016. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau e proprietários de imóveis localizados na Rua Capitão Euclides de Castro, a via que liga as ruas XV de Novembro e Curt Hering ganhou uma paisagem acolhedora, com bancos, canteiros e iluminação decorativa.
Durante o evento de entrega o prefeito Napoleão Bernardes assinou a Lei que denomina o novo espaço de Calçadão Brueckheimer. “Este calçadão era uma antiga reivindicação dos comerciantes da região. 

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido

  1. Edifício do antigo Correios e Telégrafos
Em Construção...















2 comentários:

  1. Bom Dia Angelina , tudo bem ?
    Sou Eugênio Brueckheimer Filho, filho de Eugênio Brueckheimer,achei super interessante seu blog, e claro, a matéria com meu avó . Onde conseguiste estas informações ? Existe mais material a respeito dele
    Gostaria de fazer alguns acréscimos, como onde mencionas meu pai, além de vereador por quatro vezes, sempre o mais votado, ele assumiu várias vezes a prefeitura de Blumenau, por ser presidente da câmara.
    E também onde se referes a mim, sou filho, não neto, por mais estranho que possa parecer, pois meu pai casou duas vezes.
    Grande abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Eugênio. Tudo bem. encontrei sobre seu avô em uma publicação de Blumenau em Cadernos e gostaria muito de ter mais material sobre sua vida. Quando menciono ser neto, o faço referindo-se ao seu parentesco com Jacob Brueckheimer. Muito bom que você leu esta parte da história de Blumenau. Abraços...

      Excluir