terça-feira, 21 de outubro de 2025

Reencontro, após 31 anos, na mesma festa - Oktoberfest Blumenau - Michael Högl e Carlos Henrique Buechler

Duas famílias, um palco cultural e uma história que é lembrada a partir das memórias, das práticas culturais e da arte. Na antiga pátria dos pioneiros e na "colônia" fundada por eles, antes mesmo da chegada do fundador, Hermann Blumenau. A família Buechler é descendente de Georg e de Pedro Wagner, pioneiros alemães que já estavam instalados às margens do rio Itajaí-Açu antes mesmo da chegada do fundador, Hemann Blumenau.
Capa do artigo de julho de 2025, anunciando a vinda de Michael
 Högl à 40ª edição da Oktoberfest Blumenau.
Em 2 de julho de 2025, ano da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, escrevemos um artigo sobre a vinda de Helmut Högl e sua banda, a Högl Fun Band, para esta edição festiva e comemorativa. Neste artigo, abordamos também a história de seu pai, Helmut Högl, e sua relação com a Oktoberfest Blumenau, bem como sua influência na música tocada na festa e na região. Essa cobertura, que marcou a história da festa, surgiu quando vimos o vídeo enviado pela banda, anunciando a presença de Michael Högl e seu grupo, e foi inevitável não lembrar.

Apresentação de Helmut Högl Und Seine Musikanten no Pavilhão A, Oktoberfest Blumenau 1986. Fonte: WITTMANN, 2025.

Lembrando...

Nas primeiras edições da Oktoberfest, quando o nome de Helmut Högl era anunciado no microfone do Pavilhão A da PROEB, o ambiente lotava. 
A banda alemã  Helmut Högl Und Seine Musikanten foi convidada para tocar na Oktoberfest Blumenau 1985, sob o patrocínio da Lufthansa, ponte intermediada por Fred Ullrich, que trabalhava naquela empresa aérea. Na época, o prefeito de Munique, Winfried Zehetmeier,    enviou saudações aos frequentadores da Oktoberfest Blumenau 1985, via imprensa alemã e também pela    Helmut Högl Und Seine Musikanten.

Divirtam-se com a banda Helmut Högel!  Aproveito a oportunidade para enviar calorosas saudações aos cidadãos da cidade de Blumenau e ao seu prefeito.  São, por assim dizer, saudações de Blumenau para Blumenau.  Porque em München há uma região da cidade que tem o mesmo nome que também tem a sua cidade... Desejo a todos os visitantes da Oktoberfest Blumenau muita diversão e bom entretenimento com a banda Helmut Högel!...
Com isto em mente, calorosas saudações de Munique – a casa da Oktoberfest!
 Munique, 8 de outubro de 1985 
Dr.  Prefeito Winfried Zehetmeier . WITTMANN, 2025.

Na mensagem, o prefeito de Munique esclarece que durante três décadas, a Helmut Högl Und Seine Musikanten fazia boa música e destaca sua apresentação e alegria na Oktoberfest Blumenau. 
Antônio Pedro Nunes, secretário de Turismo que organizou as primeiras edições da Oktoberfest Blumenau, década de 1980, era proprietário da única agência de turismo de Santa Catarina e organizava  viagens, para a Alemanha e também para Munique. Antônio Pedro Nunes e Renato Wolf sendo recebidos pelo prefeito de Munique, Winfried Zehetmeier, na Baviera, em julho de 1986. Fonte: WITTMANN, 2025.





De acordo com datas e idades, aguardando a confirmação do próprio Michael Högel, a quem perguntamos via whatsapp, foi em 1986 que Carlos Henrique Buechler conheceu Michael Högl. Seus pais, Marcos e Helmut haviam se conhecido no ano anterior.
Michael Högl e Carlos Buechler, em 1986.
Depois da apresentação na Oktoberfest Blumenau 1985, Helmut Högl e sua banda retornaram ao Brasil em 1986 e também, em outras edições da festa. Quando sua banda iniciava seu show no Pavilhão A, atraía todas as atenções, não só deste pavilhão, mas também dos demais que compunham os espaços do complexo naqueles tempos. A alegria e carisma de Helmut Högl contagiavam, fazendo com que o músico se tornasse um dos principais nomes da história da festa, ainda que cercado por polêmicas que surgiram, originadas de suas imposições de estilos musicais durante as edições da Oktoberfest Blumenau de que participava.
Helmut Högl e banda tocando na Prefeitura Municipal de Blumenau, 1988. Fonte: WITTMANN, 2025.

Helmut Högl tornou-se uma das grandes atrações da Oktoberfest Blumenau ao longo destes 40 anos de história. Ele influenciou a maneira de fazer música da Oktoberfest e conquistou uma legião de fãs desde sua primeira participação, em 1985. Quarenta anos depois que Blumenau conheceu Helmut Högl, seu filho, Michael Högl, visita a festa de outubro com sua banda. A semelhança física, o carisma e a musicalidade são imediatamente percebidos por aqueles que frequentavam o palco do Pavilhão A para assistir ao seu pai. Também lembramos do reencontro de Michael com pessoas com as quais teve contatos em Blumenau, como, por exemplo, a família Buechler.
Marcos Henrique Buechler, Carlos Henrique Buechler, Michael Högl e Diva Buechler.
O maestro Helmut Högl esteve na Oktoberfest Blumenau, pela primeira vez, em 1985 (há 40 anos), e depois em 1986, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1994. Michael esteve na Oktoberfest Blumenau na companhia do pai. (Não possuímos a informação das datas corretas. Aguardamos sua resposta a esta questão, pergunta feita por mensagem whatsapp.) Ele foi o autor da música para a letra feita por Helmut e Sonir Högl: "Hallo Blumenau!", apresentada pela primeira vez na Oktoberfest Blumenau em 1988.
Postal da banda Helmut Högl Band divulgando a música "Hallo Blumenau!", creditando a autoria da melodia a Michael Högl, com letra de Helmut e Sonir Högl.
Apresentação de "Hallo Blumenau!", com a voz de Michael Högl
Irreverência e alegria. Helmut na companhia da família Buechler e amigos.
No ano de 1989, houve muita polêmica e confronto de opiniões sobre o que tocar nos palcos da Oktoberfest Blumenau. Com isso, muitos imaginavam que Helmut Högl não retornaria ao Brasil, e muito menos à próxima edição da Oktoberfest, em 1990. Ele não só retornou para tocar na grande festa, como também trouxe novidades: a presença de novos músicos na banda e a canção "Hallo Blumenau!", composta em 1988, já consagrada na festa. Eles chegaram a Blumenau antes do início da Oktoberfest Blumenau 1990.
A expectativa pela presença da banda de Helmut Högl na Oktoberfest Blumenau 1990 - Jornal de Santa Catarina, 1990. WITTMANN, 2025.
Depois da Oktoberfest Blumenau 1990, Helmut Högl retornou a Blumenau, somente em outubro de 1994, a última vez que esteve no Brasil. Nesse ano, "Hallo Blumenau!" já possuía o status de hino da Oktoberfest Blumenau e era muito conhecida e tocada por diversas bandas que se apresentavam na festa.
Helmut Högl dando autógrafo aos fãs, que eram de todas as idades. (Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva).
A canção "Hallo Blumenau!", apresentada pela primeira vez na Oktoberfest Blumenau em 1988, foi a materialização de uma ideia de Michael, criador da música. Ele, conforme lembrado, conhecia Blumenau e os amigos brasileiros do pai. De acordo com registros fotográficos, conhecia a família de Marcos Henrique Buechler desde 1986. A aproximação e a amizade entre os Högls e os Buechlers surgiram durante as turnês da banda de Helmut Högl a Blumenau e nos momentos passados no camarote da Autoviação Catarinense (pertencente à família Fiedler), que recebia Helmut Högl e sua banda. Marcos Henrique Buechler falava fluentemente o alemão e sempre era convidado para o Camarote reservado por sua empresa. Como apreciador da boa música alemã, a sintonia e a aproximação com os Högls e a banda foram naturais. O filho de Marcos Henrique Buechler, Carlos Henrique Buechler, era um garoto quando conheceu a família Högl. Tinha 11 anos.
E em 1994, na última visita  do maestro alemão, Carlos contava com aproximadamente 19 anos. Ele registrou os momentos em suas lembranças e também, através de fotografias que herdou de seu pai, falecido em 9 de outubro de 1997, três anos após a Oktoberfest Blumenau de 1994.
Carlos Henrique Buechler conversando com Michael Högl, em 1986.
Atualmente Carlos Henrique, um dos cantores do Coro Masculino Liederkranz de Blumenau, que dá vida ao espetáculo conhecido na Oktoberfest Blumenau há 15 anos, como o Show dos Velhos Camaradas, conta com 50 anos. Ele nasceu em  27 de outubro de 1975. Michael é o dirigente, músico e cantor da Högl Fun Band. Ambos cantaram na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, em outubro de 2025.
Carlos Henrique Buechler, cantando no "Show dos Velhos Camaradas", na abertura da 40ª Oktoberfest Blumenau, 2025.

Michael Högl cantando com a banda Högl Band no palco do Galegão, na 40ª Oktoberfest Blumenau, 2025.
Em 18 de outubro de 2025, Carlos Henrique Buechler e Michael Högl se encontraram novamente na noite do show da banda Högl Fun Band, no palco do Galegão, lindamente decorado. Encontraram-se exatamente na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, no 3º show de quatro, que a Högl Fun Band apresentou na festa. Nesta noite, Carlos se apresentou a Michael e memórias foram resgatadas, com registros feitos pelo celular, tecnologia inimaginável na década de 1980, quando se conheceram. Foi um momento reavivado na história dos 40 anos da Oktoberfest Blumenau. Neste dia, a 40ª Oktoberfest Blumenau registrou seu maior público diário: 81.277 visitantes passaram por suas catracas.



Carlos Henrique Buechler e Michael Högl em  18 de outubro de 2025, antes do show da Högl Fun Band.
A história da Oktoberfest Blumenau é contínua, com novas personalidades, ou por meio de reencontros e resgates de memórias já vivenciadas, muitas vezes graças ao intercâmbio real entre Blumenau e Alemanha.
Oktoberfest Blumenau, 40 anos de história dentro da história das famílias.
Pais e filhos em tempos distintos.
Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)
Referências
  • ALVES, Pedro Leonardo. 5° Ano da Oktoberfest – 1988. Outubro de 1988.
  • OGEDA, Alessandra. O Magnético efeito do maestro Helmut Högl mexeu com Blumenau. Outubros Inesquecíveis. Jornal de Santa Catarina. 19 de setembro de 2001 – 7B.
  • WITTMANN C. R. , Angelina. Oktoberfest Blumenau - 40 anos: palco de um despertar cultural. - 1. ed. - Blumenau: AmoLer, 2025. - 526 p. : il.



Nenhum comentário:

Postar um comentário