Eugen Leitzke - Escrevendo uma dedicatória. |
Tivemos o privilegio e o prazer de participar do último Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina XII CAAL - Nova Petrópolis e conhecer pessoas muito especiais.
Momentos de reencontros intensos, de trocas de ideias sobre a História e a Cultura. Momentos mágicos e coordenados pelo acaso, sem ser o acaso. Sinapses dentro da eternidade a partir dos ciclos.
Conhecemos Augen Leitzke na última noite que passamos em Porto Alegre - na viagem de retorno a Blumenau, dia 28 de setembro de 2014, às 20:30h. Isto foi possível graças a amabilidade e sensibilidade de sua filha que o fez acontecer, levando-nos ao encontro do pesquisador, em seu apartamento.
Encontramos um senhor com olhos vivos e inquiridor, sem compreender muito a razão da visita inesperada. Durou somente poucos instantes estes momentos de surpresa. Logo estávamos trocando ideias sobre a imigração alemã no Sul do Brasil, entre outros tantos assuntos.
Sentado em sua mesa na frente de uma estante em forma de "L", quando falava de um determinado assunto, seus olhos viajavam sobre os livros ali depositados e com marcas de manuseio frequente. Em um determinado momento, levantou e foi pegar determinado livro, o qual nos entregou com leve sorriso e disse: Este é seu.
Pedimos uma dedicatória e sem relutar, Eugen levantou-se e e foi até sua mesa de trabalho e a fez. Como nos fez lembrar de Rodolpho Wittmann neste e em outros aspectos. Só nos restava sorrir, e feliz, agradecemos especial presente, em muitos outros aspectos.
Foram momentos atemporais que levaremos para sempre.
Eugen Leitzke...
Leitzke, gentil e observador. Quando percebeu nosso interesse pela história da região, de seus idealizadores e sua origem, seu olhar ganhou brilho e a conversa ficou com gosto de não ter ponto final.
Eugen Leitzke residiu em Panambi - antiga Colônia Neu Würtemberg, por décadas junto de sua família. Desenvolveu grande trabalho cultural e pesquisas nesta região.
Panambi - Aspectos Sociais - Históricos - Geográficos
Neu Wüsttemberg - Atual PanambiProvavelmente. |
Ele levantou dados de pesquisas Social - Histórica e Geográfica da cidade de Panambi, deixando um legado para as futuras gerações da comunidade de Panambi - RS.
Panambi RS. |
Leitzke continua contando que após estas viagens, o pesquisador alemão teve a ideia de fundar uma Colônia, onde seu novo amigo, Dein seria sua pessoa de confiança no empreendimento.
Ele prossegue, contanto em seu livro um pouco sobre o início da Colônia fundada a partir de um planejamento e organização dos imigrantes oriundos do Estado alemão Baden Württemberg (Estado do pai de Rodolpho Wittmann, citado anteriormente - Christian Wittmann), em um primeiro momento.
Para conhecimento sobre a importância de seu trabalho Páginas do livro citado anteriormente...
Eugen Leitzke, também participou de um importante trabalho desenvolvido e publicado por um alemão que escreveu sobre os Pomeranos no Brasil - O Título da publicação é: Pomeranos sob o Cruzeiro do Sul - Colonos Alemães no Sul do Brasil - de Klaus Granzow.
Acompanhou o autor do livro, nos locais da pesquisas.
Foi nos presenteado pela Hilda Braun - Espírito Santo Visitou o Leitzke - no dia anterior a nossa visita. |
Margareth Haas e Hilda Brau - Filha de Leitzke e Pesquisadora do Espírito Santo - respectivamente. Ao centro - Andre Kuster - também pesquisador do Espírito Santo Setembro de 2014 - Nova Petrópolis. |
Casa Pomerana - Foto de um dos livros de sua biblioteca que colocamos no nosso livro sobre enxaimel. |
Foto de um dos livros de sua biblioteca - livro da foto anterior. |
Há inúmeros trabalhos que receberam a contribuição deste advogado e professor, com alma de pesquisador e historiador.
