sábado, 4 de fevereiro de 2017

Hercílio Stahnke - História

Resgatando um registro para a história. Sr. Hercílio Stahnke tem mais de 95 anos. Infelizmente não temos mais notícias desse coralista do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Resgatamos essa publicação que fizemos no Blog do C.C. 25 de Julho no dia 17 de setembro de 2011, quando o nobre coralista comemorava seu 90º aniversário junto de seus amigos do coro e família.
sábado, 17 de setembro de 2011

Aniversário do Sr. Hercílio Stahnke - Comemorações

Ontem estivemos no C.C. 25 de Julho, por volta das 21:30h e tinha muita música no grande salão do centro cultural.



O Liederkranz ensaia as canções que cantarão em quatro noites da Oktoberfest 2011. Foi impossível, não notar  a  presença do aniversariante da semana, logo na primeira cadeira à direita, na primeira mesa, Sr. Hercílio Stahnke. Também, não notar, na “platéia”,  a presença de seus familiares. Estavam presentes os três filhos do Sr. Hercílio, noras e netos, acompanhando com alegria as melodias folclóricas.

No final do ensaio, o Liederkranz iniciou a homenagem ao Sr. Stahnke, enquanto seu amigo de muitos anos e colega de Coro, Sr. Oswin Reintenbach, já se encontrava no "galpão" preparando o churrasco  para celebrar o aniversário entre os amigos.

Para conhecermos um pouco mais sobre o Sr. Hercílio Stahnke.

Juntando alguns pontos esparsos, concluímos que é bem provável que Sr. Stahnke estivesse na fotografia que postamos ontem e está publicada hoje no Jornal Santa Catarina. Trata-se da primeira formação, após o resgate do Liederkranz, em 1962. Tomamos conhecimento na noite de ontem, que o menino da foto que olha para trás é o filho do meio, Sr. Valdir Stahnke. Toda a família estava presente nesta ocasião, natal do C.C. 25 de Julho, em 1962.
 O Sr. Hercílio Stahnke nasceu no dia 15 de setembro de 1921 na comunidade de Warnow, cidade vizinha de Indaial. A mesma localidade, aonde chegava o trem, em 1909, quando foi inaugurado seu primeiro trecho ferroviário da EFSC.

Estação Ferroviária de Indaial
 Sr. Stahnke disse que andou muito de trem, no trecho entre Blumenau e Warnow. Tanto que, com 18 anos, resolveu se mudar para Blumenau. Nesta época, morava no antigo Hotel Seifert, aonde, foi construído, mais tarde, o Ed. Catarinense. Sr. Stahnke trabalhou por quatro anos na Alfaiataria Kellermann, até possuir sua própria alfaiataria, conhecida por Alfaiataria Tupy, localizada em frente, onde hoje está o Banco do Brasil. Trabalhou como alfaiate até a aproximadamente a idade de 70 anos.
Sr. Stahnke se casou com a Sra. Gerda (Baumann), também de Warnow. Quando se mudou para Blumenau, eram namorados. Que bom que existia o trem!
Ele nos contou, de maneira informal, que já tinha interesse na moça e era correspondido, quando os dois ainda estavam na escola. Geralmente quando tinha dança na escola ou na comunidade, a jovem Gerda era sua companheira de dança. Além de cantar, o Sr. Hercílio gosta de dançar.
O casal, Hercílio e Gerda, teve três filhos: Sr. Ramiro Stahnke; Sr. Valdir Stahnke e Sr. Frederico Stahnke –Fred. Os filhos lhe deram 5 netos e os netos, 2 bisnetos. Sr. Hercílio, atualmente é viúvo.
Os três filhos: Sr. Ramiro, Sr. Valdir (Da foto histórica de 1962)  e o Sr. Frederico







Após o ensaio, as homenagens prosseguiram no Galpão do C.C. 25 de Julho, onde Sr. Oswin preparava o churrasco. Após o jantar, muita música e cantoria.



Amigo de longa data presente










Para quem não conhece, o Sr. Hercílio estará com seus amigos do Liederkranz na Oktoberfest 2011, cantando músicas folclóricas germânicas, para a alegria dos presentes.





Ein Prosit.






4 comentários:

  1. Olá Angelina... o Sr. Hercílio é avô da minha esposa e está morando com seu filho aqui em Blumenau e estará completando 98 anos no próximo dia 15/09.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maurício. Sr Hercílio é meu amigo e coralista do Coro Masculino onde Roberto Wittmann também é coralista. Nos encontro dos cantores ele sempre nos encanta com sua presença amiga.
      Abraços.

      Excluir
  2. Ele era um baita alfaiate, prova disso é o traje "black tie" antigo que possuo, feito por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer um registro fotográfico seu trajando este "Black tie" e o Senhor Hercílio. Será uma postagem maravilhosa. Deixemos este momento de COVID 19 passar. Abraço grande....

      Excluir