Em um dia destes, demos uma voltinha em Balneário Camboriú e Laranjeiras. Observamos os recantos naturais e também as paisagens.
A partir do Parque Unipraias vislumbramos paisagens exuberante e preservadas - atentos a sua fauna e flora. Paisagens - das quais pudemos observar a cidade litorânea adensada de outro ângulo.
Balneário Camboriú é um dos pontos preferidos de veraneio dos moradores do Vale do Itajaí - com destaque para a cidade de Blumenau, que há muito tempo, frequentam e possuem imóveis de veraneio nesta parte do litoral catarinense.
Atualmente, há veranistas de várias regiões do país e até mesmo, de outros países. Os sotaques são muitos.
Década de 40 - Século passado - Arquivo Histórico de Balenário Camboriú |
O Município de Balneário Camboriú foi oficializado no ano de 1964, quando aconteceu sua emancipação de Camboriú, que manteve o mesmo nome o qual foi alterado em 1979 para Balneário Camboriú.
O município faz parte da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí e é 11° mais populoso do estafo e o 2° em área de acordo com dados do IBGE.
Segundo o Padre Raulino Reitz, o nome Camboriú já era encontrado em mapas muito antigos. Camboriú
tem origem no Tupi, formado pelas palavras kamuri (robalo) e ´y (rio), ou seja o rio dos robalos.
Padre Raulino Reitz junto com o ecólogo Roberto Klein registraram 95% das plantas de Santa Catarina |
O Parque Unipraias faz a ligação da orla de Balneário Camboriú e a Praia das Laranjeiras e foi idealizado do Sr. Normando Tedesco que teve a ideia na década de 50 do século passado. Sua primeira iniciativa foi adquirir gradativamente as terras que conheceu durante um acidente de avião na região. Foram anos planejando e finalmente o projeto foi materializado pela iniciativa de seus filhos Sr. Julio e Sr. Marcos.
Parque de Balneário Camboriú - 1967 |
O Parque Unipraias foi inaugurado no dia 26 de agosto de 1999.
Iniciativas como esta deveriam acontecer a partir dos governos locais e estaduais como forma de preservar o patrimônio natural e o ecossistema, como também, em torná-lo acessível a todos que queiram vislumbrar a paisagem natural, como espaço público. Isto não tira o mérito da iniciativa privada, mas é restritiva.
As imagens - Comunicam...
Somos responsáveis pelas paisagens naturais e...
pelo impacto da paisagem construída sobre estas...
O Planeta é finito!
Alguém encaminhou - referência publicada na Alemanha sobre o local e compartilhamos.Sobre a passagem do autor Gustav Faber - que era um jornalista - pelo estado de Santa Catarina, em especial - em Balneário Camboriú e da Ilha das Cabras e Praia de Cabeçudas - publicado em 1954.
Saudade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário