sábado, 19 de setembro de 2015

Patrimônio Arquitetônico Histórico de Urubici - SC



Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens.
Ao passarmos pela cidade da Serra Catarinense, Urubici, em agosto de 2015, observamos uma edificação - aparentemente uma tipologia histórica, demolida. 
A edificação estava localizada ao lado da edificação do antigo cinema da cidade, posteriormente usado como loja e danceteria.
Antigo cinema de Urubici - 2005.
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens - 2010. Destaque para um tipologia bem típica - da cidade em primeiro plano. Edificação em madeira, telhado quatro águas.

Antigo cinema da cidade - 2015. Por que a Comunidade de Urubici não se mobiliza e adquire esta original edificação histórica e guarda neste espaço seu acervo histórico - para ser exposto e apresentado aos visitantes que a cada momento aumenta seu número, atraídos pelas belezas naturais desta região e cidade? O local ideal para a memória e Museu da Cidade.

No destaque - a edificação de dois pavimentos - demolida.

Edificação demolida  - dois pavimentos - estilo eclético que reporta a tipologias da década de 1950 - Observando o material, apresentava estrutura autoportante construída com tijolos maciços, estrutura de telha de madeira nobre, a partir de exímio trabalho de carpintaria.

Um pouco sobre a História de Urubici...

Rio Urubici
No início do século XIX aconteciam inúmeras expedições nos campos da serra, até mesmo, expedições de equipes do Vale do Itajaí - Colônia Blumenau. Muitas nucleações surgiram, também no alto da Serra, resultado deste caminhos de viajantes e tropas
A cidade  de Urubici foi uma destas nucleações. Seu embrião surgiu no vale do rio Canoas e de seu maior afluente: rio Urubici.

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens.
Alguns historiadores afirmam que o nome Urubici é uma palavra composta da língua tupi-guarini. Uru - pássaro; bici - lustroso ou liso. 
Em 1884 foi implantada a cruz de Urubici por católicos, marcando o local da vila, na qual residiam, neste tempo, em torno de 25 famílias. A vila foi oficializada, através de sua instalação, no ano de 1915, ainda pertencente a São Joaquim de qual foi desmembrada em 6 de dezembro de 1956 sob a lei N° 274. Tornou-se , então o município de Urubici. A solenidade oficial de instalação do município aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1957.


O município foi formados a partir de diversas etnias: portuguesa, espanhola, indígena, africana, alemã, italiana e leta, entre outras.
Em outras postagens escrevemos sobre os letos e a construção da estrada da serra do Corvo Branco. 
Para ler sobre - o link está no final desta postagem.
Estávamos visitando a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens e sua praça, quando observamos a edificação histórica desmontada, com os tijolos maciços cuidadosamente organizados para serem retirados do local






Observamos que a história da cidade é muito recente e há muito pouco para se preservar enquanto paisagem histórica
Para um dia atingirmos a história milenar, muitas vezes àquelas que apreciamos visitar em outros lugares, precisamos preservar a história de décadas, depois centenárias e quem sabe um dia, a milenar. Um dia, esta já comemorou seus 10 anos de história. Urubici é muito jovem e precisa guardar sua história, também ainda jovem, para deixar um legado e sua identidade às próximas gerações.

Bons exemplos - Urubici




Arquitetura de família leta.

Outras tipologias presentes na paisagem...




Resolvemos registrar o ocorrido com intuito de sensibilizar sua comunidade sobre a importância da manutenção e preservação desta história na paisagem como elemento formador da identidade de um local e parte da memoria de seu povo.


 Leitura Complementares - Clicar sobre o título:

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



















2 comentários:

  1. Boa tarde Angelina! Tudo legal?! Sou arquiteto de Curitiba/PR estou elaborando um pré-projeto para reforma/restauro do prédio do antigo cinema de Urubici. Gostaria de conversar com você mais detalhadamente. Você me passa o seu contato, por favor. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Que boa notícia....
      O endereço eletrônico é angewitt@hotmail.com
      Abraço grande.

      Excluir