quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Homenagem Família Blumenau - Aniversário da cidade

Mausoléu da Família Blumenau - na frente - estátua do Sr. Hermann Blumenau
Faz parte da programação oficial do aniversário da cidade de Blumenau, a Homenagem junto ao Mausoléu Dr Blumenau, onde está os restos mortais da família Blumenau. O mausoléu está situado junto à Fundação Cultural de Blumenau. Nem sempre foi assim.
Como é sabido, Sr. Hermann Blumenau retornou para a Alemanha com sua família, no dia 15 de agosto de 1884, onde faleceu no dia 3 de outubro de 1899. No dia 2 de setembro de 1974 - dia de aniversário da cidade foram transladado seus restos mortais e de sua família para o Mausoléu. Na época, situado junto a Prefeitura Municipal de Blumenau - atual Fundação Cultural de Blumenau. Participou do momento histórico, o Teathegruppe (Grupo de Teatro) do C.C. 25 de Julho de Blumenau personificando os 17 pioneiros primeiros imigrantes - como estavam presentes no evento de 2015, os "Sr. Blumenau" e o "Sr. Müller".

Para saber mais sobre o Teathegruppe - Clicar sobre: Teatro do 25 de Julho

Sr. Paulo König - presente 
Chegada dos restos mortais do Sr. Blumenau e família aludindo a chegada dos fundador com os 17 imigrantes em 1850 - Com grupo de teatro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - em  2 de setembro de 1974 - Do livro do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Na homenagem do último dia 2 de setembro, estavam presentes - representantes de muitas entidades, instituições da cidade, de consulados (alemão, italiano e austríaco), grupos culturais (Banda Musical e Coro Masculino Liederkranz), políticos, militares, entre outros.
Além do canto do hino nacional brasileiro, hino de Blumenau, cantos de homagens feitos pelo coral, falas das autoridades presentes, houve a colocação de flores em memória à família do fundador, por parte  de algumas representações presentes.
Entre os presentes - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau e Cônsul Honorário alemão


Dos municípios vizinhos, lembramos os muitos municípios que fizeram parte da grande Colônia Blumenau (no mínimo 31), estava presente somente o representante de Massaranduba - Prefeito Sr. Mário Fernando Reinke.
Do livro - A Ferrovia do Vale do Itajaí - A Estrada de Ferro Santa Catarina





















Vídeos
Coro Masculino Liederkranz
Banda Municipal
Sr. Reinke entre o Sr. "Müller" e ¨Sr. Blumenau"
Após esta data - 2 de setembro de 1974 - é uma tradição prestar homenagens junto ao Mausoléu, onde estão os restos mortais do fundador e familiares, antes de iniciar o tradicional desfile pela Rua XV de Novembro.
O desfile previsto, iniciou com o tempo "muito fechado" e que não deu trégua, chovendo muito por alguns instantes, o suficiente para cancelar  o evento que mobilizou muitas pessoas, as que iriam desfilar e as muitas pessoas que aguardavam às margens da Rua XV, para assistir o desfile.

As imagens comunicam - 2 de setembro de 2015

Cedinho  - 7:10h



 Início do Evento - Previsto para 8:00h.





Parte da antiga Câmara e Cadeia ao lado do Mausoléu



Sr. "Fritz Müller" e Sr Hermann Blumenau"
Ficamos impressionados com a semelhança do Sr. Reinaldo Pfau ao dar vida ao personagem da História de Blumenau - Sr. Fritz Müller e também, o ator que deu vida ao Sr. Hermann Blumenau. Observamos que a diferença de idade entre os dois era somente de 3 anos - eram contemporâneos e se encontraram na Alemanha, antes de vir para o Brasil. Na caracterização - Fritz Müller está bem mais idoso. Comentamos isto com eles, brincando.
Deram um banho de interpretação - inclusive assumindo comportamentos e trejeitos.














Banda Municipal


Coro Masculino Liederkranz


Representantes da tradição dos antepassados

Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Prefeito de Blumenau e Representante do Governo do Estado de Santa Catarina




Ex Prefeito de Blumenau - Sr. Victor Fernando Sasse





Desfile comprometido pela chuva


























E agora? Desfile cancelado.

















Rumo a Vila Germânica - Inauguração do Novo Espaço
Show dos Velhos Camaradas

Ein Prosit!













Um comentário: