sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Caminho para Unterfranken - Rödelsee - Roteiro Alemanha 2016


Dando sequência ao nosso Roteiro Alemanha 2016, interrompido para as postagens de outras informações locais em tempo real - mostraremos quando saímos da região suábia de Stuttgart (Haimat da família Wittmann) e rumamos para a região da Baixa Francônia - Unterfranken, região conhecida pelas qualidade e produção de vinhos. A viagem aconteceu na manhã do dia 22 de maio de 2016. Fizemos um lanche na Autobahn A81 - em locais especiais para isto - geralmente colocados atrás de uma barreira de árvores.
Locais que ficamos fixos, para efetuar as pesquisas e estudos - Todos listados em postagens anteriores - cujos link' estão disponíveis no final desta.

Escolhemos a região, pelos laços amizade existentes entre Blumenau e Rödelsee a partir de práticas culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau e trocas reais que ocorrem entre as duas cidades desde a década de 1980. Também  existente, pela presença de famílias locais de Unterfranken em Blumenau e cofundadores do centro cultural blumenauense. 


Alguns dos Link' nos quais escrevemos a respeito (Clicar sobre o título escolhido):

A cidade de Rödelsee está inserida em um dos 7 distritos do estado da Bavaria. Curioso é que os amigos do sul do estado alemão, os consideram francos e não bávaros - pauta para brincadeiras entre as pessoas das duas ou até, mais regiões da multicultural Alemanha. Isto é explicado pela unificação e a criação do estado alemão, muito recente - somente em 1871 - após a fundação de muitas cidades no Brasil feita pelas pessoas destas regiões. Em tempos anterior a esta data, existam culturas distintas e muitas vezes oponentes em campos de batalhas nas inúmeras guerras que existiam na região, até mesmo dentro do Império Romano. A divisa entre o Império Romano e o Germânico estava localizada nas imediações.
O distrito no qual está Rödelsee é conhecido como Unterfranken ou Baixa Francônia.

A região de Unterfranken está situada ao norte do estado da Bavaria. Sob sua responsabilidade está a administração de municípios, cidades e vilas a partir do desenvolvimento regional, com foco local. Segue mais ou menos a organização da estrutura social medieval com adequações e modernização. Em síntese, o maior protege o menor. A capital de Unterfranken é a cidade de Würzburg, cidade que  visitamos a partir de Rödelsee. 

Catedral de Würzburb - Capital da Baixa Francônia
Mas antes de comentarmos mais sobre a cidade de Rödelsee e Unterfranken, vamos apresentar um pouco do caminho que percorremos, com respectivos comentários, desde a região suábia de Stuttgart, até esta região, conhecendo um pouco da paisagem construída e dos caminhos que interligam as cidades, através de imagens. 
Percorremos por rodovias - carro, como ilustrado no mapa abaixo, uma distância aproximada de 174 Km entre Stuttgart - Capital de Baden-Württemberg, até Rödelsee - cidade pertencente ao distrito de Unterfranken - cuja capital é Würtzburg.
Caminho e distância percoridos entre Stuttgart e Rödelsee 

O caminho para Rödelsee em imagens
Tipologia característica em toda a região - Edificação atual, construída com materiais atuais. Telhando inclinado, com aproveitamento do sótão, com panos diversos

Caminhos desprovidos de poluição visual, com muita arborização - muitas vezes usadas como bloqueio sonoro e visual dentro do planejamentos dos espaços - Vias são públicas, ou seja, o estado é responsável por sua manutenção.


Edificações delimitam o lote, com a presença do aproveitamento do sótão e com a presença do porão - característica das edificações históricas e atuais na região.


Igreja de pedra - autoportante

Rodovias de fluxo rápido que está próxima à cidade "desce o nível" a partir de uma viaduto onde o "nível da cidade é respeitado. Em cima, fluxo local.






Passamos por diversas Vilas nas quais há a presença da história na arquitetura e equipamentos. É sabido que 85% dos alemães optam por residir nestes cidades menores, conscientes da qualidade de vida e facilidade de administrar a cidade - Velocidade em média dos carros nas via dentro das cidades - 30 Km por hora.


Tipologia histórica, com a presença de folhas em madeira, "entregando" seu tempo de execução. Provavelmente as folhas internas providas de vidraças forma colocadas posteriormente. Estrutura em madeira com fechamento rebocado. Quase sempre feito com ripas de madeira encaixadas na estrutura principal e preenchidas com barro.


A caminho de Rödelsee - pela A81.
Dia de domingo, as pessoas saem de casa para passear: à pé, de bicicleta ou com o carro antigo.









Aufwiedersehen!





A paisagem natural é considerada no momento que é construída uma infraestrutura como túneis,  por exemplo. Cuidados são tomados para minimizar o impacto no meio.




Geração de energia limpa - real sustentabilidade


Rodovias públicas - manutenção do governo alemão

Testes de lançamento da industria automobilística na Autobahn


Testes de lançamento da industria automobilística na Autobahn

Mato na beira da estrada sem latas de refrigerante, e plásticos

Geralmente os cruzamentos de duas vias de fluxo rápido é feito em distâncias diferentes. Passa-se sobre o elevado e depois tem-se acesso ao pequeno trevo que conduz ao elevado. O impacto e a "confusão" na paisagem são menores

Trevo após o elevado



Energia limpa




Não há espaços para Outdoor - somente para placas de sinalização padronizadas

Sem poluição visual




Geração de energia limpa - sustentabilidade







Energia limpa - Vila com a presença da tecnologia. Tamanho e adensamento, não significa ausência de infraestrutura e acessbilidade a conforto e tecnologia.


Tipologias de uma edificação histórica construída com a técnica construtiva semelhante àquelas construídas no Vale do Itajaí - Estrutura de madeira com fechamento feito com tijolos maciços aparentes. A edificação - pela aparência é muito antiga. É um tipologia característica da região norte da Alemanha e de onde são originários muitos imigrantes para a região do Vale do Itajaí.

















Quase chegando em Rödelsee













Casa muito antiga feita de pedra - tipologia a mesma até os dias atuais. somente feita com outros materiais.


Uma tipologia enxaimel muito conhecido para nós














Novamente tijolo parente em estrutura de madeira aparente, como aquelas construídas em Blumenau e região.














































Vinhedos - Outra lenda sobre a história e cultura dos alemães no Brasil. Há muita s pessoas que acham  que alemão é tudo igual e só bebe cerveja. Esta região é uma das maiores produtoras de vinho na Alemanha.
 Alemanha é um país multicultural muito diferente de muita "opinião formada", até mesmo por descendentes de alemães, no Brasil. Lembramos que uma vez em um evento do C.C. 25 de Julho de Blumenau (Que tem grande intercâmbio com esta região e de onde também é a origem de algumas famílias fundadoras) ouvimos um repórter ligado à cultura local afirmar que, "alemão não bebe vinho, só cerveja" - criticando o evento. O evento era a tradicional Noite de Queijos e Vinhos - Noite da Francônia.
Abaixo - passando por um vinhedo.





Chegamos em Rödelsee


















Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares
  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados






Nenhum comentário:

Postar um comentário