Participamos deste enlace, marcado pela emoção que nos fez decidir, por também, deixar seu registro nas páginas de nosso Blog - A História de Lilian e Evandro.
Convite do casamento |
Lilian e Evandro casaram-se neste dia, às 17:00h, na Igreja Luterana da Paz do Bairro de Velha - Blumenau, como acontece na região do Sul da Alemanha - com traje típico bávaro, bem como, boa parte de seus convidados, inclusive nós.
Entrada de Lilian com os pais
Foto: Blog Jaime
|
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Foto: Blog Jaime |
Vídeo...
Banda de Músicos da Alemanha, onde um dos músicos e sua esposa foram padrinhos dos noivos
Foto: Blog Jaime
|
Recepção seguindo a tradição bávara no Centro de Cultural 25 de Julho de Blumenau - Centro de Cultura alemã na cidade de Blumenau
Foto: Blog Jaime
|
De acordo com relato dos noivos...
O casal sempre idealizou seu casamento, como se faz em algumas localidades no sul da Baviera, onde o traje usado pelos noivos e convidados é o legítimo traje bávaro. E assim foi. Alertaram os seus convidados, aos que quiseram, compareceram trajados na cerimônia e festa, sem medo de errar. Muitos de seus convidados, e mesmo testemunhas, vieram da Baviera e já se encontravam em Blumenau antes do enlace.
Quando estivemos no Sul da Alemanha, em maio do ano de 2013, constatamos e vimos pessoas, saindo da igreja - missa e culto dominical, legitimamente trajados. (Não é fantasia, como pessoas, que desconhecem sobre o assunto, mencionam no Brasil).
O noivo, contando um pouco da história do casal, explica que o nome é de sua família italiana - Nerdelli, descendência que junto com os alemães, ajudaram a construir Blumenau dos primeiros tempos, é o nome da família de seu pai é da terceira geração, nascida no Brasil. Italianos e alemães conviviam e praticavam suas respectivas culturas com respeito mútuo como se faz atualmente em alguns segmentos e centros culturais de atividade alemãs e italianas na cidade de Blumenau.
Conhecendo a História dos noivos...
Nas casa dos Nardelli´s, explica Evandro, falando de sua mãe e de seu pai...Seu pai, tinha o hábito de acordar cedo e tomar café ouvindo músicas do programa "Alemanha Musical" na antiga rádio União FM, hoje Antena 1. Sua mãe, que falava alemão, explicava a letra das músicas ao seu pai. Relações muito comuns dentro da história de Blumenau, onde aconteciam casamento entre filhos e descendentes das duas nacionalidades.
Evandro foi um dos primeiros integrantes do Grupo Folclórico Alemão, da FIC de Indaial até o ano de 1995. Com seu grupo, se apresentou em um dos pavilhões da Oktoberfest Blumenau no mesmo ano que se apresentou a banda Die Odenwälder. Guarda com carinho, o caneco de chope da Oktoberfest Blumenau deste ano. Mesmo gostando muito da festa, entre os amigos, não tem muito hábito de beber cerveja. Mas, explica Evando, a medida do copo servia bem para encher de café com leite e comer as tradicionais cucas de farofa, nata, banana e doces de polvilho ou docinhos de Natal (tudo em quilo)...
Quando tinha 19 anos se alistou no serviço militar - Aeronáutica, em Curitiba-PR. em Curitiba participou do Grupo Folclórico Alte Heimat. Mais tarde participou do Grupo Folclórico do Clube Concórdia, com o qual participou de inúmeras apresentações até o ano de 2007.
Na mesma época, explica Evandro, a Lilian participava dos cultos na igreja luterana do bairro da Velha, onde o pai era o organista até pouco tempo. O Sr. Osmar Muller tocou o órgão da igreja durante 45 anos. Seguindo o gosto pela música e ter tido estudado música, Lilian ingressou no coral da igreja e em 2010, no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau, onde fez muitos amigos continua a cantar até hoje.
Evandro conta que um concurso trouxe a oportunidade de trabalho e ele foi transferido para trabalhar no Sul do Chile, onde trabalhou de junho de 2007 até março de 2009. Evandro conta..."onde entre árvores centenárias e montanhas com neve, também havia algum traço da cultura alemã, na cidade de Valdívia. Com uma bicicleta e muita vontade de conhecer a região, visitou as pequenas cidades próximas e a cordilheira, onde vilarejos, o povo simples e as construções em madeira lembravam aquelas imagens de calendários ou capas de discos de bandas europeias.".
Lili, continua contando Evandro, após sair da confecção, na qual trabalhou por 15 anos, construiu uma pequena casa de madeira ao lado da casa dos pais e viajou para Europa. Visitou a Alemanha e amigos de deste os tempos da adolescência.
Em 2010, quando retornou para trabalhar em Blumenau, Evandro ingressou no Grupo folclórico Grünes Tal. e reencontrou amigos de outros tempos conhecidas nos bailes típicos germânicos, nos Clubes de Caça e Tiro e festas, como: Festa Pomerana, Sommerfest e a Oktoberfest.
" Foi nesse meio, onde antigos amigos e muitas pessoas que estão envolvidas de uma ou de outra maneira com essa tradição acabaram formando um grupo que através de encontros programados se reúne e se organiza para manter alguns hábitos e lembrar alguns costumes de seus antepassados."
Lilian e Evandro se encontraram em 2011, neste grupo de amigos de gosto comum pela tradição e cultura germânicas. ..."O namoro veio depois de um tempo, graças ao empurrãozinho de um bondoso coração da madrinha Luciana que disse: “Olha ela é uma boa moça... Ele um bom rapaz e vocês têm tanta coisa em comum que nem imaginam...” E foi num baile tradicional, onde dançaram juntos e depois de uns dias começaram a namorar." Evandro.
..."Pensando no casamento tradicional do Sul da Alemanha, onde os noivos usam trajes típicos e na existência de muitos elementos simples da vida no campo, lembrando nossos pais e avós, decidimos optar por relacionar estes elementos sem deixar de lado o respeito, a consideração e a religiosidade deste acontecimento.Pedimos autorização ao pastor e faremos um casamento pouco convencional para os dias de hoje.Iremos casar trajados tipicamente e quase a totalidade do que se verá na decoração, foi idealizado por nós e confeccionado junto com os amigos próximos, padrinhos e madrinhas. Horas e horas desenhando e recortando papéis para elucidar convites, depois os enfeites, as forminhas de brigadeiros, os detalhes das mesas, como seriam e como poderiam ficar organizados os corais na igreja... Serão 3 corais que cantarão músicas religiosas e antigas canções alemãs. A grande maioria dos convidados deverá vir com traje típico."
Os noivos participam do 3 coros, que cantaram no casamento. São eles: Coro Masculino Liederkranz, Coro Misto e o Coro da Igreja, onde se casaram.
Desejamos ao lindo casal, um lar cheio de amor, com a certeza de estar nascendo um linda família. Felicidades aos dois e à sua família, através dos filhos e filhos de seus filhos, que possam nascer desta união baseada no amor.
Para ler mais sobre - Notícia - Clicar sobre: Casamento vestido de Fritz e Frida durante Oktoberfest 2013
Em construção........
Em construção........
Nenhum comentário:
Postar um comentário