domingo, 12 de julho de 2015

Nordrhein-Westfalen - Alemanha

Angela Sehnem Back
Este espaço, é um ponto de encontro entre pessoas que vivem a cultura, história e antropologia, principalmente àquela mais próxima de nossas cidades.
É com alegria que recebemos noticias da cidade de São Martinho - SC. Sra. Back, que lê nossas postagens, perguntou-nos e pediu que fornessessemos mais informações sobre o estado alemão Nordrhein-Westfalen. Outro dia mencionamos a cidade de São Martinho - quando escrevemos sobre o Fluss Haus. Nosso abraços para às pessoas amigas do Fluss Haus (Clicar sobre) .

Mapa da Alemanha com a
localização de seus Estados
Sra. Back pergunta-nos sobre os trajes históricos de Westphalen.
Antes, vamos conhecer um pouco sobre esta região localizada ao oeste da Alemanha, de onde, segundo a Sra. Becher, vieram muitos imigrantes para a sua região. Melhor ainda, vamos conhecer um pouco sobre Nordrhein-Westfalen, ou Renânia do Norte-Vestfália, em português.
Nordrhein-Westfalen é formado por cinco regiões administrativas  (Regierungsbezirke), que também são subdividida em 31 Distritos (Kreise), que são grupos de pequenos municípios e 23 cidades independentes (Kreisfreie Städte) - geralmente estes Kreisfreie Städte são cidades com mais de 100 mil habitantes e não pertencem a Distritos.
Mapa do Nordrhein-Westfalen  com suas cidades independentes
Nordrhein-Westfalen  faz fronteira com a Holanda e a Bélgica. As princiáis cidades de Nordrhein-Westfalen, são: Düsseldorf, Colônia, Bonn, Dortmund, Essen, Duisburgo e Aquisgrano. O estado de Nordrhein-Westfalen é vizinho dos estados Baixa Saxônia, Hessen, Renânia-Palatinado e atualmente é o estado mais populoso da Alemanha.



A capital do  estado de Nordrhein-Westfalen é a cidade de Düsseldorf. A cidade mais populosa do mesmo é a cidade de Köhl (Colônia). A cidade federal Bonn é a segunda sede do governo alemão.
Após a 2° Guerra Mundial - no ano de 1946, a região foi ocupada pelas forças britânicas e em 1946, o Nordrhein-Westfalen  passa a ser um estado da República Federal da Alemanha.
Bandeira do Mercado Comum europeu, da
Alemanha e do Nordrhein-Westfalen
 
Düsseldorf

Köhl

Bohn
Um pouco sobre o Traje Histórico da Westfalen ou Vestfália
O traje de Westfalen é uma das variantes do traje Münsterland - região situada ao noroeste do Estado Nordrhein-Westfalen cuja principal cidade é Münster.

Münsterland
Como região histórica, Münsterland pertenceu ao tradicional Bispado de Müster. A identidade regional é formada a partir de diversas características e variações que ocorreram ao longo de sua linha histórica. Resultado das constantes mudanças de limites históricos, e da secular história em comum, independentemente da religião: católica e dialeto do Baixo alemão e da religião protestante de Tecklenburger, onde falam o dialeto Osnabrückichen [1].
 Historicamente Münster sempre foi uma centro cultural, intelectual e econômico de Münsterland.

























As  cidades de Münsterland tem diversas igrejas, mosteiros, castelos muito bem preservados. Por sua geografia apresentar terrenos praticamente planos, há uma  intermodalidade muito grande a partir da presença de inúmeras ciclovias totalmente arborizadas, interligando estes pontos históricos.
Tracht Westfalen
Traje Históricos





Entre os trajes da Westfalen, está o Münsterland - o mais encontrado, como já mencionado, o Land Osnabrücker, do Condado Ravensberg e o da Terra Paderborner. Os vestidos são longos com cores escuras. Um avental preto é amarrado junto com o uso de um xale. O traje Münsterländer é decorado com uma gola de renda branca. 

 No Westfälilschen Trachtenwelt há o uso de várias tocas. Dependendo do poder social de quem iria usar poderia até ser bordado com fios de ouro o "prato de cobertura" de sua touca do traje. Uma das principais características é o uso do Goldhaub da sala Delbrücker - oriunda da França do século 18. A tampa de ouro Delbrücker Westenholz é feita de seda branca, onde a frente é decorada com laço de ouro. O bordado feito com fios de ouro, lantejoulas vermelho, azul e verde e pedras de vidro. O "Dust" im Nache consiste em uma fita de seda feita com 72 dobras.
O Münsterländer Goldhaube, chamado "placa capô", ao longo do tempo, é o resultado de pequenos adereços usados no século 18, geralmente bordado com fios de ouro e provido com a fita de seda que amarra junto ao pescoço da dama.
Cobertura de chapa Westfälische
com bordados de ouro.
Os Homens usam o tradicional Leineweber. Uma das principais características é o casaco de linho longo, como também o colete vermelho ou azul. O Leineweberhut tradicional é para proteger contra o vento e do tempo ruim.
Estátua na cidade de Bielefeld onde está a figura de um
 homem nativo vestido com Leineweber 




Ainda sobre os trajes de Westfalen

Sempre lembrando que a grande diversidade de trajes nesta região, são em sua grande maioria inspirado nos trajes de  Münsterland. Este traje, em síntese, são trajes do dia a dia, usado por pessoas que trabalhavam na agricultura, nos séculos passados. As mulheres vestidas com uma saia escura e avental de trabalho azul. Obenrun, as mulheres usavam uma blusa branca e um longo xale preto. No dia de verão, para se proteger do sol forte, as mulheres ainda usavam um "chapéu mole", onde foram reforçados com  Pedigrohr, na cabeça. Os homens usavam camisa branca e um macacão azul  de trabalho ou de um colete de pano preto, dependendo das condições do tempo. No pescoço usavam um lenço vermelho.






















Outro traje de trabalho típico de  Münsterländer - entre as mulheres, era usado uma saia preta e uma saia longa cinza. Para isso, as mulheres usavam um modelado preto - blusa e um capuz cinza. Mesmo entre os homens, havia um traje próprio para o trabalho. Vestiam-se com uma calça de veludo preto, uma túnica listrada azul e branco e uma capa preta "Príncipe Heinrich".

Casal comemorando aniversário de casamento com traje Münsterländer
Outro traje foi usado em Münster -1750-1850 - aos domingos e feriados especiais. Para as mulheres, usavam uma saia vermelha longa com uma grande listra preta na barra da saia. Com isso, elas usavam também, uma blusa branca com mangas meia longa, um colete de manga curta preta. Era usado sobre ele, um um lenço colorido. Usavam uma crista vermelha e arredondada, como já mencionamos, na cidade de Münster, durante os domingos e ocasiões festivas usavam este traje, complementado com meias brancas e sapatos de madeira. Os homens usavam tamancos. Além disso, o traje masculino era composto a partir calças preta até o joelho e meias brancas. O Outerwear consistia em uma camisa branca e um casaco comprido em vermelho escuro, azul ou verde escuro escuro. Sobre a camisa - os homens usavam, pelo menos, um colete. Na cabeça, usava chapéu preto com decoração colorida.






















Coat Kiepenkerl, lenço vermelho e
 os sapatos de madeira
Pouco se sabe sobre o vestido diário usado no dia à dia, nas residências, na Westfalen. Mas uma coisa, é certa - tanto mulheres quanto homens usavam tamancos. Para este conjunto, também os homens completavam com uma túnica azul, que também era conhecido pelo nome de "Coat Kiepenkerl". As mulheres, usavam vestidos de algodão leves e chapéus de disquetes. Destaque para o Münsterländer Goldhaube, que era usado nos domingos e nos dias de festa.

Leitura complementar - Clicar sobre: Calçados Colônia alemã - Colônia Blumenau

Imagens da cidade de Münster































Alemanha atual - é uma grande "colcha de retalhos" cultural. Lembramos, outro dia escrevemos que os primeiros imigrantes, aqui na Colônia Blumenau, usavam tamancos. Acabamos de ler, que as pessoas, nesta regiãoda Alemanha também, usavam os tamancos. 
Através da busca, aprendemos um pouco sobre os trajes históricos, ou típicos na região da Westfalen. Região, da qual vieram muitos imigrantes para o Brasil. Consigo, trouxeram muito de suas práticas culturais e tradição. Com certeza, há um pouco desta herança cultural no tempo presente, entre nós.
Dedicamos esta postagem à Senhora Angela Sehnem Back de São Martinho. Vibramos que consigam um belo traje de Westfalen para seu grupo...
Abraços de Blumenau.

[1] O Münsterländer Platt é um baixo-alemão, também chamado de dialeto Baixo alemão, o subgrupo baixo saxão, que é falado em quase todo o Münsterland e ao sul da área de Münsterland. As exceções são o antigo bairro Tecklenburg e alguns dos bairros de Borken e Coesfeld. A partir dos diferentes dialetos há uma definição da identidade dos lugares, como: Epe, Heek, Legden e Coesfeld, e depois termina no distrito de Recklinghausen. A partir da linguagem, há pequenas diferenças de pronúncia e, por vezes, existem outras expressões para a mesma coisa. A área de linguagem coincide em grande parte com o ex-Bispado de Münster.





4 comentários:

  1. Muito bom o conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Meus tataravós vieram dessa região da Alemanha, mais precisamente da cidade de Metelen, em Steinfurt, distrito de Münster. Meus avós usavam tamancos de madeira como esses, e meu pai também usava quando era criança. Gostaria de saber, se alguém conseguir me responder, pq nós chamávamos meus avós de "Besmora" e "Besfara" ao invés de "Opa" e "Oma, se esses termos fazem parte de algum dialeto da região da Westphalia mesmo. Agradeço pelo conteúdo disponível, e se puderem contribuir para sanar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou. Querida Morgana, cada vez que mais pesquiso a Alemanha a acho maravilhosa, pela diversidade cultural dentro deste pequeno país que conseguiu aglutinar isto dentro de uma mesma língua e bandeira. E olha, dentro de períodos distintos, já mudava completamente. Por isto a frase mal-usada e interpretada de Bismark "Deutsche über Alles"...Ou seja a Bandeira e a unidade acima de todos os dialetos e culturas diferentes. O grande desafio a Unidade. Sugiro a leitura das postagens da série "Roteiro Alemanha 2016". Menciona um pouco desta história. Quanto a denominação mencionada, tem tudo para ser um termo regional.
    Por favor, leia esta história...

    https://angelinawittmann.blogspot.com.br/2016/08/kloster-lorch-roteiro-alemanha-2016.html

    No final da postagem tem mais postagem da série. Aí dá para ter uma pequena idéia da diversidade cultural que é a Alemanha. Abraços.

    ResponderExcluir