Leitzke nasceu no interior de Pelotas - RS, na localidade de Ponte Cordeiro Farias no dia 22 de março de 1926. Tinha 88 anos completo. Fez o Curso de Direito na cidade de Passo Fundo. Conheceu sua esposa Ilse, na cidade de Panambi, onde casou e tiveram três filhos: Walter, Margareth e Úrsula.
Na cidade onde formou sua família, organizou e trabalhou para a formação do Museu e Arquivo Histórico da cidade - MAHP. Em 1968, a instituição fazia parte do Colégio Evangélico Panambi - CEP e da Comunidade Evangélica - IECLB. Em 1989 tornou-se uma instituição municipal, quando, em 1990 foi transferido para o antigo casarão da Rua General Osório, conhecido Castelinho. Em 1995, foi instalado junto ao Parque Municipal. Todas estas mudanças e evoluções do MAHP estiveram sob coordenação e responsabilidades de Eugen Leitzke - de 1968 até 1997.
MAHP |
MAHP |
Fotografia de seu acervo pessoal - Panambi |
Contam que durante a existência de 4 décadas do museu sob sua responsabilidade, foram acrescentados ao acervo, inúmeros objetos e documentos, como por exemplo: uma réplica da Catedral de Ulm - Alemanha, urnas funerárias indígenas, documentos dos responsáveis que promoveram a criação da Colônia alemã de Panambi, livros como o da extinta Sociedade de Leitura Hermann Faulhaber.
Acervo do MAHP - Festejos do Centenário da Colonização
Alemã no RS - Praça central - Neu-Württemberg – 1924
Panambi RS |
Acervo do MAHP - Festejos do Centenário da Colonização Alemã no RS - Praça central - Neu-Württemberg – 1924 - Panambi RS. |
Neu Würtemmberg - Atual Panambi RS. Casa enxaimel no interior de colonização alemã - Acervo Felipe Kuhn Braun |
Esta postagem permanecerá aberta para receber mais informações deste pesquisador incansável que partiu na madrugada deste dia 27 de novembro de 2014 e deixou seu nome transcrito em sua obra.
Vive, portanto, no seu legado, em nossa memória e corações.
"Uma pessoa muito especial e importante na minha vida, que me fez ser o que sou, seguindo seus passos de retidão e sinceridade, hoje deixou de estar entre nós. Espero que no outro plano, ele continue sendo entendido como o professor, o historiador, o autodidata, ou como eu dizia - a ´enciclopédia ambulante` que foi. Que meu pai tenha no outro plano, bastante tempo e muitos ouvintes para ele poder transmitir, com desenvoltura, seus conhecimentos e, que continue cativando os ouvintes com suas palestras." Margareth
"Mais uma significativa perda. Eugen Leitzke, pomerano do SUL. Muito contribuiu para a valorização e estima da cultura pomerana." Hilda Braun
Nossos sinceros sentimentos...,
aos familiares e amigos próximos...
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Em Construção...
olá!
ResponderExcluirQue pena eu não começar este trabalho antes! Estou fazendo a genealogia de nossa família "Köpp", onde a Família Leitzke e os Köpp se casam por diversas vezes! Gostaria muito de saber os nomes dos pais do sr. Eugen, bem como suas datas de nascimento e falecimento! Ao administrador do Blog, se puder me encaminhar o contato, dos mais próximos, agradeço!
att,
Vinícius Köpp
vinicius73@icloud.com
Olá Vinicius, tenho dados. Me escreva, é janinebrod@yahoo.com.br
ExcluirOlá,
ResponderExcluirPassado algum tempo reitero o meu pedido! Se este blog ainda tem alguém que administre e saiba me informar os nomes dos pais do sr. Eugen Leitzke ou as datas de nascimento dele! Tenho documentos que provavelmente o une a Friedericke Leitzke que vem da Pomerania com meu ancestral Wilhelm Köpp. Tb somos da região de Pelotas!
A filha dele é Elisabeth Haas de Porto Alegre.
Excluir