A Dança Sênior iniciou na Alemanha - em 1974, sob uma iniciativa da Sra. Ilse Tutt. É uma dança baseada em músicas folclóricas de diversos países, dançada em círculo. Tem grande diversidade em movimentos, podendo ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. A Dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade”, é uma atividade sociabilizante que permite a interação entre pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. Também jovens, pessoas com limitações físicas podem praticar a dança Sênior.
Foi através de uma iniciativa da Sra. Chistel Weber, em 1978. A Dança Sênior foi realmente promovida no Brasil, a partir de 1982, no ancionato Bethesda, em Piraberaba – SC, pela Sra Regina Krauser, sendo esta a primeira Presidente da Associação, que foi fundada em 18 de novembro de 1993, também na Instituição Bethesda.
A Associação tem Regionais nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É fato comprovado que a Dança Sênior desenvolve a auto-estima, muitas vezes em decréscimo, com o avançar dos anos, na vida das pessoas. Isto ocorre através das interações dentro do Grupo e deste com outros grupos, através dos Encontros. Propicia o aumento do círculo de amizades, com isto o neutraliza a solidão.
É observado, igualmente que os movimentos a partir das diferentes coreografias estimulam a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo.
Durante a atividade d Dança Sênior, através da estimulação da respiração e da corrente sanguínea, ocorre uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares.
A concentração necessária para memorizar a coreografia e, o constante treino da coordenação motora desenvolve a capacidade cognitiva, evitando o desgaste precoce do reflexo mental. Isto permite a manutenção da capacidade intelectual.
Em 1994, a Sra Herta Haas participou de curso livre de Dirigentes de Dança Sênior, reconhecido pela Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Santa Catarina. Em 1996, a Sra Herta foi convidada a coordenar um grupo de Dança Sênior no C. C. 25 de Julho. A primeira reunião do grupo contou com 8 participantes, número que foi dobrado na segunda reunião do clube, e não mais parou.
Nos 17 anos de atividade, o grupo participou de Dança Sênior 25 de Julho participou de diversos encontros nacionais no: Rio de Janeiro - RJ, Ipatinga – MG, Pato Branco – PR, São Leopoldo RS e em várias cidades da região, interagindo e fazendo intercâmbio de coreografias entre os grupos e mesmo, em apresentações na sede do clube, durante eventos culturais, juntamente com apresentações dos demais grupos culturais.
Sra. Isa Mayer |
A coordenadora do grupo Dança Sênior 25 de Julho, Sra Herta, participou de encontros internacionais e como integrante da delegação brasileira. Encontros na Dinamarca - em 2004, na Alemanha - em 2007 e na Finlândia - em 2013. Como também outras dirigentes de outros grupos, igualmente participam, formando a delegação brasileira nestes encontros.
Neste ano de 2013, Sra. Herta viajou com a delegação brasileira para o encontro de Dança Sênior da cidade de Tampere - Finlândia. O encontro aconteceu entre os dias 27 de maio e 1° de junho. No encontro houve uma grande integração, que, como os anteriores, resultou em um DVD/CD, o qual contém musicas de todos os grupos participantes dos diversos países. Isto possibilita que os mais diversos grupos de Dança Sênior, espalhadas pelo Brasil e mundo, tenham um diversidade de danças e coreografias de várias culturas e etnias. O curioso é que cada coordenadora de Dança Sênior - dos vários lugares do mundo, presente no grande encontro internacional, dançam pela primeira vez, estas coreografias, no próprio encontro.
Tempere - Finlândia |
Delegação brasileira - Tempere - Finlândia |
Tempere - Finlândia |
No último sábado, dia 14 de dezembro, o grupo de Dança Sênior coordenados pela Sra. Herta Haas, fez seu encerramento das atividades do ano de 2013 (Fotografias da Sra Aneliese Schwertl).
Parte do Grupo de Dança sênior do C.C. 25 de Julho de Blumenau em seu encerramento - 2013 |
Para quem gostou da ideia, existem alguns grupos de Dança Sênior na cidade de Blumenau e região. O Grupo de Dança Sênior 25 de Julho, um dos grupos da cidade de Blumenau, inicia suas atividades em março de 2014, todas as quartas feiras, a partir das 19:30h no galpão do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Basta somente comparecer no local, neste horário.
Vídeos
Vídeos
Dançar...
É sempre uma boa ideia!!
Boa tarde, sou de Portugal e fiz uma formação em dança sénior. Como vi aqui que existe um Cd/DVD com mais coreografias, gostaria de complementar os meus conhecimentos. Como posso comprar esse Cd/DVD?
ResponderExcluirAtentamente,
Carla M
Boa noite, Carla. É um prazer, responder a uma questão de alguém que nos lê de tão longe. Nosso abraço amigo.
ExcluirQuanto a CD....há encontros internacionais promovidos pela Organização, nos quais participam as coordenadoras de danças cadastrados ou participantes, com a apresentação de coreografias de seu país de origem. Durante o evento, este da postagem foi na Dinamarca, há espaço para cada grupo repassar sua coreografia de origem de seu país. No final do evento todos recebem um CD com todas as músicas. Precisas descobrir aí em Portugal, quem organiza e lá buscar mais informações. Abraços do Brasil.
Boa tarde, eu preciso da história da dança Senior,mas com fonte, ano, mês, autor, site, é para realização de umm TCC, será possível eu ter acesso no seu Blog? Desde já agradeço
ResponderExcluirBoa noite Edineia. Você pode buscar no site da Dança Sênior.
ExcluirAcesse: http://www.portalbethesda.org.br/danca-senior/
Boa pesquisa. Abraços.
Como faço para entrar em contato?
ResponderExcluirSou do estado do Pará, sou Fisioterapeuta e gostaria muito de saber mais sobre esta dança maravilhosa.
ResponderExcluirBom dia. A senhora que coordena o grupo de dança Sênior do C.C. 25 de Julho é a Senhora Herta Elfrida Haas. Ela está no Facebook. Entra em contato via mensagem...
ResponderExcluirÉ uma dança maravilhosa.
Abraços.