segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O que é traje Alemão?....Traje da Realeza - Um bate-papo sobre dentro da 33ª Festa do Imigrante - Timbó SC

A convite de João Danilo de Almeida, Diretor da Fundação de Cultura de Timbó, realizamos um bate-papo com as realezas da região, especificamente das cidades de Ascurra, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Guabiruba, Ibirama, Laurentino, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Realezas da região participaram de um bate papo sobre o traje alemão.
O evento é de grande relevância por manter o debate necessário sobre a autenticidade do traje alemão e o que as realezas devem vestir em seus compromissos nas diversas festas de perfil étnico da região. Apresentamos um resumo da evolução desse tema, de maneira resumida, desde a primeira edição da Oktoberfest Blumenau, enfatizando o compromisso de todos os envolvidos com as práticas culturais, que se encontra, como na Alemanha, dentro de um resgate histórico destas, com o quesito traje, não só para o visitante brasileiro, mas também para o visitante alemão — que pode avaliar nosso alinhamento com a cultura alemã, de fato, ou...
A experiência foi construtiva e percebemos interesse de todas através das inúmeras perguntas sobre o tema após nossa exposição. As jovens são inteligentes e engajadas, muita além de serem bonitas.
Estimamos que as organizações envolvidas em cada uma das cidades que tenham festividades, dentro de sua cultura, tenham este material como motivação para uma reflexão interna e para melhorar a comunicação com suas respectivas realezas. O intuito não é criticar, mas sim contribuir. 
Caso haja discordância com nossas percepções, esperamos que este material os motive a pesquisar e a apresentar, com embasamento sólido, algo edificante no sentido de aprimorar cada vez mais os perfis culturais de todas essas festas regionais.

Momentos do Bate-papo com a realeza em vídeo
Agradecemos a oportunidade à organização do evento, a João Danilo de Almeida,  e a Flávio Buzzi, Prefeito de Timbó.
Em seguida, participamos de um congraçamento com representantes dos grupos de Caça e Tiro da cidade. Houve um pequeno desfile que contou com a presença dos Clubes e das realezas regionais. Posteriormente, as nobres subiram ao palco principal e cumprimentaram o público. Em seguida, os campeões de algumas categorias das competições ligadas às sociedades receberam a premiação das mãos do Prefeito Flávio Buzzi.
Por fim, nos dirigimos ao pavilhão cultural para assistir à apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Kyiv, da cidade paranaense de Pitanga, que se apresentava pela primeira vez em Timbó. Após, subiu ao palco a tradicional Banda Cruzeiro, que em 2025 estará completando 85 anos de existência.

As imagens comunicam...(Agradecemos os registros efetuados por Roberto Wittmann)

A palestra aconteceu no Centro Integrado de Cultura de Timbó - CIC. Após o término, todos seguimos para o Parque Henry Paul, onde aconteceu a 33ª Festa do Imigrante, onde a programação seguiu.









as Realezas e João Danilo de Almeida.
















Com Cristine.
Chegando ao local da 33ª Festa do Imigrante. Banda Verde Vale, de Pomerode, no palco. 
Banda Verde Vale de Pomerode.


Famílias.
Encontramos dois tipos de cachorros.

















Receitas de cucas de família experimentadas e feitas no local da festa.








Banda Verde Vale e o prefeito de Timbó Flávio Buzzi seguindo a banda, no pequeno desfile das realezas e clubes de caça e tiro.

























Prefeito de Timbó Flávio Buzzi.










Grupo Folclórico Ucraniano Kyiv, de Pitanga (PR)

















Blumenau marcou presença em peso na Festa do Imigrante de Timbó. Encontramos um grande número de blumenauenses na noite de sábado. 




























Em breve, mais vídeos...

Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)




Nenhum comentário:

Postar um comentário