sábado, 19 de novembro de 2016

Uma volta em Rödelsee e Fröshtockheim - Roteiro Alemanha 2016

Rathaus de Rödelsee - Cidade  distrito de Kitzingen - O Prefeito e 12 Conselheiros administram a cidade.























Dando prosseguimento ao Roteiro Alemanha 2016 - estávamos já há um dia na cidade de RödelseeChegamos no dia 22 de maio, a partir da cidade suábia Stuttgart - capital do estado alemão Baden-Württemberg, à região de Unterfranken - norte do estado da Bavaria. 
Após o pernoite, fomos dar um volta pela cidade e também até seu distrito - Fröshtockheim. fomos a pé, percorrendo uma distância de aproximadamente 1 quilômetro. O caminho é rodeado pelo trigal.
Caminho entre Rödelsee e Fröschtockheim (0,7Km), com o Schloss no Schwanberg, aos fundos. Caminho rodeado de trigal, com a preservação do skyline. Se fosse no Brasil, provavelmente esta paisagem estaria ocupada por um edifício de arquitetura duvidosa. Esta paisagem é secular....O trigo? Matéria prima dos melhores pães do mundo. Consumo local...

Caminho entre o Stadtplatz de Rödelsee e Fröshtockheim
O tempo até este momento - comentado nas postagens abaixo (Clicar sobre):

 Em um período de 13 anos - registrado pelo Google Earth - O meio não foi descaracterizado e ou agredido. Faremos o mesmo teste com uma região da cidade de Blumenau - Colocado no final desta postagem.

Visitamos  Fröshtockheim, através de seus caminhos, casario e da igreja histórica - luterana. Na cidade de Rödelsee, destacamos as duas igreja, católica e luterana, sendo que a segunda, passava por uma reforma de manutenção em suas fachadas. 
Após a volta pelos espaços públicos de Rödelsee e Fröshtockheim, almoçamos e depois seguimos para a cidade murada de Iphofen. Esta percepção in loco de Iphofen terá uma postagem exclusiva. Quem nos companhou amavelmente à cidade murada,  foi a Frau Zippelius.

Vamos apresentar as imagens e comentar ao longo da apresentação.

As imagens comunicam...

Maio - primavera - vimos muitas flores, contrastando, como sabemos, com a paisagem branca do inverno local. A a presentação ds fotografias da paisagem da cidade a seguir, serão intercaladas, algumas vezes, com fotografias das cores das flores locais.









 Andando pelas ruas de Rödelsee. Casario característico das cidades de Unterfranken. Algumas casas mais recentes, outras mais antigas, mas com a mesma volumetria e tipologia, mesmo que, com adoção de diferentes materiais. Com isto, há um fortalecimento da identidade da cidade e respeito ao Skyline, que conta com a sinuosidade do Schwanberg, como ponto focal em toda a paisagem.





Vogel



Tipologia histórica, construída com a estrutura enxaimel, com fechamento rebocado - provavelmente feito com madeira treliçada e preenchida com barro - ripas de madeira amarada.


Campanário da Igreja católica - tipo cebola


Campanário da Igreja católica - tipo cebola
Igreja Católica St.  Bartholomäus - ou São Bartolomeu -  mais de 230 anos

A cúpula cebola mostrada na foto anterior, pertence à Igreja Católica St. Bartholomäus  e está localizada no centro da cidade - em frente ao Schloss Crailsheim
Aos fundos a igreja luterana e na frente a igreja  católica de Rödelsee - Foto 2013
As primeiras publicações relacionadas a existência de uma igreja na cidade de Rödelsee, remonta os anos de 1190. Na época, o Bispo  Otto de Eichstätt, consagrou uma pequena igreja na aldeia, pertencente a Diocese Católica Romana de Würzburg. É quase certo que já existia uma capela antes deste ato oficial, do século XII. No século XIII, a paróquia, passou a fazer parte da congregação de Kitzingen por influência do Convento Beneditino. Com a Reforma, em 1525, todos os habitantes de Rödelsee tornaram-se fiéis da nova religião - Luterana. A religião católica, teve seu espaço de volta, após a Guerra dos 30 anos, com o apoio do Bispado de Würzburg e o Mosteiro e Ebrach. Continuaram luteranos, os Senhores do Castell e os barões de Crailsheim. 
Desde 1651, a igreja atendia tanto  à comunidade dos católicos quanto a dos luteranos. Em 1770, ruiu uma de suas torres e em seguida, o resto da igreja. As duas comunidades combinaram, então construir duas igrejas distintas: uma igreja católica e uma igreja luterana. Este fato histórica explica alguns comentários que ouvimos em 2013, entre os moradores da cidade. - "Tanto faz a religião. Importante é Deus. Eu canto no coro luteranos, vou na missa e também vou no culto." 
A Igreja evangélica luterana foi inaugurada antes e foi batizada como St. Bartholomäus, como tmbém foi, depois, a católica.
A igreja católica foi construída entre os anos de  1779 e 1783 e quem assinou o projeto foi o arquiteto Adam Salomom Fischer. Atualmente, está inscrita, sob o número  D-6-75-161-7 a, na Secretaria do Estado da Bavaria - como Monumento de Preservação.
A imagem de St. Bartholomäus está colocado em um nicho  na frente da torre que compõe a fachada principal.

Estivemos, junto com os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, cantando em uma missa na igreja católica  St. Bartholomäus, no ano de 2013 - quando a vimos pela primeira vez.
Em 2013 - quando vimos a igreja pela primeira vez































2013
Para ler sobra as cúpulas de cebola - encontradas na Bavaria - Basta clicar sobre: Um dos ícones da Arquitetura da Baviera - Zwiebelturm - Cúpula "Cebola"
Do interior da igreja para fora

Interior da Igreja Católica






Schloss Crailsheim

Schloss Crailsheim

Foi construído em torno do ano de 1600 e atualmente é um monumento protegido. Foi construído pela família dos Barões Crailsheim. O portão - foto acima - tem a presença de de leões - colocados no local no século XVIII.
Atualmente o local é um espaço de degustação de vinho de uma vinícola - uma das produções de Rödelsee. O Schloss é administrado pelo Departamento de Conservação do Estado da Bavaria, pela importância de ser um marco na história local.

Igreja Luterana St.  Bartholomäus - mais de 230 anos

Sua história tem ligação com a história da Igreja Católica que tem o mesmo santo padroeiro - St.  Bartholomäus. Seu interior é diferente. O acesso ao púlpito e ao órgão se dá através de uma escada que está localizada na torre. A pia batismal foi um presente de Johann Peter Raunest, no ano de 1795. Existem dois bancos com o brasão de armas dos Condes de Castell. São doações da Condessa Margit zu Castell-Rudenhausen.
Está sendo reformada



2013







 Pela cidade...




Canteiro de obras








A caminho - a pé - Fröshtockheim















Fröshtockheim é distrito de Rödelsee. Até o ano de 1412 e encontrado em um documento de 1220, o local era chamado de Stockhiem. Muitos deduzem que é pela ação de - o local para limpar a terra. Como existia muitos locais para isto, logo recebeu o nome de um sapo local - Stockheim, talvez para diferenciar de outros lugares que também tinham que "limpar a terra". Finalmente recebeu o nome de Fröshtockheim.
Desde 1531, os senhores do Crailsheim residiam em Fröshtockheim. O Schloss foi terminado entre o século XVI e século  XVII.
Trigal













A iluminação pública do caminho é à energia solar


Um ponto vermelho no trigal - semeado pelo vento


Equipamentos urbanos simples, sempre presentes bem conservados e em ordem

A vila

O sótão - geralmente depósito dos grãos. Detalhes para dos sensos na parede




Sem esgoto...

Com flores e sem cheiro ruim





Igreja Luterana de Fröshtockheim - St. Lawrence
Igreja Luterana St. Lawrence

É sabido que desde 1330, Fröshtockheim teve sua própria paróquia. Não se sabe ao certo se era um templo. Foi descoberto afrescos no interior da igreja, com indícios que sejam do início do século XV. Provavelmente, os afrescos foram pintados de branco, durante reformas posteriores.
Deferentemente da maioria das igrejas da Alemanha, sua torre está localizada na parte posterior da edificação.
Na frente da igreja, a presença de uma casa feita com pedras aparentes.
Interior da igreja, com destaque para as janelas góticas - localizadas sob a torre, localizada aos fundos do ambiente - e onde está localizado o altar - o ábside


Detalhes de "mão francesa" - encaixes de madeira





Detalhes - Acesso principal da igreja e órgão






Residência Crailsheim - parte é habitado. Não está em bom estado de conservação




Sapo


Detalhes, material e acabamento - equipamento público. Pontilhão
 sobre um pequeníssimo ribeirão
Detalhes, material e acabamento - equipamento público. Pontilhão  sobre um pequeníssimo ribeirão sem poluição



Caminho para Rödelsee - aos fundos - Schwanberg




O ponto vermelho no trigal

Encontros na cidade







A Igrela luterana com andaimes de reforma e Rathaus - Prefeitura de Rödelsee


Casa de madeira - usando tábuas e "mata-junta".

A frente  da Prefeitura - Rathaus
 Almoço





 Na sequência - Roteiro Alemanha 2016 - após o almoço - uma volta na cidade murada de Iphofen.

Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - 
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - 
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha 
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - 
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados 
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados
  32. Caminho para Unterfranken - Rödelsee
  33. Chegada e 1° Dia em Rödelsee

-------------------------------------
Bairro de Itoupavazinha - Ano 2003


 Bairro de Itoupavazinha - Ano 2016


 Bairro Jardim Blumenau - Ano 2003















Bairro Jardim Blumenau - Ano 2016







Nenhum comentário:

Postar um comentário