sábado, 19 de setembro de 2015

Patrimônio Arquitetônico Histórico de Urubici - SC



Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens
Quando passávamos na cidade de Urubici - na Serra Catarinense - no último mês, observamos uma edificação - aparantemente uma tipologia histórica, demolida. A edificação estava localizada ao lado da edificação do antigo cinema da cidade, posteriormente usado como loja e danceteria.
Antigo cinema de Urubici - 2005
Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens  - 2010
Destaque para um tipologia bem típica - da cidade em prmeiro plano. Edificação em madeira, telhado quatro águas.

Antigo cinema da cidade - 2015
Por que a Comunidade de Urubici não se mobiliza e adquire esta original edificação histórica e guarda neste espaço seu acervo histórico - para ser exposto e apresentado aos visitantes que a cada momento aumenta seu número, atraídos pelas belezas naturais desta região e cidade?
O local ideal para a meória e Museu da Cidade.

No destaque - a edificação de dois pavimentos - demolida

Edificação demolida  - dois pavimentos - estilo eclético que reporta a tipologias da década de 1950 - Observando o material, apresentava estrutura autoportante construida com tijolos maciços, estrutura de telha de madeira nobra, a partir de exímio trabalho de carpintaria





























































Antes de prosseguirmos, um pouco sobre Urubici...


Rio Urubici
No início do século XIX aconteciam inúmeras expedições nos campos da serra, até mesmo expedições de equipes do Vale do Itajaí - Colônia Blumenau. Muitas nucleações surgiram, também no alto da serra, resultado deste caminhos de viajantes e tropas. A cidade  Urubici foi uma destas nucleações. A nucleação surgiu no vale do rio Canoas e de seu maior afluente: rio Urubici.




Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe do Homens
Alguns historiadores afirmam que o nome Urubici é uma palavra composta da língua tupi-guarini. Uru - pássaro; bici - lustroso ou liso. 
Em 1884 foi implantada a cruz de Urubici por católicos, marcando o local da vila, na qual residiam, neste tempo, em torno de 25 famílias. A vila foi oficializada, através de sua instalação, no ano de 1915, ainda pertencente a São Joaquim de qual foi desmembrada no dia 6 de dezembro de 1956 sob a lei N° 274. Tornou-se , então o município de Urubici. A solenidade oficial de instalação do município aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1957.



O município foi formados a partir de diversas etnias: portuguesa, espanhola, indígena, africana, alemã, italiana e leta, entre outras.
Em outras postagens escrevemos sobre os letos e a construção da estrada da serra do Corvo Branco
Para ler sobre - o link está no final desta postagem.
Estávamos visitando a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens e sua praça, quando observamos a edificação histórica desmontada, com os tijolos maciços cuidadosamente organizados para serem retirados do local






















Observamos que a história da cidade é muito recente e há muito pouco para se preservar enquanto paisagem histórica
Para um dia atingirmos a história milenar, muitas vezes àquelas que apreciamos visitar em outros lugares, precisamos preservar a história de décadas, depois centenárias e quem sabe um dia, a milenar. Um dia, esta já comemorou seus 10 anos de história. Urubici é muito jovem e precisa guardar sua história, também ainda jovem, para deixar um legado e sua identidade às próximas gerações.

Bons exemplos - Urubici ...







Outras tipologias presentes na paisagem...




Resolvemos registrar o ocorrido com o intuito de sensibilizar sua comunidade sobre a importância da manutenção e preservação desta história na paisagem como elemento formador da identidade de um local e parte da memoria de seu povo.




































 Leitura Complementares - Clicar sobre o título:






















2 comentários:

  1. Boa tarde Angelina! Tudo legal?! Sou arquiteto de Curitiba/PR estou elaborando um pré-projeto para reforma/restauro do prédio do antigo cinema de Urubici. Gostaria de conversar com você mais detalhadamente. Você me passa o seu contato, por favor. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Que boa notícia....
      O endereço eletrônico é angewitt@hotmail.com
      Abraço grande.

      Excluir