Dirigimo-nos às pessoas que chegam até nós e outras, que ainda não, mas que imaginam que faremos parte ou estamos na organização do CAAL - Blumenau - Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - ou mesmo que faremos alguma palestra, como o fizemos nas duas últimas edições do evento, as quais renderam uma publicação na Alemanha.
Não participaremos porque não fomos convidados e mesmo sinalizando o interesse em falar sobre nossa experiência em algumas cidades da Alemanha em maio deste ano, quando fomos recebidos, e tivemos contatos com restauro, modernização e repaginação de tipologias enxaimel - Fachwerk - não fomos chamados.
A questão de nossa não participação, registro e palestra não significam o nosso desinteresse por este importante evento (Que deve continuar tendo o perfil cultural e histórico. Estão mudando o perfil do CAAL - e são alguns poucos que o fazem - grupos que tiram vantagens com o "oba oba").
Com este pensamento e visão estivemos nas duas últimas edições - parte da organização e palestrante - em Nova Petrópolis RS e palestrante no CAAL de Joinville - SC.
A questão de nossa não participação, registro e palestra não significam o nosso desinteresse por este importante evento (Que deve continuar tendo o perfil cultural e histórico. Estão mudando o perfil do CAAL - e são alguns poucos que o fazem - grupos que tiram vantagens com o "oba oba").
Com este pensamento e visão estivemos nas duas últimas edições - parte da organização e palestrante - em Nova Petrópolis RS e palestrante no CAAL de Joinville - SC.
Imagens de momentos com especialista sobre enxaimel - na Alemanha - possíveis a partir de nossa Palestra no CAAL de Joinville - seria o nosso tema a ser apresentado.
Algumas imagens da Alemanha - maio 2016 - Fachwerk - Assunto que nasceu no CAAL de Nova Petrópolis em conversa com Dona Hilda Braun do Espírito Santo.
Cidade de Dinkelsbühl - Alemanha |
Stadtheimatpfleger (Curador da cidade)de Dinkelsbühl Rudolf Weigel e Dr. Betz responsável em promover esta visita nossa à obra |
A estrutura da edificação histórica visitada possui, em seus 6 pisos, estrutura em enxaimel - Fachwerk - construída no início do século XVI.
Seu interior, na parte do sótão está recebendo revestimento de uma camada da placas de Drywall(parede seca), material que permite uma obra "limpa", é resistente ao fogo e a umidade, e permite as mais variadas instalações, sendo que estas são facilmente acessíveis. Permite instalações elétricas, aquecimento e hidráulicas através do sistema de fixação em tetos e pisos, como vimos in loco, na cidade de Dinkelsbühl. Material que se adapta em qualquer estrutura, se adequa muito bem a estrutura Fachwerk, além de não somar muito, como carga adicional, pois é um material muito leve.
Este sistema é usado somente em ambientes internos das edificações e sua aparência, após o término da execução, tem semelhança à alvenaria rebocada.
Porta de acesso lateral |
Intalações modernas - execução |
Estrutura enxaimel - acres´cimo revestimento drywall e instalações |
Para ler mais sobre - Clicar sobre os títulos - Temas que estariam em nossa palestra...
- Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
- Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
- "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
- Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
- Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
- Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016.
- Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
Conversamos sobre o assunto - via e mail - com algumas personalidades ligadas a organização do CAAL Blumenau - principalmente com o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner - Não foi por falta de conhecimento de nossa presença, sintonia e interesse neste evento.
Usamos este espaço, porque, no dia de hoje, uma pessoa do meio e com ligação estreita ao Programa apresentado veio nos perguntar de nossas relações com o evento de Blumenau.
Não participaremos, não estamos na organização e nem com palestra e cobertura previstas.
Comentário: O CAAL deve continuar com o perfil cultural - nas bases e não pautado na cultura comercial e também, com o perfil histórico - Ouvimos, algumas opiniões sobre mudanças na forma de organizar o evento - que " a r r e p i a m ".
São questões reais que contribuem de maneira direta com a identidade das cidades e comunidades onde ainda praticam a língua alemã - espaço para as pessoas praticarem a cultura e para isto a língua.
Desejamos êxito no encontro de Blumenau e que todos aqueles que chegam a nossa cidade, sintam-se acolhidos e muito à vontade.
Abraços cordiais.
Arquiteta Angelina Wittmann
Blumenau
Atividades dos dois últimos eventos. (Clicar sobre título)
- Avaliação do CAAL e Debate sobre seu futuro
- Programa - XIII CAAL - Encontro das Comunidades de ...
- Momentos - Abertura e Palestras - XIII CAAL - Joinville - SC
- Momentos Segundo Dia - XIII CAAL - Joinville SC
- Momentos do Prefeito de Oxapampa em Blumenau
- Parte 1 - XII CAAL
- Parte 2 - XII CAAL
- Parte 3 - XII CAAL
- Parte 4 - XII CAAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário