quinta-feira, 16 de abril de 2015

Andando pela Alemanha - Speyer e um pouco de sua história

Andando pela Alemanha, paramos em uma cidade da Renânia Palatinado. Seu nome, pode ser Spira ou Espira. No período do Império  romano era chamada  de Noviômago Nemeto. É uma cidade independente, também conhecida como  distrito urbano.


Almoçamos na cidade - mais precisamente no Domhof - onde atualmente funciona um Restaurante, Hotel e Cervejaria e há muito tempo, este foi seu uso, mesmo tendo sido reaberto em 2000.

Contam que em 1340 o Conselho da cidade de Speyer comprou  este território da família Ebelin e foi usado como um Rathof. A propriedade servia como local de conferências e de hotel, no qual se hospedavam  reis e imperadores alemães  quando visitavam a cidade.
Em um certificado de 1347, Domhof foi  denominado o Hotel da mina  e do império por Carlos V. Há muitas outras histórias ligadas ao local, o qual tem uma história centenária









Após o almoço fomos conhecer alguns locais da centenária cidade de Speyer.
Há evidencias da presença do homem do período neolítico no local onde está a cidade de Speyer, há aproximadamente 5000 anos AC - idade do bronze. No segundo milênio AC, nesta região viviam tribos germânicas. Foi encontrada um sepultura germânica, que tem a provável idade de 50 a 20 AC - em Johannesstrasse. 
Durante o domínio romano - 50 AC - o Rio Reno tornou-se a fronteira do Império Romano. Os romanos construíram acampamentos e fortes ao longo do rio a partir dos Alpes até o Mar do Norte.
A história de Speyer começou com a construção de um desses campos, por volta de 10 AC por um general  romano, que fez ali a base para novas conquistas para o leste do rio Reno. O fator decisivo para a escolha do local para assentar a cidade foi as margens do rio altos em forma de cunha, onde a ponta apontada para  o extremo Oriente - planície do Rio Reno, livre de inundações O primeiro forte foi construído na parte leste da atual Maximilianstrasse entre o Kleine Pfaffengasse e a Grosse Himmelsgasse. O fosso foi localizado ao longo da Pfaffengasse Kleine.
Com o consentimento dos romanos sob o imperador Augusto, a tribo germânica dos Nemetes se instalaram na região de Speyer, e outras tribos germânicas, do outro lado do rio Reno - como os Vangiones e Triboci,  nas imediações de Rheingau e Alsácia.
Após 20 anos, o primeiro forte foi substituído por um segundo, que se sobrepõe o primeiro. Sua parede norte corresponde com a ex parede  sul do antigo forte. Restos deste, foram encontrados no bairro judeu. A proximidade, pelo leste e oeste do forte, com o rio impulsionaram o desenvolvimento de Speyer, com a vinda de assentamento de civis.
O segundo forte foi novamente substituído por um terceiro, um pouco mais afastado do Rio Reno, entre Maximilianstrasse e Ludwigtrasse. Dizem que as razões para a troca do local, teriam sido algumas, como: uma inundação, a falta de espaço e a necessidade de mudanças, talvez a mais provável. Este forte existiu até pelo menos, o ano de 74, quando as tropas foram transferidas para territórios recém conquistados à leste do Rio Reno. Speyer, com isto, não sendo mais fronteira, perdeu  sua importância militar. A partir de 83, tornou-se parte da província romana da Germânia Superior. O forte foi abandonado. Em 150, a cidade apareceu como Noviomagus - Novo Campo, no mapa mundi do grego Ptolomeus Claudio. O mesmo nome é mencionado no início do século 3, no itinerário de Antonino - Manual e mapa das estradas do Império Romano. O nome também pode ser encontrado em marcos ao longo do Rio Reno.

Speyer tem uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. É a cidade polo e da região de Kirrlach e está situado a 25 km ao sul de Mannheim e foi fundada pelos romanos. É uma das cidades mais antigas da Alemanha. Por que?  Porque os antigos germânicos não adotavam viver em cidades, mas vivam em partes da mata, eram nômades. Os romanos ficaram surpresos como estes viviam e cultuavam os elementos das natureza, através de seu panteon.
Seu sítio  foi escolhida pelos romanos pela  localização muito boa para o trafego da época, ao longo do  rio Reno. Haviam poucos locais ao longo do rio Reno entre Basel e Mainz, onde poderiam acampar, sem sofrer com as inundações e ainda assim ficar perto do rio. Também foi importante sua proximidade com Neckar, há 20 km jusante. O Vale do Nackar se estende à sudeste em direção ao rio Danúbio.

Speyer...as imagens comunicam....

























Cantamos no interior da Catedral de Speyer.


Mecanismo do Relógio da Catedral de Speyer







Interior da Igreja Luterana de Speyer


Também cantamos na Igreja Luterana de Speyer....








Museu de  Speyer - Technik Museum SPEYER 

Também visitamos o Museu da Tecnologia de Speyer - ou Technik-Musem Speyer  - o maior museu que  visitamos até hoje. Foi inaugurado em 1991.  Está localizado na cidade alemã e em seu acervo, há desde bonecas até aviões. Sua estrutura é formada por  15.000 m2 de área construída e 100.000 m2 de pátio ao ar livre e atrai mais de 500 mil visitantes anuais.
Antes de ver as imagens do Museu, um pouco sobre a cidade que o sedia - Speyer.
Nosso passaporte de entrada - no dia 28 de abril de 2013
As imagens, comunicam, somente uma parte, de tudo que faz parte do Museu da Tecnologia de Speyer:























































































 





 
















Vídeo



Momentos  na cidade de Speyer e na história...


Para acessar demais postagens da viagem - 
Clicar sobre: 
Intercâmbio Brasil Alemanha 2013






2 comentários: