segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Reler - Proclamação da República do Brasil - Golpe Militar no Governo Imperial brasileiro



Para reler sobre mais uma das farsas históricas do Brasil - Proclamação da República - com direito a feriado nacional até hoje.
Pouco se é divulgado sobre a verdadeira história que envolve a proclamação da república no Brasil. Criou-se uma versão - principalmente nas escolas - onde se esconde os verdadeiros motivos deste Golpe Militar.
Alguns pontos para reflexão, análise e pesquisa: 
  • A república não era a favor da abolição; Desde a independência do Brasil se discutia sobre a abolição da escravatura e todos os Imperadores do Brasil eram contrários à escravidão. As oligarquias cafeicultoras eram contra a abolição e se esta fosse proclamada junto com a Independência, a monarquia seria extinguida pelas forças oligárquicas. Ao contrário disso, os republicanos não assumiam um postura com relação a este assunto. A Lei Áurea (lei que declara todos os escravos livres no Brasil) foi o “trunfo” usado pelos militares para conseguir o apoio dos “Coronéis do Café” e derrubar o sistema monárquico.
  • A proclamação da república não foi uma manifestação do povo. No dia 15 de novembro quando um pelotão comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. O povo que estavam nas ruas, um pequeno número, não sabiam o que acontecia diante da parada militar - acreditavam sim, tratar-se de uma parada militar.
  • A proclamação foi um golpe de estado; ao contrário do que aconteceu na França, Estados Unidos e outras nações do mundo, a queda da monarquia no Brasil não significou liberdade e muito menos teve o apoio da população. O Brasil de 1889 era uma nação economicamente estável e com uma liberdade de expressão que espantava até os mais liberais. O povo brasileiro da segunda metade do século XIX tinha o Imperador D.Pedro II como o Pai da Pátria e era querido por todos os cantos do Brasil. Principal motivo que fez o Marechal Deodoro tirar a família imperial do Brasil rumo ao exílio na madrugada, como também escondeu a morte de D.Pedro II - anos depois. 
  • Com isto iniciou nossa realidade do tempo presente. Os cargos foram retalhados entre todos os amigos do novo governo aptos ou não às pastas recebidas e a inflação subiu vertiginosamente nas primeiras décadas da república como também o salário do Presidente era muito mais alto do que o salário do Imperador e a liberdade de expressão era muito mais baixa que na monarquia - perseguições políticas. Surgia a "Democracia" conhecidas nos dias atuais.
  • A proclamação da república no Brasil serviu para acalmar ira e a vaidade dos militares que tinham cada vez menos espaço no governo mas em nada favoreceu no crescimento do Brasil além de impedir a reforma agrária que a Princesa Isabel proporia ao primeiro ministro após a abolição da escravatura. 

Para ler mais - clique sobre a fotografia





Nenhum comentário:

Postar um comentário