quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vídeo - Sem palavras/Speechless/Sprachlon - Documentário/Documentary/Dokumentarfilm

Foto - Fundação Cultural de Rio do Sul


Um pouco da História da região sul na primeira metade do século XX. Durante a 2° Guerra Mundial, principalmenteem Blumenau e região, Pomerode, Brusque, Florianópolis e Joinville.

Um documentário que ilustra parte da realidade de muitas famílias de Blumenau, do Vale do Itajaí e do Sul do Brasil.

História de brasileiros, descendentes de alemães, semelhante a tantos outros descendentes, das demais etnias que formaram e formam a nação do Brasil.

Atualmente, com razão, filhos de muitas destas etnias exigem seus direitos nas legislações federal, estadual e outras, como também buscam sua identidade, se necessário for, nos  países da origem de seus antepassados. Todos os descendentes de todas as etnias que formaram e formam o Brasil, tem o direito de praticar as tradições, hábitos e costumes de seus avôs e antepassados, com respeito aos nativos que já estavam por aqui no momento dos chegantes, durante os vários períodos históricos da nação - a começar pelos portugueses, franceses, africanos, italianos, alemães, japoneses, árabes, turcos, gregos, holandeses, entre outros muitos. Todos, somos brasileiros, com identidades distintas, a partir da herança cultural de cada um. 
Não são todos os brasileiros que nasceram no berço do samba e que apreciam o samba, o qual por sua vez, não é uma representação cultural da etnia nativa brasileira, mas de uma das etnias formadoras do perfil cultural do Brasil. 
Dia 22 de outubro de 2014
Representantes de povos indígenas residentes em Chapecó, que migram, agora não para coletar e buscar melhor caça, mas para vender seu artesanato em Blumenau. 

Dia 22 de outubro de 2014













Outro exemplo - brasileiro - como exemplo cultural étnico, podemos citar a dança dos índios Tapaxós que contou com a presença dos jogadores da Seleção Alemã, durante sua estada no país, para competir na Copa do Mundo 2014. Depois, a dança aconteceu novamente durante as comemorações da conquista do campeonato mundial de futebol. A mesma seleção, agora campeã, repetiu a dança dos Tapaxós dentro do campo, em torno do troféu conquistado pelos alemães para homenageá-los. Antes de todos os chegantes, brasileiros por direito.

Vídeo - Sem palavras/Speechless/Sprachlon


Para ler mais sobre - Clicar sobre:










Nenhum comentário:

Postar um comentário