domingo, 30 de novembro de 2014

Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode



Tal como a cidade de Blumenau tem sua cidade co-irmã na Alemanha -(Clicar sobre) Weingarten, a cidade de Pomerode também a tem - Greifswald

Greifwald foi reconhecida como cidade co irmã de Pomerode no dia 15 de junho de 2005. 

Greifswald


É uma cidade alemã independentes (Distrito) localizada no estado de Mecklemburg-Pomerânia Ocidental - nordeste da Alemanha e dista aproximadamente 250  km de Berlin e de Hamburgo. Faz fronteira com o Mar Báltico e é cortada pelo pequeno rio Ryck.
Greifswald

Greifswald























Ruínas Kloster Eldena
Durante a Idade Média, Greifswald foi uma floresta que estava na fronteira do reinado dinamarques e de Rügen com o Condado de Gützkow da Pomerânia, que na época também pertencia à Dinamarca. No ano de 1199 o Príncipe Rugian Jaromar permitiu os monges dinamarqueses construírem a Kloster (Abadia) Hilda na foz do Rio Ryck. Atualmente, resta somente as ruínas -  e é conhecida Kloster (Abadia)  Eldena. Suas ruínas são muito conhecidas por que o artista romântico alemão (clicar sobre) Caspar David Friedrich reproduziu-nas e eternizou-nas em suas telas. Friederich nasceu na cidade de Greifswald  no dia 5 de setembro de 1774.
Ruínas Kloster Eldena - na Obra de Caspar David Friedrich


Entre as terras dos monges e o rio tinham lagoas de sal e a rota do comércio. Este local naquela época era chamado de Gryp (ele) swold, que no baixo alemão  é o percursor do nome atual da cidade. Também há versões que os monges foram procurar melhor local, onde tinha uma árvore que tinha crescido na rua mais antiga  de Greifswald, o Schuhagen. O desenho da cidade seguiu um sistema de quadras destinando o melhor local, região central, para a igreja. Foi determinado mais espaço para imigrantes de outras etnias além das alemãs.


O comércio do sal foi importante para que a Abadia Eldena se tornasse um influente centro religioso e Greifswald uma centro comercial conhecido. Na época que os dinamarqueses tiveram que entregar a terras pomeranas ao sul do rio Ryck, após a derrota da Batalha de Bornhöved em 1227, a cidade foi de grande interesse para os Duques pomeranos.

Batalha de Bornhöved - 1227
O Príncipe Wizlaw I da Pomerânia e Duque Wartislaw III concederam o direito de fazer as Feiras na cidade - em 1241. Em 1248, a cidade foi considerada um feudo do Kloster Eldena, confirmado pela lei Lübeck, em 1250.
Jazco de Salzwedel de Gützkow fundou um Convento Franciscano na cidade e fez com que Eldena perdesse influência no desenvolvimento da cidade. 
Na idade Média surgiu uma pequena povoação chamada de Neustadt, separada de Greifswald somente por uma vala, que em 1264, foi preenchida e incorporada a esta. Kloster Eldena e os principais edifícios de Greifswald foram construídos com tijolos aparentes dentro do estilo gótico, conhecido o estilo "nacional" dos povos germânicos.
Com um aumento populacional de maneira gradativa  e constante, no final do século XIII - Greifswald tornou-se um dos primeiros membros da Liga Hanseática - a mesma Liga responsável pela criação de inúmeras colônias no interior de Santa Catarina e também um dos idealizadores da primeira e única ferrovia construída com tecnologia alemã no Brasil - A Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, cujo primeiro trecho inaugurada ligava o Stadtplatz da Colônia Blumenau e Colônia  Hansa Hammônia - Atual Ibirama. 
Com isto, o desenvolvimento de Greifswald sofreu grande impulso a partir  do comércio e negócios - neste período da Liga Hanseática.
Em 1456, o Prefeito da cidade - Sr. Heinrich Rubenow lançou as bases para criar uma das Universidades mais antigas do mundo - Universidade de Greifswald - uma das primeiras da Alemanha.
Universidade de Greifswald







Durante a ReformaKloster Eldena deixou de ser um mosteiro e passou a ser patrimônio do Duques de Pomerania. Neste tempo, os tijolos de seus edifícios góticos foram usados pelos moradores da cidade, para levantar outras construções. Eldena perdeu seu status como uma organização separada da cidade e foi absorvida por esta.
Outras edificações religiosas localizados dentro dos muros da cidade não tiveram o mesmo destino. Os edificios Dominicamos foram anexados à universidade. O convento franciscano e suas muitas edificações, atualmente guardam o Museu do Estado Pomerano.
Ruínas do Kloster Eldena



Durante a Guerra dos Trinta Anos, Greifswald foi ocupada por forças imperiais - de 1627 até 1631. Posteriormente foi ocupada por forças suecas.
É sabido que a Guerra dos Trinta Anos causou muita fome em toda a região que hoje é o território alemão. A população de Greifswald diminuiu 2/3. Com isto muitos edifícios ficaram sem uso e entraram em decadência. Para piorar a situação, aconteceram outras guerras, como: a Guerra Sueco-polonesa e a Guerra Sueco-Brandenburg, ambas envolvendo diretamente a cidade. Em 1659 e 1678 a tropas de Brandenburg bombardearam a cidade. O primeiro bombardeio atingiu a parte nordeste da cidade, onde 16 edificações foram queimadas. O Segundo bombardeio atingiu 30 edificações e danificou outras centenas em toda a cidade. Quando as tropas suecas invadiram o ducado da Pomerânia, em 1630 e expulsando as tropas imperiais - Greifswald tornou-se o último reduto imperial na Pomerânia. 
Em 12 de junho de 1631, a cidade foi cercada pelas tropas da Suécia e rendeu-se em 16 de junho deste mesmo ano, quando o comandante pomerano foi baleado durante viagem. Quando Gustavus Adolphus, da Suécia chegou à cidade , foi homenageado pela Universidade com objetivo de conseguir liberdade.
Gustavus Adolphus da Suécia
Após a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) - Greifswald e região tornaram-se oficialmente, parte do Reino da Suécia. Eram, então chamados de Pomeranos suecos e fizeram parte do reino da Suécia até o ano de  1815, quando passaram a fazer parte da Prússia como Província da Pomerânia. Ecos do Congresso de Viena e os primeiros passos para a Unificação da Alemanha que aconteceria em 1871.
Congresso de Viena
1840
Durante o Século XIX - Greifswald foi um dos principais centros de estudantes poloneses na Alemanha. Depois de Wroclaw e Berlin, foi a cidade que abrigou o maior número de estudantes poloneses. Depois da idade média, em  1900, pela primeira vez, expandiu de maneira significativa além das muralhas da cidade medieval. além disto foi construída uma linha férrea que fazia a ligação de Greifswald às cidades de Stralsund e Berlin. 
Tela de Caspar David Friedrich - Greifswald em 1818
A cidade sobreviveu a 2° Guerra Mundial, sem muita destruição, como aconteceu em outros centros na Alemanha. Em abril de 1945, Oberst Rudolf Petershagen entregou a cidade ao Exército Vermelho sem luta.
De 1949 até 1990 fazia parte da República Democrática Alemã. Durante este período, a maioria dos edifícios históricos nas partes medievais foram negligenciados e outros tantos foram demolidos.
1945


A cidade adensou de maneira significativa em função da construção de uma Usina em Lubmin, a qual foi fechada no início dos anos de 1990. Novas partes da cidade foram construídas, que ainda abrigam a maioria da população da cidade, nos dias atuais. Estas novos pedaços de cidades construídos foram localizados ao leste e sudeste do centro de Greifswald, "deslocando" o centro para a borda do noroeste da cidade moderna.
A reconstrução da cidade velha iniciou no final do ano de 1980. Atualmente quase tudo foi restaurado. Uma das mais belas edificações históricas restauradas do norte da Alemanha é o Mercado.

maior população da cidade foi a registrada no ano de 1988, como o total de 68.000 habitantes. Atualmente gira em torno de 55.000 habitantes e se encontra estabilizada.
Apesar de sua população ser considerada pequena, Greifswald mantem sua importância regional ligada à cidade Universitária, a partir das funções centrais da antiga Prússia e após a 2° Guerra Mundial, permaneceu a sede da liderança da Igreja Luterana Pomerana, guarda os arquivos do Estado - Landesarchiv -  e o Museu Pomerano - Pommersches Landesmuseum. Também estão em Greifswald - três tribunais do Estado de Mecklemburgo-Pomerânia.
Greifswald
Pommersches Landesmuseum

Curiosidade

Ao lermos o livro Cartas de Família - assinado pelos Sr. Rolf e Sra. Renate Odebrecht, encontramos um trecho curioso, que  menciona a cidade co irmã de Pomerode...

"Rumo a Greifswald – cidade-berço dos Odebrecht 
No ano de 1974 estivemos com parentes na Alemanha Icidental e, em seguida, rumamos para Greifswald, Pomerânia Ocidental (então da RDA), para dar continuidade às pesquisas na região onde gerações de Odebrecht haviam sido médicos, pastores, teólogos, juristas da Igreja Evangélica Luterana, presidentes de sínodo, burgomestres, docentes e reitores da universidade, ou juízes de direito."  
Do livro - ODREBRECHT, Rolf . Cartas de Família: ensaio biográfico de Emil Odebrecht e ensaio biográfico de seu filho Oswaldo Odebrecht Sênior/ Rolf Odebrecht, Renate Sybille Odebrecht. – Blumenau: Edição do autor, 2006. 

Temos conhecimento que muitos pomeranos emigraram para o Sul do Brasil. Devem existir muitos descendentes desta região - atualmente pertencente à Alemanha unificada em 1871 - não somente na cidade de Pomerode, mas na região do Vale do Itajaí, em outras regiões do Sul do país e até mesmo em outras regiões do Brasil, como no Estado do Espírito Santo.
Do livro de fotografia “Pommerland: a saga pomerana no Espírito Santo”

A primeira vez que Greifswald e Pomerode tiveram contatos foi no ano de 2001 e as aproximações entre as duas cidades ao longo dos anos, até os dias atuais, renderam alguns projetos e intercâmbios culturais entre outros.
Projetos como -  o Vida e Saúde.

Projeto Vida e Saúde 
"No início deste ano, uma equipe de pesquisadores e professores da Universidade de Greifswald chegou a Pomerode para dar início ao projeto „Vida e Saúde“, estudo pioneiro que irá identificar fatores de risco e condicionantes de doenças crônicas em cerca de 3 mil moradores da cidade, que serão monitorados.O estudo é inédito no Brasil e já está em andamento há mais de 10 anos na Alemanha.O projeto pretende conhecer os diversos fatores de risco implicados na origem das mais variadas doenças.Mais de 3.000 moradores com idade de 20 a 79 anos serão convidados a participar da pesquisa.O projeto foi criado dentro da Universidade de Greifswald para corrigir a ausência de estudos epidemiológicos na região que, da Segunda Guerra Mundial até a queda do Muro de Berlim, em 1989, formou a Alemanha Oriental. Um dos principais objetivos é obter dados específicos sobre doenças, fatores de risco e de saúde na população."

Elos resgatados a partir dos resgates históricos e raízes culturais!
Pomerode und Greifswald
Prefeitura Greifswald - Alemanha

Prefeitura de Pomerode - SC - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário