Foto - Fundação Cultural de Rio do Sul |
Um pouco da História da região sul na primeira metade do século XX. Durante a 2° Guerra Mundial, principalmente, em Blumenau e região, Pomerode, Brusque, Florianópolis e Joinville.
Um documentário que ilustra parte da realidade de muitas famílias de Blumenau, do Vale do Itajaí e do Sul do Brasil.
História de brasileiros, descendentes de alemães, semelhante a tantos outros descendentes, das demais etnias que formaram e formam a nação do Brasil.
Atualmente, com razão, filhos de muitas destas etnias exigem seus direitos nas legislações federal, estadual e outras, como também buscam sua identidade, se necessário for, nos países da origem de seus antepassados. Todos os descendentes de todas as etnias que formaram e formam o Brasil, tem o direito de praticar as tradições, hábitos e costumes de seus avôs e antepassados, com respeito aos nativos que já estavam por aqui no momento dos chegantes, durante os vários períodos históricos da nação - a começar pelos portugueses, franceses, africanos, italianos, alemães, japoneses, árabes, turcos, gregos, holandeses, entre outros muitos. Todos, somos brasileiros, com identidades distintas, a partir da herança cultural de cada um.
Não são todos os brasileiros que nasceram no berço do samba e que apreciam o samba, o qual por sua vez, não é uma representação cultural da etnia nativa brasileira, mas de uma das etnias formadoras do perfil cultural do Brasil.
Dia 22 de outubro de 2014 |
Representantes de povos indígenas residentes em Chapecó, que migram, agora não para coletar e buscar melhor caça, mas para vender seu artesanato em Blumenau.
Dia 22 de outubro de 2014 |
Outro exemplo - brasileiro - como exemplo cultural étnico, podemos citar a dança dos índios Tapaxós que contou com a presença dos jogadores da Seleção Alemã, durante sua estada no país, para competir na Copa do Mundo 2014. Depois, a dança aconteceu novamente durante as comemorações da conquista do campeonato mundial de futebol. A mesma seleção, agora campeã, repetiu a dança dos Tapaxós dentro do campo, em torno do troféu conquistado pelos alemães para homenageá-los. Antes de todos os chegantes, brasileiros por direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário