quinta-feira, 9 de julho de 2015

Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau

Hermann Blumenau - Diretor da Colônia Blumenau
Hoje apresentamos uma outra correspondência oficial, assinada pelo fundador -  Hermann Blumenau, no ano de 1871 - mesmo ano da unificação e surgimento da nação alemã - que aconteceu no dia 18 de janeiro de 1871. Nesse tempo, a Colônia Blumenau contava com 21 anos de fundação.
Casa de Hermann Rudiger em Blumenau. Reproducao Peninha Machado

Para ler mais sobre - Clicar sobreUnificação da Alemanha

Correspondência do Diretor da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau à Presidência da Província de Santa Catarina - cidade de Nossa Senhora do Desterro (Atual Florianópolis), em 1871.
A correspondência foi encontrado no
Setor de Documentos raros da Biblioteca Central da UFSC, onde o original se encontra arquivado.


Transcrição da Correspondência
N° 33   Diretoria da Colônia Blumenau em 19 de Novembro de 1871.
 Illmo  e Exmo. Sr.
Tendo a honra, d´apresentar a V. Ex a. o incluso balanço da receita e despeza d´esta directoria no primeiro  trimestre do corrente exercício financeiro em dois exemplares, dos quais hum He destinado, como casualmente, para o Ministério da Agricultura, cumpre-me especialmente mencionar, que n´elle inclui, como receita do mesmo trimestre, os pagamentos  de Rs 15:000,000  para effectivos serviços, de Rs 2:905,000 para os vencimentos dos empregados e de  Rs 125,000 para o expediente no mesmo trimestre, que V Ex ma. Se dignou mandar fazer-me em 11 de Outubro, bem que propriamente e segundo esta data, deverião ser escriturados no segundo trimestre . Preferi porém esta escripturação por causa da maior clareza.
Deos Guarde à Va. Exa. Illmo e Exmo Sr.
 Dr. Joaquim Bandeira de Gouvêa
Presidente da Província
Etc.           etc.         etc.
Colônia Blumenau 1871 - Rio do Testo - Escola e Igreja




4 comentários: