Abertura - 40ª Oktoberfest Blumenau - Show dos Velhos Camaradas/15 anos - Dia 8 de outubro de 2025
Iniciou a 40ª Oktoberfest Blumenau - com os 15 anos do Show dos Velhos Camaradas.
Chegou o primeiro dia da 40ª Oktoberfest Blumenau, após duas semanas intensas de preparativos. Ao visitar o local antes desta data, testemunhamos a tecnologia presente na montagem, mesmo antes do início da festa. As ferramentas de trabalho eram outras, e o local se mantinha organizado e limpo em todo o processo. Registramos.
Espaço do Galegão foi inaugurado ontem a noite, 9 de outubro de 2025.
A noite de 8 de outubro de 2025 chegou festivamente. A programação estava disponível em diversos suportes, tanto impressos quanto online. Embora o tempo estivesse fechado, a dúvida sobre a realização do desfile na Rua XV de Novembro foi logo dissipada. Não conseguimos comparecer, mas o momento foi amplamente registrado para a História.
Programação
Setor 1
18h às 19h - Som Mecânico
19h às 21h15 - Banda D’ Fiebes
21h30 às 23h30 - Banda XV Show
23h45 às 2h - Banda Vox 3
2h -Encerramento
Setor 2
19h às 21h45 - Som Mecânico
21h45 às 23h45 - Musical Estrela de Ouro
0h às 2h - Banda Society
2h - Encerramento
Setor 3
19h às 21h45 - Som Mecânico
21h45 às 23h45 - Banda Kauana
0h às 2h - Banda do Caneco
2h - Encerramento
Setor 4
18h às 22h - Som Mecânico
22h - Cerimonial de Abertura da 40ª Oktoberfest
23h às 2h - Velhos Camaradas
2h - Encerramento
O público prestigiou.
Ao passarmos pelos setores, notamos que estavam consideravelmente ocupados, mesmo com o primeiro Desfile Oficial na Rua XV de Novembro ocorrendo simultaneamente (início às 19h).
Chegamos ao Setor 4, onde ocorreria a Abertura Oficial da festiva 40ª Oktoberfest Blumenau, com um público final da noite registrado de 27.665 pessoas.
O Coro Masculino Liederkranz em um palco anexo ao grande palco da cerimônia de abertura.
Pela primeira vez após mais de 10 anos, o Coro Masculino Liederkranz, não estava no palco principal durante a abertura, quando tradicionalmente canta a primeira canção de entrada (caneco e bandeiras) e os hinos nacionais. Sua localização em um palco menor, montado junto às mesas de som, deu a impressão aos presentes de que se tratava de som mecânico. Pessoas perguntaram para nós, onde estava o coro.
O Coro Masculino Liederkranz é quem dá vida, música e graça ao Show dos Velhos Camaradas, que nesta 40ª edição celebra seu 15º aniversário (com início na Oktoberfest de 2010).
Antes da cerimônia de abertura, conversamos com o Maestro José Carlos Oechsler, idealizador do show e maestro do coro há mais de 25 anos, no camarim do Setor 4.
Também conversamos com Aoron Beyer, Presidente do Coro Masculino Liederkranz.
Show dos Velhos Camaradas em 2010 e 2025 - Oktoberfest Blumenau
2010
2025
A história
Reunião de Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o novo cantor do Coro Masculino Liederkranz, Edson Wruck, detalhou a apresentação do Coro na Oktoberfest Blumenau de 2010. Ele explicou o planejamento para a inclusão do Liederkranz como uma nova atração na programação da festa.
Desde a primeira edição da Oktoberfest Blumenau, o C.C. 25 de Julho de Blumenau tem participação direta na organização da festa de outubro.
Em 14 de maio de 2010, enquanto estávamos no centro cultural, ouvíamos burburinhos sobre uma nova atração que estrearia na Oktoberfest Blumenau. Antes de iniciar uma das reuniões de diretoria, um dos cantores, Edson Wruck (recém-ingresso no grupo), confirmou a informação.
“Este ano vai ter um tipo de teatro no palco de um dos pavilhões, onde acontecerá um performance que mostrará o encontro de amigos que cantarão músicas alemãs, em um tipo de Die Kleine Kneipe como cenário” – que é traduzindo como um pequeno bar. Aguardamos para conferir e registramos os momentos, para a História e então, compartilhamos agora, como um registro para a História." Edson Wruck - Canto do Coro Liederkranz
"Nesta segunda-feira, dia 18, a 27ª Oktoberfest recebe mais uma atração, que pretende agradar blumenauenses e turistas. O Coro do Centro Cultural 25 de Julho realizará, no Biergarten, um encontro de amigos, brindando as tradições e relembrando velhas e tradicionais canções alemãs. O show especial terá início às 21h45min e proporcionará ao público presente mais interação entre a plateia e palco, que neste ano, recebe o nome de “Die Kleine Kneipe”. 18 de outubro de 2010." Angelina Wittmann – Blog C.C. 25 de Julho de Blumenau
Programação do Coro Masculino Liederkranz no Oktoberfest Blumenau 2010 – Biergarten (sem contar com sua participação na abertura – que ocorreu em 9 de outubro de 2010):
13/10 às 21:30h (Data de aniversário do Show dos Velhos Camaradas)
O Coro Masculino Liederkranz celebra seu aniversário no dia 26 de maio. Desde 1909, o grupo mantém a tradição do canto coral masculino, trazida pelos imigrantes alemães, principalmente os oriundos do norte da Alemanha.
Esse fato é comprovado pela existência de sua primeira e original bandeira, que apresenta a data de 1909, além de outras lembranças e passagens históricas publicadas ao longo destes mais de 110 anos de existência.
Frente e verso da bandeiro histórica do coro, a qual era levada com o grupo nos eventos de Encontro de Corais e apresentações, até mesmo fora do Brasil.
Fala do secretário de turismo de Blumenau Ulysses Kreutzfeld.
Para a cerimônia de abertura da 40ª Oktoberfest Blumenau, foram convidados ao palco, inicialmente, os apoiadores, seguidos pelas autoridades locais, regionais e estaduais. Sentimos a ausência de lideranças de outros municípios que fizeram parte do antigo território da Colônia Blumenau. Muitos desses municípios possuem festas semelhantes e compartilham a mesma cultura, uma vez que a coordenação inicial de todas essas comunidades era a mesma até 1930 (e, no caso de Pomerode, até o final da década de 1950).
Um comentário - o que nos tocou foi a observação das personalidades da festa em ação. Após a pesquisa para o livro "Oktoberfest Blumenau 40 Anos: o palco de um despertar cultural", pudemos reconhecer a importância desses "gigantes" desde a primeira edição da festa, como é o caso de Dieter Gieseler e Adenir Barbieri.
Adenir Barbieri, desde a primeira edição e a realeza da 40ª Oktoberfest Blumenau - 2025, a Rainha Gabrielle Cristine Kratz, a 1ª Princesa Giane Prochnow e a 2ª Princesa Gabriela Schoeler.
Como tradicionalmente acontece, a Cerimônia de Abertura iniciou com o cortejo das bandeiras e do caneco oficial. O cortejo partiu do local oficial do caneco, na parte externa do setor.
Folcloristas da AFG (Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí) conduziram as bandeiras do Brasil, da Alemanha, de Santa Catarina, de Blumenau, da Oktoberfest e da Capital Nacional da Cerveja.
O cortejo percorreu o trajeto sob a canção tocada e cantada pelo Coro Masculino Liederkranz. Como o coro estava em uma posição escondida da multidão, a apresentação pareceu ser playback aos mais desavisados.
Após a execução dos Hinos Nacionais da Alemanha e do Brasil (também tocados e cantados pelo Coro Masculino Liederkranz e banda), um "monge cervejeiro" (Vilmo Hisching, cantor do Liederkranz) subiu ao palco, levando solenemente o caneco. O homenageado da noite recebeu o caneco das mãos do monge e o entregou à Realeza da festa, para que se realizasse o primeiro brinde.
Em seguida, ocorreu a "sangria" formal e simbólica do primeiro barril de chope da festa. Todos os convidados, autoridades e o público participaram deste brinde inaugural.
Vídeo - Principais momentos da abertura da 40ª Oktoberfest Blumenau
As imagens comunicam
Tetê.
Setor 1.
Vilmo Hinsching - "Monge cervejerio" que entregou o caneco ao homenageado da 40ª Oktoberfest Blumenau.
Maribel Gonçalves.
Parte da equipe da imprensa da Oktoberfest Blumenau 2025.
Família Liesenberg.
Família Schroeder.
Reencontros de amigos da década de 1970.
Família Cé e casal de vovôs de roupa nova, para a 40ª edição da festa.
Parte da banda que acompanha o Show dos Velhos Camaradas.
Marili Martendal - desde a primeira edição da Oktoberfest Blumenau.
Parte do Coro Masculino Liederkranz, no palco anexo ao da abertura.
Secretario de Turismo de Blumenau Ulysses Kreutzfeld, Wilson Wandall e esposa da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Da esquerda para a direita: Vice-Prefeita de Blumenau Maria Regina de Souza Soar, governador do Estado de Santa Catarina Jorginho Mello, prefeito de Blumenau Egídio Ferrari, primeira dama de Blumenau Rose Ferrari, secretário de turismo de Blumenau Ulysses Kreutzfeld e Cônsul-Geral Marc Bogdahn.
Fala do secretário de turismo de Blumenau Ulysses Kreutzfeld.
Cônsul Geral da Alemanha, Marc Bogdahn, discurso u em alemão e português.
Prefeito de Blumenau Egídio Ferrari.
Governador do Estado de Santa Catarina Jorginho Mello.
Realeza da 40ª Oktoberfest Blumenau - Rainha Gabrielle Cristine Kratz, 1ª Princesa Giane Prochnow e 2ª Princesa Gabriela Schoeler.
Marc Bogdah e Mário Hildelbrandt.
Rainha Gabrielle Cristine Kratz, 1ª Princesa Giane Prochnow e 2ª Princesa Gabriela Schoeler.
Adenir Barbieri e a realeza da 40ª Oktoberfest Blumenau: rainha Gabrielle Cristine Kratz, 1ª princesa Giane Prochnow e 2ª princesa Gabriela Schoeler.
A esquerda Dieter Horst Jenichen Gieseler, trabalho com Antônio Pedro Nunes nas primeiras edições da Oktoberfest, depois ocupou seu cargo, como Secretário de Turismo de Blumenau. Antônio Pedro Nunes se afastou para concorrer a um cargo político. Dieter é o atual Diretor de Parques Urbanos.
Maestro José Carlos Oechsler, há 24 anos na frente do Coro Masculino Liederkranz e o idealizador do Show dos Velhos Camaradas que estreou em 2010, na Oktoberfest Blumenau.
Cantor Carlos Buechler, cresceu junto com a festa de Blumenau. Seu pai, Marcos Buechler era amigo do maestro Helmut Högel.
Cantor Edson Wruck, foi quem nos alertou sobre o "teatrinho" que aconteceria no palco da Oktoberfest Blumenau 2010 - o que seria a primeira apresentação do Show dos Velhos Camaradas.
Cantor Marcelo Schossland Jr, neto do cantor Alfredo Schssland.
Com os pezinhos do sapateado.
Schuhplateiro Carlos Liesenberg, e campeão na categoria, que também cresceu dentro da cultura. Fotografamo-lo criança.
Músico e cantor, reside em Balneário Camboriú e não falta no ensaios semananis do Coro Masculino Liederkranz.
Grupo de Florianópolis, mantenedor da cultura alemã naquela região.
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário