quarta-feira, 22 de outubro de 2025

40ª Oktoberfest Blumenau - Momentos - São Bento do Sul - Timbó - Dia 15 de outubro de 2025

Em 15 de outubro, não iríamos dar uma volta no Parque Vila Germânica, por outros compromissos. Estávamos próximos ao local quando finalizamos estes compromissos e entramos com a máquina em punho. Uma passagem muito rápida, o suficiente para encontrar representantes da Festa do Imigrante de Timbó: o Diretor de Cultura Danilo João Almeida e a nova realeza de sua festa. Também encontramos o ex-prefeito de Timbó, Jorge Krüger, se divertindo no espaço do Galegão.
Ex-prefeito de Timbó Jorge Krüger.
O grupo de Timbó nos encontrou quando conversávamos com o grupo de representantes da Schlachtfest de São Bento do Sul. Nesse momento, recebemos um botton atual de sua festa. Vale lembrar que São Bento do Sul é uma das cidades que esteve presente em todas as edições da Oktoberfest Blumenau, com seus grupos culturais, cujos trajes foram inspiração para os primeiros trajes da Oktoberfest Blumenau. Isso é explicado pelo fato de que os imigrantes que fundaram Blumenau e seus descendentes não eram do Sul da Alemanha, tendo predominância pomerana e, portanto, não eram adeptos deste traje, ao contrário dos pioneiros de São Bento do Sul, originários de Böhmerlwald, no Sul. Além disso, suas bandas sempre estiveram presentes na Oktoberfest Blumenau.
A Oktoberfest Blumenau 2025 proporcionou o encontro de representantes de Timbó: João Danilo com a recém-eleita Realeza da Festa do Imigrante, e a turminha e a nova realeza da Schlachtfest com Tânia Eichstadt e sua amiga (que nos presenteou com um botton de sua festa). 
Honrada em receber o Botton da  Schlachtfest, que acompanhava a realeza da festa,
 mas a quem não foi permitida a participação no desfile oficial da Oktoberfest Blumenau.
A nova realeza da Schlachtfest estava preparada para participar do desfile oficial da 40ª Oktoberfest Blumenau. A Rainha Helen Schneider Waltrick, 1ª Princesa Bruna Alessandra Mistura e ª Princesa: Tabatha Eduarda Alves Rank.
No entanto, soubemos que a sua nova realeza não pôde participar do desfile oficial do dia. Elas estavam devidamente vestidas com os trajes feitos e criados por cada uma, mas sua visita se limitou aos ambientes da festa. Registros fotográficos das primeiras edições da Oktoberfest testemunham a presença de São Bento do Sul nos desfiles oficiais daquelas edições.
Malewschik levando a bandeira da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Fonte: WITTMANN, 2025.


Grupo Folclórico Infanto-juvenil de São Bento do Sul, com seus integrantes rica e originalmente trajados, foi uma das atrações da primeira edição da Oktoberfest Blumenau, em 1984. Estes trajes inspiraram outros na cidade de Blumenau.  Fonte: WITTMANN, 2025.
Ao adentrarmos o espaço do Galegão, assistimos a algumas apresentações de grupos folclóricos no Festival de Danças Germânicas, mais precisamente uma modalidade do Schuhplattler, enquanto os vencedores da noite eram conferidos. O evento contou com participantes da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECCAB) e com a presença de sua primeira secretária, Christine Graebin Roll. 
Christine acompanhava o coordenador de danças da Suíça, Felix Mugwyler, que já esteve algumas vezes no Brasil (via Associação de Gramado e, inclusive, na região do Vale do Itajaí), ministrando oficinas de danças. Ele foi convidado para ser um dos avaliadores do Festival de Danças Germânicas, em sua primeira edição. Exatamente por isso, a adesão se limitou a grupos locais e regionais, com a expectativa de que nas próximas edições haverá participações de outras regiões do país e até de outros países, como a Alemanha. Seria interessante, igualmente, que houvesse avaliadores da Alemanha, em concordância com o perfil das danças folclóricas.
O suíço Felix Mugwyler e, em pé, a primeira secretária Christine Graebin Roll - FECCABE. 
 Quando saímos da festa, já na rua, deparamo-nos com uma caravana toda vinda do nordeste, com muito alegria e devidamente rajados aguardavam sua condução.

Programação da noite de 15 de outubro de 2025

Setor 1
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h15 - Musical Estrela de Ouro
21h30 às 23h30 - Tropical Band
23h45 às 2h - Banda Vox 3
2h - Encerramento
 
Setor 2
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h30 - Banda Verde Vale
21h45 às 23h45 - Banda Do Barril
0h às 2h - Banda Stadtkapelle
2h - Encerramento
 
Setor 3
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h - Banda Mensagem
21h às 21h15 - Freiheitstanzgruppe
21h15 às 21h30 - Grupo Folclórico Alpen Bach
21h30 às 0h15 - Banda Society
0h30 às 2h - DJ Kaisermusik
2h - Encerramento
 
Setor 4
18h às 19h  - Som Mecânico
19h às 21h30 - Banda Herr Schmitt
21h45 às 23h45 - Banda Champagne
0h às 2h - Banda Bavária (Música Tradicional)
2h - Encerramento
 
Palco Galegão
18h às 0h - Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest Blumenau
Spaten Garten (Praça de Alimentação)
11h às 13h30 - Banda Deutsches Akkordeon
15h15 às 15h30 - Banda Musical EBM Vidal Ramos
15h30 às 17h30 - Banda Volk’s Musik
20h às 21h - Chope em Metro 
21h15 às 21h30 - Volkstanzgruppe Blauer Berg
21h30 às 22h30 - Brincadeira
23h às 01h - Sax Dj Suelen Mondini

As imagens comunicam...




























Grupo Folclórica Germânia - fotografamos antes do resultado da noite- cuja categoria foi vencedor.



































































Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)














Nenhum comentário:

Postar um comentário