terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma Fotografia - Arquitetura na Wurststraße - Rua XV - início do Século XX

Rua XV de Novembro, Blumenau - início do século XX - Alguem reconhece o local?

Arquitetura

Até o início do século XX, o imigrante que chegava a Blumenau e os que aqui residiam - eram denominados colonos (habitavam a colônia) e trabalhavam na terra. Tinham somente uma associação (Kulturverein). Debatinham e decidiam as diretrizes da colônia juntos a partir das lideranças comuns. Construiam suas edificações a partir da técnica construtiva enxaimel - que viemos pesquisando nos últimos tempos e apresentamos uma palestra no XIII CAAL - Joinville no mês de setembro de 2015. Durante  a sua elaboração descobrimos muita coisa que é lenda em nossa região, quando o assunto é enxaimel.

Para ler mais sobre - Clicar sobre: 
Arquitetura Enxaimel - Palestra do XIII  - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
Livro da
Professora Lembke
Na virada do século surgiram novas classes sociais e associações surgiram. A sociedade de Blumenau ficou mais complexa com a presença de outras classes, como industriais e comerciantes. Também surgiu uma outra maneira de "morar". A nova elite blumenauense não queria mais residir em edificações "coloniais" - enxaimel, mas buscava as novidades da capital brasileira e da Europa. Viajavam e mantinham intercambio com o velho mundo. Neste época, o art decó e art nuveau, eclético dos neos. Quem não podia construir sua edificação no estilo vigente no Brasil e na Europa, quase sempre, rebocava seu enxaimel e fazia os devidos apliques decorativos. Em Joinville, a professora de alemão - Margit Lembke trouxe-nos um livro publicado na Alemanha, onde uma ilustração mostrava um autêntico enxaimel centenário de uma cidade medieval - totalmente "maquiado" na nova tendência - art decó. Por lá também aconteceu e estas ações de "adequação" da arquitetura às novas tendências - para àqueles que  podem gastar e acompanhar, sem muita reflexão histórica.
Enxaimel

Enxaimel

Enxaimel - Edificação publicada no livro pertencente a Professora Lembke -
exaimel "maquiado" - inspirada na nova tendência - Alemanha
Observemos as edificações da Rua XV de Novembro - edificações munidas de muito decorativismo e elementos clássicos em demasia, com reboco, simetria nas fachadas alinhadas junto a via. A via era desprovida de pavimentação - mas tinha a presença das calçadas e com adequações, como rampas (Ao contrário dos dias atuais, onde as rodovias são pavimentadas e os passeios, muitas vezes não o são). 
Foto feita pelo avô de  Sergio Roberto Nass -  Carlos Walter Ebersbach.


Leitura Complementar - Clicar sobre o título


Arquitetura na paisagem é memória e identidade.
 Comunica os momentos da sociedade no espaço...
A partir de um recorte de tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário